Getafe – Real Madrid (La Liga)
A luta pelo título está “ao rubro” em solo espanhol. À entrada para a jornada 30 da La Liga 2020/21, o Atlético é líder com 67 pontos, seguido de perto por Real Madrid (66) e Barcelona (65). Nesta ronda, os “merengues” realizam uma curta deslocação a casa do Getafe.
Análise Getafe
A época 2020/21 não tem corrido de feição ao Getafe, longe de conseguir replicar o brilhantismo exibido nas últimas duas épocas. O conjunto dos arredores de Madrid continua sob as ordens de José Bordalás e com muitas semelhanças do ponto de vista estratégico em relação às últimas temporadas, sobretudo no capítulo defensivo. Certo é que os resultados não têm sido os melhores e, por esta altura, o Getafe ocupa um modesto 15º lugar da tabela com 30 pontos conquistados em outros tantos desafios e está apenas quatro pontos acima da linha de perigo. No início da época, ninguém apontava os madrilenos a esta luta e seria uma grande surpresa ver o Getafe lutar pela sobrevivência até às últimas consequências, mas a realidade é que se seguem dois duelos consecutivos com os candidatos Real Madrid e Barcelona e a equipa pode muito bem ficar sob pressão.
O Getafe soma apenas sete vitórias em 30 jogos na atual campanha e só venceu uma vez nos últimos 12 desafios que disputou para o campeonato espanhol, nomeadamente na receção ao Valência (3-0). Há cinco encontros que o conjunto do Coliseum Alfonso pérez não sabe o que é vencer, tendo conquistado três empates (um deles frente ao Atlético) e saído derrotado por duas vezes nesta sequência.
Ainda que continue a dar boas indicações em termos defensivos (34 golos sofridos), o problema deste Getafe reside muito no ataque, uma vez que estamos a falar da equipa que menos golos faz (a par do “lanterna vermelha” Eibar) no campeonato, com apenas 22 tentos apontados. Jaima Mata e Ángel Rodríguez, com 5 e 6 golos marcados respetivamente, não “vão para novos” e poderão não ser já as unidades ideais para um Getafe que muitas vezes atua num estilo mais reativo. Há 180 minutos que o Getafe não faz um golo e estamos certos de que não será fácil melhorar esse registo neste compromisso.
Cabaco e Cucho Hernández não vão a jogo, dado que ambos estão a contas com lesões.
Onze provável: Soria, Suárez, Chakla, Dakonam, Olivera, Maksimovic, Arambarri, Aleñá, Nyom, Cucurella, Mata
Análise Real Madrid
Quem diria que, chegados a abril, o Real Madrid estaria apurado para as meias finais da Liga dos Campeões e bem vivo na luta pela revalidação do título espanhol. A época 2020/21 não começou de feição para os “merengues” que têm rubricado um percurso claramente em crescendo e que, chegados a este ponto, querem demonstrar a sua especialidade nos momentos de decisão. Não será fácil repetir o grande final de época protagonizado em 2019/20, até porque há uma Liga dos Campeões por disputar que obriga a uma gestão meticulosa, mas Zinedine Zidane não quer deixar cair nenhum dos objetivos.
Quatro dias depois do empate sem golos em Anfield que permitiu confirmar o acesso às meias finais da Liga dos Campeões, o Real Masdrid volta à ação no campeonato e a saber que só voltará a entrar em cena na “liga milionária” no próximo dia 27 de abril. Avizinha-se um ciclo intenso de jogos até lá, mas não se perspetiva que “Zizou” promova mais que algumas alterações forçadas neste jogo com o Getafe. Além de não poder contar com os lesionados Sérgio Ramos e Lucas Vázquez, Casemiro e Nacho também vão cumprir suspensão. Ainda assim, o conjunto da capital espanhola conta com algumas boas notícias, dado que Varane está apto para voltar a jogar após recuperar da COVID-19, enquanto Eden Hazard e Dani Carvajal estão cada vez mais perto do regresso aos relvados.
A equipa do Real “respira confiança” e quer conquistar os três pontos nesta visita a Getafe.
Onze provável: Courtois, Odriozola, Militão, Varane, Mendy, Valverde, Kroos, Modric, Asensio, Vinícius Júnior, Benzema