Lazio – Inter de Milão (Serie A)
No Estádio Olímpico de Roma decide-se o último participante italiano na próxima edição da Liga dos Campeões. A diferença entre quarto e quinto lugar é a competição europeia de elite ou a outra. Um jogo que pode ter implicações radicais no planeamento da próxima temporada. As contas, por alto, falam numa perda de quarenta milhões de euros para quem vir as ambições frustradas.
A Lazio parte com vantagem de três pontos. A formação romana soma setenta e dois pontos, ao fim da trigésima sétima jornada, que lhe dá, de momento, o quarto posto na tabela classificativa da Serie A. Basta um empate para os Biancocelesti selarem o passaporte.
A equipa de Simone Inzaghi empatou as duas últimas jornadas da Liga Italiana. Primeiro em casa com a Atalanta (1-1) e no fim de semana passado cedeu pontos novamente, na deslocação ao terreno do Crotone (2-2). Não por acaso, duas equipas que têm também as suas lutas próprias para não deixar escapar os objetivos da temporada. Já se sabe, é muito complicado chegar sob pressão a esta fase da temporada. Nos dois extremos da tabela há equipas desesperadas para pontuar.
Segundo as contas feitas por alto, a diferença entre jogar a Liga dos Campeões e a Liga Europa são quarenta milhões de euros, para as duas equipas que estão a discutir o quarto lugar na Serie A. Quinze mil vêm diretamente com a fase de grupos, os restantes são cálculos efetuados aos potenciais patrocínios, direitos de transmissão e prémios de jogo. São valores que alteram radicalmente a capacidade de investimento destes emblemas para as próximas épocas. É a diferença entre ter que vender os melhores jogadores para rentabilizar e ter que reconstruir de forma mais modesta. Ou poder ir ao mercado buscar reforços para lutar com a elite do futebol europeu.
No domingo, Inzaghi tem apenas três elementos em dúvida, com limitações menores, mas são jogadores que farão muita falta se não estiverem disponíveis: Ciro Immobile, Marco Parolo e Luis Alberto.
Onze Provável: Strakosha – Luis Felipe, Bastos, Radu – Marusic, Parolo, Leiva, Lulic – Anderson, Immobile, Milinkovic-Savic.
No sábado passado o Inter de Milão perdeu na receção ao Sassuolo (1-2) e parecia ser o ponto final no sonho da Liga dos Campeões. Felizmente para Luciano Spalletti e seus pupilos, o Crotone de Zenga roubou pontos à Lazio (2-2) mantendo a porta do quarto lugar ainda entreaberta.
Os Nerazzurri são quintos classificados, mas estão a três pontos da última vaga da Liga Milionária, e neste domingo vão a casa do concorrente direto. Não há meio-termo: o Inter só será feliz se vencer este encontro. Menos que isso e restará apenas a Liga Europa, que vai sempre saber a fraco prémio de consolação.
Podemos dizer que o Inter de Spalletti se destacou pela irregularidade esta temporada. Duas derrotas nas últimas três jornadas, ambas no Giuseppe Meazza, primeiro com a Juve (2-3) e depois com o Sassuolo (1-2), vieram dificultar e muito esse objetivo de chegar ao quarto lugar. E se na receção à Vecchia Signora o resultado é mais compreensível, estar a perder por dois frente a uma adversário do meio da tabela, nesta altura do tudo ou nada do campeonato, já custa a entender. O golo de Rafinha, que reduziu a vantagem dos visitantes, só aconteceu a dez minutos do fim.
Spalletti não tem limitações na hora de definir o onze.
Onze Provável: Handanovic – Cancelo, Miranda, Skriniar, D’Ambrosio – Vecino, Brozovic – Candreva, Rafinha, Perisic – Icardi.
Internazionale | 0-0 | Lazio |
Serie A 2017/18
|
Lazio | 1-3 | Internazionale |
Serie A 2016/17
|
Internazionale | 1-2 | Lazio |
Taça de Itália 16/17
|
Internazionale | 3-0 | Lazio |
Serie A 2016/17
|
Inter e Lazio empataram sem golos no Giuseppe Meazza em dezembro passado.
Neste jogo decisivo também está a causa o prémio de melhor marcador da Serie A: Ciro Immobilie segue na frente, com vinte e nove golos, mas Mauro Icardi está logo atrás, com um a menos. A não ser que Paulo Dybala (vinte e dois) faça mais de sete golos ao Hellas Verona, a decisão será feita no relvado do Estádio Olímpico.