Nuremberga – Borussia Dortmund (Bundesliga)
A jornada 22 da Bundesliga 2018/19 começou com a vitória do Bayern de Munique no terreno do Augsburgo e termina com a visita do líder Borussia Dortmund ao reduto do “lanterna vermelha” Nuremberga.
O Nuremberga está numa situação muito delicada em termos classificativos e precisa de uma segunda volta de sonho para escapar à descida de divisão. No último posto da tabela com apenas 12 pontos conquistados em 21 jogos, o Nuremberga já está seis abaixo da linha de perigo, encontrando-se a três do Estugarda, emblema que está em zona de acesso ao “play-off” de subida/descida.
A equipa comandada por Michael Kollner não vence desde setembro, altura em que bateu o Fortuna Dusseldorf (3-0), numa série que já se prolonga há 17 jogos oficiais, com 12 desaires e cinco empates. Na última semana, para além de ter sido eliminado da Taça às mãos do Hamburgo (1-0), perdeu frente ao rival direto Hannover 96. A situação é delicada e o Nuermberga é por esta altura um dos mais fortes candidatos à relegação.
Para além de apresentar a terceira defesa mais batida do campeonato alemão, o Nuremberga possui o ataque menos concretizador com apenas 13 golos marcados em 21 desafios.
Dennis Lippert (lesionado) e Simon Rhein (suspenso) não vão defrontar o Borussia Dortmund.
Onze Provável: Mathenia, Valentini, Muhl, Ewerton, Leibold, Petrák, Behrens, Lowen, Misidjan, Pereira, Zrelák
O Borussia Dortmund tem aqui o desafio ideal para recuperar da fase menos boa que atravessa. O conjunto comandado por Lucien Favre não vence há quatro jogos oficiais e no mais recente perdeu com o Tottenham na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões por três bolas a zero, resultado que hipoteca seriamente as chances da equipa alemã no que toca ao acesso à fase seguinte da competição de clubes mais importante da Europa. Antes do encontro em Londres, o Borussia empatou frente a Eintracht Frankfurt (1-1), Werder Bremen (3-3) – acabou eliminado da Taça – e Hoffenheim (3-3) – após ter estado em vantagem por três golos.
Pressionado pela vitória do Bayern de Munique, o Borussia Dortmund está obrigado a vencer aqui, até porque o compromisso da próxima ronda diante do Bayer Leverkusen promete ser da mais elevada exigência. Em caso de vitória, o Borussia Dortmund voltará a gozar de uma vantagem de cinco pontos em relação ao campeão em título.
Piszczek, Akanji, Zagadou, Reus, Weigl e Alcácer estão todos em duvida para esta partida.
Onze Provável: Burki, Piszczek, Toprak, Diallo, Schmelzer, Delaney, Witsel, Philipp, Larsen, Guerreiro, Gotze
O Borussia Dortmund está ciente do quão importante será vencer este jogo e não há desculpas para falhar na deslocação ao reduto do “lanterna vermelha” Nuremberga, conjunto que não tem dado grandes indicações de que possa sair da atual situação.