Leicester City – Liverpool (Premier League)
A prenda mais desejada em dia de “Boxing Day” é “desembrulhada” no King Power Stadium com a realização do embate entre Leicester e Liverpool, nada mais nada menos que segundo e primeiro colocados da Premier League. Os “foxes” estão a protagonizar uma grande temporada e querem derrotar os recém consagrados campeões do mundo de clubes.
O Leicester, o mais romântico dos campeões ingleses dos últimos anos, está novamente a protagonizar uma grande época. Alguns dos protagonistas, com Jamie Vardy à cabeça, até são os mesmos, mas desta feita, o título parece ser mesmo um sonho impossível para os “foxes” atendendo à qualidade da concorrência. Cinco dias depois da derrota no Etihad frente ao campeão em título Manchester City, o Leicester recebe o Liverpool, adversário que já defrontou em Anfield na atual temporada com derrota por duas bolas a uma.
Após uma sequência de nove triunfos consecutivos na Premier League, série admirável ainda para mais numa realidade competitiva como a do campeonato inglês, o Leicester não venceu os últimos dois jogos que disputou para a prova, ao empatar na receção ao Norwich (1-1) e perder no Etihad (3-1). O atual ciclo é muito duro, mas o Leicester quer “agarrar-se” aos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões do próximo ano. A ótima temporada dos pupilos de Brendan Rodgers já terá levado a um ajuste dos objetivos (pela positiva) e a derrota no Etihad foi a primeira desde outubro. De resto, os “foxes” perderam apenas três jogos esta época, sendo que dois deles foram em Anfield e no Etihad. As dificuldades causadas em ambas as ocasiões são ilustrativas daquilo que este Leicester é capaz de fazer e os “Reds” não vão ter tarefa fácil para triunfar no King Power, até porque ninguém conseguiu vencer no “cofre forte” do Leicester até então.
Onze Provável: Schmeichel, Ricardo Pereira, Evans, Soyuncu, Chillwell, Ndidi, Tielemans, Maddison, Pérez, Barnes, Vardy
O Liverpool está de regresso a Inglaterra com o escudo de campeão do mundo ao peito. Jurgen Klopp é já um imortal para a famosa “Kop” do Liverpool, mas falta conquistar a tão ambicionada Premier League que foge há demasiado tempo aos homens de Anfield. Neste momento, por muito estranho que isso possa parecer para a maioria dos grandes emblemas do mundo, a prioridade dos “Reds” é claramente vencer a Premier League em detrimento da Liga dos Campeões e não comprometerá o sucesso interno em função da prova europeia. A margem é de dez pontos e em relação ao segundo colocado Leicester (e com um jogo a menos), conjunto que está longe de possuir os mesmos argumentos, mas o Liverpool sabe que não pode facilitar e continuará a encarar todos os jogos com a maior das seriedades e em busca dos três pontos.
No Mundial de Clubes, no Qatar, o Liverpool passou pelo Monterrey já em período de compensação num encontro em que Klopp efetuou algumas alterações, derrotando posteriormente o Flamengo de Jorge Jesus no prolongamento. Os “Reds” não estiveram ao seu melhor nível, é certo, mas o contexto de final, aliado ao estilo diferente e até algo desconhecido do adversário, são factores que devem ser considerados. Note-se que o Liverpool segue invicto na Premier League e só não triunfou na visita a Old Trafford para enfrentar o United.
Oxlade Chamberlain, Clybe, Matip, Fabinho e Lovren continuam de fora por lesão. Wijnaldum está em duvida para este encontro.
Onze Provável: Alisson, Arnold, Gomez, Van Dijk, Robertson, Henderson, Milner, Keita, Salah, Mané, Firmino
Há valor na odd que contempla uma vitória do Liverpool, conjunto muito motivado na sequência da conquista do Mundial de Clubes.