Southampton – West Bromwich (Premier League)
Separados por apenas um ponto na pauta classificativa, Southampton e West Bromwich Albion defrontam-se no último dia do ano. No St Mary’s, os “Saints” querem manter a vantagem que possuem em relação aos comandados de Tony Pulis.
O jornada 18 da Premier League, marcada pela realização do tradicional “Boxing Day”, terminou com um encontro entre Southampton e Tottenham no St Mary’s. A noite até começou de feição para os donos da casa que marcaram logos aos dois minutos por intermédio de Virgil van Dijk, mas definitivamente não era a noite dos “Saints”, que contaram com os internacionais portugueses Cédric Soares e José Fonte. O Southampton até esteve melhor na primeira parte (as equipas que recolheram aos balneários empatadas a um golo) e poderia ter marcado mais que uma vez, mas o início da etapa complementar foi fatal: Harry Kane fez o 1-2 e, minutos depois, Nathan Redmond foi expulso, hipotecando seriamente a posição do Southampton na partida. Os “Spurs” construíram uma goleada por quatro bolas a uma que camufla as dificuldades que passaram. O Southampton, por sua vez, averbou a segunda derrota caseira da temporada e novamente diante de uma equipa londrina, isto depois de já ter perdido com o Chelsea (0-2). A derrota com o Tottenham pôs fim a uma série de três jogos sem perder para a Premier League que incluiu duas vitórias frente ao Middlesbrough (1-0) e ao Bournemouth (1-3) e um empate sem golos em Stoke-on-Trent. O Southampton de Claude Puel é uma equipa interessante e, embora aparentemente desprovido de capacidade para repetir o acesso europeu alcançado na época passada, tem tudo para dar continuidade ao bom campeonato que tem vindo a realizar. Na 8ª posição com 24 pontos, os “Saints” têm condições para terminar nos 10 primeiros.
O Southampton entrou em campo pela última vez no dia 28 e poderá acusar algum cansaço nesta receção ao West Bromwich Albion. Além de Nathan Redmond, castigado, Charlie Austin, Jake Hesketh, Matt Targett e Jérémy Pied também não podem ir a jogo por lesão.
Onze Provável: Forster, Cédric, José Fonte, van Dijk, Bertrand, Oriol, Hojbjerg, Davis, Tadic, Boufal, Long
A resistência do West Bromwich Albion na visita ao Emirates durou 86 minutos, altura em que Olivier Giroud fez o marcador mexer pela primeira (e única) vez no jogo para oferecer o triunfo ao Arsenal. Treinado pelo galês Tony Pulis, o estilo de jogo dos “Baggies” dispensa apresentações. O West Brom é uma equipa agressiva, compacta a defender, que joga com as linhas próximas e não tem medo de assumir uma postura marcadamente defensiva quando defronta um adversário teoricamente mais forte, à imagem do que aconteceu no Emirates, embora sem grande sucesso dado que perdeu os jogos que disputou com os “grandes” Liverpool (2-1), Manchester City (0-4), Chelsea (1-0), Manchester United (0-2) e Arsemal (1-0). No mano a mano com adversários que estão num pedestal idêntico, o West Brom tem alcançado bons resultados, tal como demonstram os sucessos alcançados neste mesmo mês de dezembro em encontro frente a equipas como o Watford (3-1) e o Swansea (3-1).
O West Brom tem conseguido destacar-se sobretudo pelos resultados que acumula, mas é uma equipa que vende cara a derrota quando atua fora de portas. Perdeu pelas margem miníma nas duas últimas deslocações – ambas a Londres para defrontar Chelsea e Arsenal – mas conseguiu vencer em Selhurst Park logo na primeira jornada (0-1), bateu o Leicester (1-2) em novembro e empatou nos terrenos de Stoke City (1-1), Sunderland (1-1) e Hull City (1-1). Embora Tony Pulis se prepare para repetir o onze que atuou no Emirates, a equipa adoptará uma postura diferente neste encontro, procurando discutir mais o jogo e atuando com o bloco mais subido.
Onze Provável: Foster, Dawson, McAuley, Evans, Nyom, Flecther, Yacob, Chadli, Brunt, Phillips, Rondón
Nos últimos cinco jogos entre as duas equipas, o West Bromwich só marcou um golo, suficiente para derrotar o Southampton na 27ª jornada da Premier League 2014/15. No ano passado, depois de um empate sem golos no The Hawthorns, o Southampton venceu por três bolas a zero em casa.