Metz – Rennes (Ligue 1)
Ao final da manhã do próximo sábado, as equipas do Metz e do Rennes vão se encontrar no Stade Municipal Saint-Symphorien, em Metz, num jogo relativo à calendarização da 30.ª jornada da Ligue 1 francesa. A formação tecnicamente orientada por Frédéric Antonetti, que tem feito um excelente trabalho, está a fazer um campeonato sensacional, destacando-se na luta pela permanência de forma tal que está a três pontos da zona de qualificação para as provas da UEFA. A tentar reerguer-se e confirmar o segundo triunfo desde a entrada de Bruno Génésio, o Rennes surge com um ponto de atraso para o seu adversário e a tentar a aproximação ao top-5 da classificação do ‘Championnat’.
Análise Metz
A equipa do Metz tem sido uma das principais surpresas, pela positiva, nesta edição da Ligue 1 francesa, onde chega à jornada 30 num altamente motivador 7.º lugar na tabela classificativa, com registo de 42 pontos, que dão uma folga de 15 pontos para a zona de descida e um atraso de apenas três pontos em relação à zona de qualificação europeia. Em 29 partidas, o conjunto orientado pelo treinador Frédéric Antonetti soma 11 vitórias, nove empates e nove derrotas, com 35 golos marcados e 29 golos sofridos.
No passado fim-de-semana, o Metz somou um ponto fora de portas, na visita ao Lens, com quem empatou a 2-2, num encontro onde reagiu duplamente a uma situação de desvantagem no marcador. Esse foi o regresso aos pontos, depois da derrota, na jornada anterior, na receção ao Angers (0-1). Pelo meio, o Metz manteve vivo o sonho de chegar o mais longe possível na Coupe de France e com distinção associada ao apuramento para os oitavos de final da prova, ao vencer o Valenciennes, fora de portas, por 4-0.
Onze provável: Caillard – Bronn, Kouyate, Boye – Centonze, Pajot, Maïga, Udol – Boulaya – Vagner, Gueye
Análise Rennes
A equipa do Rennes tem ficado aquém das expectativas numa temporada onde se estreou na Liga dos Campeões e tem vindo a sofrer no campeonato. A má trajetória e a dificuldade para sair da crise de resultados levou a direção do clube a prescindir dos serviços do promissor treinador Julien Stéphan, que foi substituído por Bruno Génésio. Nesta altura, a equipa do Rennes aparece no 8.º lugar na tabela classificativa, com o mesmo registo de 41 pontos do Montpellier, a quatro de distância da zona de qualificação europeia. Em 29 partidas, o saldo total integra 11 vitórias, oito empates e 10 derrotas, com 34 golos marcados e 32 golos sofridos.
Depois de uma estreia amarga para o treinador Bruno Génésio, com uma derrota com golo sofrido perto do fim, há duas jornadas atrás, aquando da visita ao Marseille (0-1), o Rennes já deu um grito de revolta e quebrou, no passado fim-de-semana, uma sequência de seis derrotas consecutivas e outra de nove jogos sem conhecer o sabor da vitória. Na receção ao Strasbourg, o Rennes sofreu até final, mas conseguiu vencer, por 1-0, com golo de Bourigeaud, ainda na primeira parte.
Onze provável: Gomis – Traoré, Silva, Aguerd, Maouassa – Camavinga, Nzonzi – Doku, Tait, Bourigeaud – Terrier
Dica de Prognóstico
Ambas as equipas chegam a este jogo separadas por apenas um ponto e nas imediações da zona de acesso às competições organizadas pela UEFA na próxima época. A jogar em casa, o Metz não deverá encolher-se, pelo contrário, até porque é uma equipa com a motivação de estar a superar todas as expectativas, numa fase em que tem muito a ganhar e quase nada a perder. Já o Rennes precisa de manter a toada do regresso às vitórias, pelo que se espera um jogo dividido, repartido em matéria de superioridade territorial e com oportunidades de golo para ambos os lados, até pela falta de segurança que os dois sistemas defensivos transmitem às respetivas equipas no seu todo. Assim sendo, o melhor investimento será no mercado de Ambas Equipas Marcam, cotado a 1.95 na casa de apostas Bet.pt.