Augsburg – RB Leipzig (Bundesliga)
A WWK Arena, em Augsburgo, acolhe um dos encontros que suscita maiores motivos de interesse nesta jornada 4 da Bundesliga 2020/21. Frente a frente vão estar duas das três equipas que por esta altura encabeçam a tabela classificativa e ainda não sabem o que é perder: Augsburg e RB Leipzig.
Análise Augsburgo
O Augsburgo tem deixado uma imagem francamente positiva neste início de campanha e reflexo disso é o facto de seguir na frente da Bundesliga com os mesmos sete pontos que RB Leipzig e Eintracht Frankfurt. A campanha da formação bávara nesta temporada 2020/21 começou com uma vitória por sete bolas a zero diante do modesto Eintracht Celle para a Taça da Alemanha, ao passo que, nas três primeiras jornadas, o Augsburgo impôs-se ao Union Berlim (1-3) e ao Borussia Dortmund (2-0), tendo deixado dois pontos na visita ao reduto do Wolfsburgo (0-0) – na visita aos “lobos”, o Augsburgo não esteve sob orientação de Heiko Herrlich, técnico que esteve internado em função de um problema de saúde mas regressará ao banco de suplentes neste embate com o RB Leipzig.
O Augsburgo volta a entrar em cena depois de duas semanas de paragem e a verdade é que a equipa não foi particularmente “afetada” pela pausa para compromissos internacionais, uma vez que a maioria dos jogadores permaneceu nos trabalhos do clube a preparar este encontro com o RB Leipzig, sem lidar com o cansaço inerente às viagens e participação nos encontros das respeitvas seleções. O austríaco Michael Gregoritsch e o equatoriano Carlos Gruezo foram duas das exceções, sendo que o segundo poderá não integrar o onze em função do desgaste acumulado nos últimos dias. A pior notícia tem que ver com a possibilidade de Finnbogason não ir a jogo, uma vez que sofreu um “toque” ao serviço da seleção islandesa.
Herrlich regressa ao banco de suplentes e deverá manter a aposta no 1x4x4x2. Não há motivos para alterar o sistema e estas semanas decerto que terão sido bastante úteis para cimentar processos, se bem que a “espinha dorsal” da equipa transita das últimas temporadas e está identificada com aquilo que o treinador pretende. Caligiuri, reforço para a atual temporada, tem sido um dos destaques pela positiva.
Onze provável: Gilkiewicz, Framberger, Uduokhai, Gouweleeuw, Iago, Khedira Strobl, Caligiuri, Vargas, Gregoritsch, Niederlechner
Análise RB Leipzig
É uma das principais forças no atual panorama do futebol alemão e a prestação da última época na Liga dos Campeões aumenta a responsabilidade do RB Leipzig para esta temporada 2020/21. O apuramento para a Liga dos Campeões é agora quase que uma obrigatoriedade para os comandados de Nagelsmann que, não obstante a partida de Timo Werner para o Chelsea, têm qualidade mais que suficiente para terminarem em lugar “milionário”. No emblema do leste alemão, exceção feita à saída de Werner, pouco mudou de uma temporada para outra. Por forma a colmatar a vaga deixada pelo internacional alemão, os responsáveis do clube asseguraram os préstimos do talentoso Justin Kluivert e ainda de Alexander Sorloth, este segundo, um avançado muito físico e mais fixo que o holandês. Neste encontro, nenhum dos dois deverá assumir a titularidade, com Poulsen a atuar na posição mais avançada do 1x3x4x3 preconizado por Nagelsmann. Jogadores como Upamecano, Halstenberg, Olmo ou Poulsen, provavelmente titulares neste desafio, estiveram ao serviço das respetivas seleções.
O Leipzig também ainda não sabe o que é perder na atual temporada. Depois de ter arranco 2020/21 com uma vitória diante do Nuremberga para a Taça da Alemanha por três bolas a zero, a formação dos “búfalos” bateu Mainz (3-1), empatou com o Bayer (1-1) e goleou o Schalke 04 (4-0) nas três primeiras rondas da Bundesliga.
Onze provável: Gulácsi, Halstenberg, Upamecano, Klostermann, Adams, Kampl, Haidara, Angeliño, Nkunku, Olmo, Poulsen
Dica de Prognóstico
Frente a frente vão estar duas equipas sem cautelas excessivas, dispostas a chegar-se à frente para marcar, pelo que a possibilidade de ambas marcarem é elevada. O RB Leipzig apresenta melhores condições para vencer e, nesse sentido, acreditamos que pelo menos consiga pontuar.