Leeds – Liverpool (Premier League)
Na próxima segunda-feira, as equipas do Leeds United e do Liverpool têm um encontro marcado para o relvado de Elland Road, em Leeds, a propósito da realização da calendarização da 32.ª jornada da Premier League inglesa. Os “whites” de Marcelo Bielsa têm feito um campeonato bastante consistente neste seu regresso ao topo do futebol inglês, onde a grande prioridade passava precisamente por fazer uma trajetória tranquila rumo à manutenção. Do outro lado, estará o ainda campeão em título de Jürgen Klopp, que tem andado pelas ruas da amargura numa temporada onde só lhe resta tentar o apuramento para a Liga dos Campeões de 2021/22.
Análise Leeds
A equipa do Leeds regressou esta época ao topo do futebol inglês e tem cumprido, para já, de forma bastante positiva os desígnios traçados no início da temporada. No 10.º lugar da tabela classificativa da Premier League, os pupilos do argentino Marcelo Bielsa seguem com os mesmos 45 pontos do Arsenal e com uma vantagem de 19 pontos para os lugares de despromoção, a nove da zona de qualificação europeia. Em 31 jogos, os “whites” somaram 14 vitórias, três empates e 14 derrotas, com 49 golos marcados e igual número de golos sofridos.
Na jornada do passado fim-de-semana, o Leeds conseguiu chegar à marca das três vitórias consecutivas, cimentando o melhor momento de forma das últimas semanas, ao levar de vencida o líder Manchester City, no Etihad Stadium, por 2-1. Os três pontos em casa do mais que provável futuro campeão nacional ganham ainda mais valor visto que o Leeds jogou em inferioridade numérica durante toda a segunda parte.
Onze provável: Meslier – Ayling, Llorente, Struijk, Alioski – Raphinha, Phillips, Dallas, Harrison – Roberts – Bamford
Análise Liverpool
A equipa do Liverpool tem feito uma temporada verdadeiramente para esquecer a todos os níveis, chegando a esta jornada a ocupar a 6.ª posição no quadro de classificação geral da Premier League, numa edição onde defendia o título de campeão conquistado na época passada, 30 anos depois do último festejo do género. Com 52 pontos, o conjunto liderado por Jürgen Klopp segue a dois do Chelsea e a três do West Ham (com mais um jogo). Em 31 partidas, os “reds” totalizam 15 vitórias, sete empates e nove derrotas, com 53 golos marcados e 17 golos sofridos.
Na última jornada, o Liverpool confirmou o momento de retoma que vive no campeonato inglês, ao chegar à terceira vitória das últimas três partidas na Premier. Na receção ao Aston Villa, a turma de Klopp até sofreu primeiro, mas conseguiu reagir de forma positiva e acabar por chegar à reviravolta, vencendo no fim, por 2-1. A meio da última semana, os “reds” viram confirmada a esperada eliminação nos quartos de final da Liga dos Campeões, aos pés do Real Madrid, com quem empataram 0-0 na segunda mão, depois da derrota, por 1-3, no primeiro jogo da eliminatória.
Onze provável: Alisson – Alexander-Arnold, Phillips, Kabak, Robertson – Thiago, Fabinho, Milner – Salah, Jota, Mané
Dica de Prognóstico
Ambas as equipas têm condições para vir a complicar a vida uma à outra, mas espera-se que a equipa do Liverpool dê uma resposta positiva à eliminação na “Champions”, até porque já viu o West Ham perder nesta jornada e terá a oportunidade de, vencendo, alcançar os “hammers” no 4.º lugar e ultrapassar provisoriamente o Chelsea. O Leeds é uma equipa que já demonstrou ser capaz do melhor e do pior e, numa situação confortável, não será de espantar que os seus jogadores acabem por adotar uma postura eventualmente menos compenetrada por comparação com a turma de Klopp, pela importância do que estará em jogo para os “reds” nesta segunda-feira. Nesse sentido, prevê-se que a equipa da cidade dos Beatles consiga transformar na prática a sua superioridade teórica, pelo que o melhor investimento será a favor da Vitória do Liverpool, cotada a 1.65 na Betano.