Marseille – Metz (Ligue 1)
A equipa do Olympique de Marseille recebe, no próximo sábado, ao final da tarde, a visita da sua congénere do Metz, no Stade Vélodrome, em Marselha, num jogo referente à calendarização da 5.ª jornada da Ligue 1 francesa. A equipa de André Villas-Boas arrancou a todo o gás, mas chega a este jogo depois de duas partidas sem conseguir ganhar, pelo que procurará o primeiro triunfo caseiro e a aproximação aos lugares de topo da classificação. Já a equipa de Vincent Hognon não arrancou bem na Ligue 1, mas vai a jogo na sequência da primeira vitória na nova época, pelo que competirá moralizada, à procura de surpreender o favoritismo do conjunto da casa.
Análise Marseille
A equipa do Marseille conseguiu elevar o seu nível competitivo no campeonato francês aquando da última temporada, ao conseguir materializar o regresso à fase de grupos da Liga dos Campeões, beneficiando da boa campanha efetuada até à paralisação dos campeonatos, devido à pandemia. Na nova edição da Ligue 1, a equipa de André Villas-Boas ocupa a 7.ª posição da tabela classificativa ao fim de quatro jornadas, com registo de sete pontos, tal como o Monaco, fruto de duas vitórias, um empate e uma derrota, com cinco golos marcados e cinco golos sofridos.
À vitória sofrida na estreia no terreno do Brest (3-2), o Marseille respondeu com um triunfo tão saboroso quanto histórico, por ter quebrado uma longa sequência de jejum de vitórias no “clássico” contra o poderoso PSG (1-0). Apesar da boa entrada, com seis pontos em dois jogos, o Marseille só somou um dos últimos seis possíveis, no empate da última jornada frente ao Lille (1-1), num jogo em que Germain até salvou a equipa da derrota, ao marcar o golo do empate já a caminho do fim. Na ronda anterior, o Marseille havia sido surpreendido pelo Saint-Étienne, com quem perdeu, no Vélodrome, por 0-2.
Fora das opções de Villas-Boas, a cumprir suspensão, estará Jordan Amavi, além de permanecer em dúvida a utilização de Yohann Pelé.
Onze Provável: Mandanda – Sakai, González, Caleta-Car, Nagatomo – Rongier, Kamara, Sanson – Thauvin, Benedetto, Payet
Análise Metz
A equipa do Metz cumpre a segunda presença consecutiva no principal escalão do futebol francês, onde pretende manter-se para a próxima temporada. No último ano, a equipa orientada por Vincent Hognon até estava a realizar um trajeto relativamente consistente até à paragem. Na presente edição da Ligue 1, o Metz figura no 17.º lugar do quadro classificativo, o primeiro acima da zona de despromoção, com os mesmos três pontos do Lorient e do Strasbourg. Em quatro jornadas, a equipa soma registo de uma vitória, zero empates e três derrotas, com dois golos marcados e quatro golos sofridos.
A primeira vitória da época 2020/21, em termos oficiais (já que, na pré-temporada, o Metz conseguiu levar de vencida vários adversários), teve lugar no passado domingo, com o triunfo na receção ao Stade de Reims (2-1), que havia competido na Liga Europa dias antes. Para tal, o Metz beneficiou de estar em vantagem numérica desde o minuto 50, com o herói da partida Niane a surgir ao minuto 88, com o golo do triunfo. Para trás, ficaram as derrotas averbadas perante Monaco (0-1), Lille (1-0) e PSG (1-0).
Entre as principais baixas para o técnico Hognon estará o suspenso Vincent Pajot, bem como os lesionados Manuel Cabit e Kevin N’Doram.
Onze Provável: Oukidja – Centonze, Bronn, Boye, Udol – Maïga, Angban, Tchimbembe – Boulaya, Niane, Nguette
Dica de Prognóstico
Depois de duas partidas sem vencer, nem convencer, a equipa do Marseille entrará em campo pressionada para alcançar a terceira vitória no campeonato. Por outro lado, o Metz aparecerá motivado pelo triunfo da última semana, obtido com golo em cima do apito final, e sem muito a perder, até porque o peso das expectativas, devido ao favoritismo atribuído, estará todo sob os ombros dos jogadores Villas-Boas. Com uma dinâmica ofensiva interessante, mas longe da consistência defensiva pretendida pelo treinador português, o Marseille não deverá ter problemas em marcar, ainda que possa ver o Metz também contribuir para um jogo interessante, até porque, ainda que só tenha marcado num jogo, esta equipa de Hognon conta com poderio físico na frente de ataque e tem criado várias oportunidades de golo em transição, aspeto onde o Marseille precisa de afinar. Será, por isso, uma aposta com o seu grau de risco, mas bastante valor, a de ambas as equipas marcam, com cotação de 2.15 na Betclic.