RB Leipzig – Union Berlin (Bundesliga)
Na próxima quarta-feira, a 17.ª jornada da Bundesliga alemã irá colocar frente a frente as equipas do RB Leipzig e do Union Berlin, que estão separadas por apenas quatro pontos para efeitos classificativos, num jogo agendado para a Red Bull Arena, em Leipzig, a começar ao início da noite. A formação liderada pelo técnico Julian Nagelsmann vai a jogo depois de ter tropeçado duas vezes consecutivas na luta pela aproximação à liderança do Bayern e pretende, naturalmente, voltar a ganhar. Do outro lado, estará o conjunto comandado por Urs Fischer, que tem feito um trabalho magnífico com a equipa da capital germânica e que dificilmente poderia chegar com os níveis de motivação mais elevados.
Análise RB Leipzig
A equipa do RB Leipzig entrou nesta edição da Bundesliga como uma das principais candidatas a poder destronar o Bayern, mas tem demonstrado alguma dificuldade para manter uma perseguição firme e feroz ao campeão em título. À entrada para a 17.ª ronda, a formação orientada por Julian Nagelsmann ocupa o 2.º lugar na tabela classificativa, com saldo de 32 pontos, mais três que o Bayer Leverkusen e quatro de atraso para a liderança do Bayern. Em 16 partidas, o Leipzig somou um total de nove vitórias, cinco empates e duas derrotas, com 28 golos marcados e 14 golos sofridos.
No passado fim-de-semana, o RB Leipzig voltou a tropeçar, pela primeira vez na época de forma consecutiva. Depois de ter saído derrotado do confronto, realizado em sua casa, frente ao Borussia Dortmund (1-3), o conjunto de Nagelsmann voltou a perder pontos, desta feita na visita ao terreno do Wolfsburg, onde empatou a duas bolas, num jogo onde inaugurou o marcador bem cedo (Mukiele, 5’), permitiu a reviravolta ainda antes do intervalo e, no segundo tempo, não conseguiu melhor do que apenas restabelecer a igualdade.
Onze provável: Gulácsi – Klostermann, Orban, Upamecano – Mukiele, Kampl, Sabitzer, Angeliño – Olmo, Nkunku – Forsberg
Análise Union Berlin
A equipa do Union Berlin tem sido a grande sensação desta edição do campeonato alemão até ao momento, como demonstra o facto de, 16 jornadas depois do arranque da Bundesliga, ocupar a 5.ª posição da tabela classificativa, com saldo de 28 pontos, mais dois que Wolfsburg e Eintracht Frankfurt e a apenas um de distância de Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund. Em 16 partidas, a formação comandada pelo treinador Urs Fischer somou um total de sete vitórias, sete empates e apenas duas derrotas, com 32 golos marcados e 20 golos sofridos.
Na passada sexta-feira, o Union Berlin chegou ao sexto jogo consecutivo sem perder para o campeonato (a equipa perdeu com o Paderborn, 2-3, na reta final de dezembro, mas a contar para a DFB Pokal), numa série notável, onde conseguiu roubar pontos a várias equipas de nomeada, como Bayern, Dortmund ou Wolfsburg. A sua vítima mais recente foi outro candidato à Europa, o Bayer Leverkusen, que saiu de Berlim vergado a uma derrota, por 1-0, na última jornada, com golo marcado pelo Union Berlin em cima do cair do pano.
Onze provável: Luthe – Trimmel, Friedrich, Knoche, Lenz – Andrich, Griesbeck, Prömel – Ingvartsen, Bülter – Awoniyi
Dica de Prognóstico
Num jogo onde a equipa do Leipzig terá obrigatoriamente de voltar a conquistar os três pontos, até para se manter ligada ao sonho do título, prevê-se uma entrada forte por parte do conjunto de Nagelsmann, ainda que o Union Berlin não deva remeter-se, em exclusivo, a uma postura expectante e demasiado preocupada em tapar os caminhos para a sua baliza. Com um contra-ataque bastante forte, o grupo de Urs Fischer deverá apresentar condições para tirar partido da instabilidade recente evidenciada pelo Leipzig em termos defensivos, prevendo-se, por isso, um jogo bem disputado, com natural supremacia da equipa da casa, mas várias oportunidades de golo no cômputo geral. Neste sentido, a melhor opção de investimento será no mercado de Mais de 2,5 golos, cotado a 1.65 na Bet.pt