PSG – Lorient (Ligue 1)
O relvado do Parc des Princes, na cidade de Paris, vai ser o palco do confronto entre as equipas do Paris Saint-Germain e do Lorient, marcado para o início da noite desta próxima quarta-feira, a propósito da realização da 15.ª jornada da Ligue 1. A formação liderada pelo alemão Thomas Tuchel não tem tido a campanha que perspetivava no início de temporada e vai a jogo poucos dias depois da derrota no “clássico” com o Lyon, que atirou os parisienses para fora da liderança da classificação do campeonato francês. Do outro lado, estará o conjunto orientado por Christophe Pélissier, que olha para a fuga à despromoção como o seu grande objetivo de época, numa altura em que ocupa o primeiro lugar fora da zona de descida, ainda que com os mesmos pontos do Nîmes.
Análise PSG
O PSG entrou nesta edição da Ligue 1, tal como de costume, como o principal favorito a suceder-se a si próprio na luta pelo título de campeão nacional francês, mas a verdade é que a equipa de Thomas Tuchel não tem demonstrado o domínio inquestionável das últimas temporadas até esta fase. Em virtude disso, com 14 jogos realizados, o conjunto parisiense é 3.º classificado, com 28 pontos, menos um que Lille e Lyon. Em 14 partidas no ‘Championnat’, o PSG somou um total de nove vitórias, um empate e quatro derrotas, com 33 golos marcados e 10 golos sofridos.
Espelho perfeito da campanha intermitente da equipa do PSG nesta Ligue 1 é o facto de ter um registo com uma vitória, um empate e duas derrotas nas últimas quatro jornadas do campeonato francês, onde só triunfou na visita ao Montpellier (3-1), há duas rondas, tendo, de resto, empatado com o Bordeaux (2-2) e perdido frente ao AS Monaco (2-3) e ao Lyon (0-1), esta última derrota no passado domingo, onde Neymar se lesionou com aparente gravidade. A meio da última semana, o PSG confirmou o apuramento como líder do seu grupo na Liga dos Campeões, ao golear, por 5-1, o Istanbul Basaksehir.
Onze provável: Navas – Kehrer, Danilo, Kimpembe, Kurzawa – Herrera, Gueye, Rafinha – Di María, Kean, Mbappé
Análise Lorient
A equipa do Lorient é um das que se insere no lote de candidatos à luta pela manutenção previsivelmente até às últimas jornadas da Ligue 1 e, para já, chega a esta 15.ª ronda depois de ter saído da zona de despromoção, ainda que tenha os mesmos 11 pontos do Nîmes nesta altura. O 17.º lugar que o conjunto liderado pelo técnico Christophe Pélissier ocupa de momento surge na sequência de uma campanha global com registo de três vitórias, dois empates e nove derrotas, onde foram 15 os golos marcados e 24 os golos sofridos.
No passado fim-de-semana, o Lorient conseguiu reagir energicamente à série de seis jogos consecutivos sem vencer, onde a equipa nem tinha marcado um único golo, com um saldo bastante negativo de um empate e cinco derrotas. Na receção ao Nîmes, que era dos primeiros fora da zona de descida da classificação, o Lorient venceu, por 3-0, num jogo que começou a ser decidido bem cedo, logo aos dois minutos, com golo de Boisgard, antes dos tentos apontados por Hamel (29’) e Wissa (90’). Além de voltar a ganhar sete jogos depois, o Lorient pôs termo a um ciclo com quatro derrotas seguidas, a última das quais no reduto do Angers (0-2).
Onze provável: Nardi – Delaplace, Gravillon, Morel, Goff – Chalobah, Abergel, Fee – Laurienté, Hamel, Wissa
Dica de Prognóstico
Pela diferença de qualidade técnico-tática entre as duas equipas, tanto no plano coletivo, como no individual, este deverá ser um jogo dominado em larga escala, do início ao fim, pela equipa do Paris Saint-Germain, perante um Lorient focado na sua organização defensiva, a tentar retardar ao máximo o golo dos campeões e a tentar sobreviver nesta visita ao Parc des Princes, onde fugir à goleada já seria uma prestação interessante. No entanto, a equipa de Pélissier tem vindo a demonstrar muitas dificuldades no plano defensivo e deverá ter dificuldade para impedir que o PSG, mesmo privado do contributo de uma das suas principais estrelas (Neymar, de fora por lesão), crie oportunidades de golo em número suficiente para vir a conseguir marcar por pelo menos três vezes. Isto numa partida onde se espera uma reação forte à derrota do último fim-de-semana. Neste sentido, perfila-se como uma opção interessante de investimento a aposta no mercado do PSG a marcar mais de 2,5 golos, cotado a 1.60 pela Betclic.