Las Palmas – Atlético de Madrid (Taça do Rei)
Em Espanha, o calendário futebolístico de 2017 começa com a disputa dos oitavos-de-final da Copa del Rey. O Atlético de Madrid desloca-se às Canárias para defrontar o Las Palmas na primeira mão da eliminatória, adversário que enfrentou na última jornada da Liga BBVA disputada em 2016.
O Las Palmas inicia 2017 na sua zona de conforto, o estádio Gran Canaria. Invicto ao cabo de nove jogos caseiros na temporada 2016/17, o conjunto insular quer contrariar o favoritismo do Atlético de Madrid nesta eliminatória e sabe o quão importante será garantir um resultado positivo neste encontro para depois tentar “sobreviver” no Vicente Calderón. Em casa, as provas de força dadas por esta equipa do Las Palmas têm-se sucedido e há dois encontros (que por acaso não redundaram em vitórias) que nos merecem destaque, nomedamente os empates frente ao Real Madrid (2-2) e ao Celta de Vigo (igualdade a três depois de ter estado em desvantagem por 0-3). No último jogo oficial de 2016, o Las Palmas bateu o Huesca por duas bolas a uma na segunda mão da 4ª ronda da Copa del Rey (depois de um empate a uma bola fora de portas) e assegurou o direito a estar nos “oitavos”. Ao contrário do que aconteceu nesse desafio com o Huesca – Mateo García (argentino) foi o único estrangeiro no onze do Las Palmas -, Quique Setién levará a jogo o onze mais forte que tiver à sua disposição. A equipa das Canárias apresenta números interessantes no ataque e a jogar em casa só ficou em branco uma vez na atual temporada. Do ponto de vista defensivo, registou três “cleansheets”: Málaga (1-0), Espanyol (0-0) e Eibar (1-0).
Onze Provável: Javi Varas, Michel Macedo, David García, Pedro Bigas, Hélder Lopes, Vicente Gómez, Jonathan Viera, Roque Mesa, Momo Figueroa, Pedro Tana, Marki Livaja
Embora esteja parado a título oficial desde o dia 20 de dezembro, o Atlético de Madrid aproveitou a pausa natalícia para se deslocar ao Médio Oriente e disputar uma partida de exibição frente à seleção da Arábia Saudita. Os “Colchoneros” regressaram à capital espanhola no penúltimo dia do ano e, sete horas depois de aterrarem, apresentarem-se ao trabalho em Majadahonda para preparar o duelo com o Las Palmas. Favorito à entrada para esta eliminatória, o Atlético tem a seu favor o facto de poder disputar a decisão no Vicente Calderón, mas tal facto não altera a postura da equipa na hora de abordar esta visita ao Gran Canaria, numa eliminatória que será disputada num espaço de uma semana. Depois de ter deixado para trás o modesto Guijuelo por um resultado agregado de dez bolas a uma, o Atlético de Madrid prepara-se para encarar um adversário mais capacitado e traiçoeiro, numa eliminatória que se adivinha equilibarada. De resto, no último encontro que disputou para a Liga BBVA em 2016, o Atlético recebeu e venceu o Las Palmas por uma bola a zero, resultado escasso que no entanto permitiu regressar aos sucessos depois de três jogos sem conquistar três pontos de uma só vez.
Jan Oblak, Tiago e Augusto Fernández são as únicas baixas na equipa treinada por Diego Simeone para este desafio.
Onze Provável: Moyà, Vrsaljko, Godín, Savic, Lucas Hernández, Koke, Saúl Ñiguez, Gavi, Antoine Griezmann, Kevin Gameiro, Ferreira-Carrasco
O encontro mais recente entre as duas equipas, disputado a 17 de dezembro, terminou com uma vitória do Atlético por um golo sem resposta. Os “Colchoneros” venceram os últimos três encontros diante do Las Palmas, marcaram cinco golos e não sofreram nenhum nesta sequência, mas os embates surgiram sempre em contexto de campeonato. Na primeira mão de uma eliminatória de Taça do Rei em casa, o Las Palmas está obrigado a chegar-se à frente para tentar fazer mossa. O nulo deixaria tudo em aberto, mas 90 minutos no Calderón podem tornar-se muito longos e o Las Palmas sabe isso.