Ucrânia – Alemanha (Liga das Nações)
No regresso ao ativo da Liga das Nações da UEFA, após a realização de jogos amigáveis e do “play-off” de acesso ao Euro 2020, as seleções da Ucrânia e da Alemanha têm encontro marcado para o final da tarde do próximo sábado, na cidade de Kiev, no NSC Olimpiyskiy Stadium. Ambas competem no Grupo 4 da divisão A da Liga das Nações, onde têm estado aquém das expectativas, apesar de, naturalmente, ser a seleção comandada por Joachim Löw a que maiores responsabilidades tem imputadas. Ucranianos e alemães procurarão regressar nesta partida aos triunfos, depois de uma série de resultados muito pouco fáceis de digerir.
Análise Ucrânia
Na sequência de uma ótima campanha na fase de qualificação para a fase final da próxima edição do Campeonato da Europa, onde até terminou à frente de Portugal, a seleção da Ucrânia não tem conseguido manter o bom nível competitivo demonstrado anteriormente. Concluídas as duas primeiras jornadas da nova edição da Liga das Nações, os pupilos do selecionador Andrey Shevchenko somam três pontos e ocupam o 2.º lugar da classificação geral do Grupo 4 (escalão A), a um ponto de distância da Espanha e com um ponto de vantagem para a Alemanha e dois para a Suíça. Em duas partidas, o registo da seleção do Leste Europeu é de uma vitória, zero empates, uma derrota, dois golos marcados e cinco golos sofridos.
Na estreia na Liga das Nações, a Ucrânia até arrancou com o pé direito, ao vencer, há pouco mais de um mês atrás, a seleção da Suíça, em casa, por 2-1. Seguiu-se uma goleada sofrida na visita à Espanha, por 4-0, na 2.ª jornada. Na última quarta-feira, a equipa de Shevchenko realizou um jogo de preparação frente à atual campeã mundial França, em Paris, e pior resultado não poderia ter averbado num jogo onde o selecionador ucraniano promoveu várias alterações à equipa habitualmente titular. O resultado de 7-1 expressa bem a superioridade gaulesa no particular que a Ucrânia pretende esquecer rapidamente.
Onze provável: Bushchan – Karavaev, Plastun, Mykolenko, Mykhaylichenko – Kharatin, Sydorchuk – Yarmolenko, Malinovskiy, Tsygankov – Yaremchuk
Análise Alemanha
Habitualmente cotada como uma das nações futebolisticamente mais poderosas do cenário mundial, a Alemanha tem tido alguma dificuldade em corresponder às grandes expectativas que sobre si recaem. À entrada para a 3.ª jornada da fase de grupos da Liga das Nações, a seleção tecnicamente comandada por Joachim Löw ocupa apenas o 3.º lugar da tabela classificativa do Grupo 4 da Liga A, com dois pontos somados, que deixam a ‘Mannschaft’ a dois pontos da liderança da Espanha, a um ponto da Ucrânia e com apenas um ponto de vantagem para a Suíça. Em duas partidas, o saldo germânico é de zero vitórias, dois empates, zero derrotas, dois golos marcados e dois golos sofridos.
Nas duas primeiras jornadas da nova edição de 2020/21 da Liga das Nações, onde a Alemanha não conseguiu chegar à “final four” na edição de estreia, os germânicos não conseguiram melhor do que somar dois empates, primeiro na receção à Espanha (1-1), com golo sofrido em cima do apito final, e depois na visita à Suíça (1-1), onde, em termos exibicionais, a Alemanha tornou a ficar aquém das expectativas. Na última quarta-feira, a equipa de Löw realizou um jogo de preparação para os próximos compromissos oficiais, tendo somado nova igualdade, desta feita em casa e frente à Turquia, a 3-3.
Onze provável: Neuer – Can, Süle, Rudiger – Klostermann, Kroos, Kimmich, Gosens – Draxler – Sané, Werner
Dica de Prognóstico
Está tudo em aberto nas contas deste Grupo 4 da Liga A, em relação ao apuramento para a “final four”, conquistado apenas pelo vencedor do grupo. Depois de três empates consecutivos que defraudaram as expectativas dos adeptos alemães, a Seleção Germânica procurará aqui voltar aos triunfos, até para poder recuperar o terreno perdido nas duas primeiras rondas da Liga das Nações. A Ucrânia, em casa, promete vir a dar tudo para reagir à histórica goleada sofrida no particular frente à França, pelo que se espera um jogo bem disputado, onde as duas seleções possam vir a causar mossa ao adversário, sobretudo através de transições, onde Ucrânia e Alemanha têm muita qualidade. O empate não satisfará ninguém, pelo que a melhor solução de aposta será mesmo o investimento no mercado de mais de 2,5 golos, cotado a 1.45 na Betclic.