Olympiakos – Juventus (Liga dos Campeões)
À entrada para derradeira jornada do grupo D da Liga dos Campeões 2017/18, há duas certezas: o Barcelona já garantiu o acesso à próxima fase com estatuto de líder e o Olympiakos já não tem nenhuma hipótese de conseguir mais que o quarto e último posto da tabela. Na luta pelo segundo posto e consequente acesso seguem a Juventus e o Sporting, com os italianos a jogarem no Pireu.
A campanha europeia do Olympiakos nesta temporada 2017/18 termina esta terça-feira, no Pireu, perante os seus fervorosos adeptos. Num grupo com Barcelona, Juventus e Sporting, a realidade acabou por corresponder às expectativas e aquela que é a equipa teoricamente mais frágil do grupo não conseguiu mais que o quarto e último posto da tabela classificativa, sem que tenha apresentado grandes argumentos para a discussão do terceiro lugar e consequente acesso à Liga Europa.
A equipa ateniense trocou de treinador a meio desta fase de grupos e agora é orientada por Takis Lemonis, técnico que ainda assim não conseguiu dar a volta a situação, ficando para a posteridade o ponto conquistado na receção ao poderoso Barcelona graças a um empate sem golos. Atendendo ao atual cenário, é provável que o Olympiakos se apresente com uma ou outra alteração, embora a base da equipa se mantenha até porque este é um daqueles encontros que qualquer jogador quer disputar. Resta saber como se comportará esta equipa helénica sem grande pressão sobre si.
Diogo Figueiras, suspenso, é a única ausência para esta partida.
Onze Provável: Proto, Elabdellaoui, Botía, Engels, Koutris, Tachtsidis, Romao, Odjidja-Ofoe, Pardo, Carcela, Fourtounis
A Juventus chega a esta penúltima ronda em posição de acesso aos oitavos-de-final, uma vez que ocupa o segundo lugar do grupo D graças aos oito pontos conquistados nas cinco jornadas já disputadas. A hexacampeã italiana tem o Sporting “à perna” e, para prevenir uma surpresa, a “Vecchia Signora” pretende vencer na Grécia, resultado que garante o acesso sem ser necessário depender do desempenho do Sporting em Camp Nou – fazer o mesmo resultado que a equipa portuguesa na “Cidade Condal” permitirá seguir em frente.
Jogar na Grécia é sempre complicada, mas a Juve é superior e vai ter pela frente uma equipa que não luta por mais que a defesa da própria honra. Os primeiros meses da época juventina não têm sido fáceis, mas na última sexta-feira, os comandados de Allegri conquistaram uma vitória que pode muito bem ser o “click” na respetiva campanha, ao vencerem na deslocação ao San Paolo para enfrentar o (então) líder Nápoles, resultado que permitiu encurtar distâncias em relação ao primeiro posto.
Onze Provável: Sczesny, de Sciglio, Barzagli, Chiellini, Alex Sandro, Pjanic, Betancur, Dybala, Douglas Costa, Cuadrado, Mandzukic
A Juventus precisa de vencer para não depender de terceiros e é com essa predisposição que sobe ao relvado do Pireu. Perspetiva-se uma vitória da vice-campeã europeia, provavelmente por uma margem superior a um golo de diferença.