Espanha – Ucrânia (Liga das Nações)
Numa partida relativa à jornada 2 do Grupo 4 da Liga A da Liga das Nações da UEFA, a Seleção Espanhola receberá a visita da sua congénere da Ucrânia no próximo domingo, ao final da tarde, num desafio que decorrerá, à porta fechada, no Alfredo di Stéfano Stadium, em Madrid, capital espanhola. A seleção orientada por Luis Enrique sobreviveu com um golo para lá da hora na visita à Alemanha na estreia e procurará a primeira vitória contra a líder do grupo. Isto porque, na 1.ª jornada, o grupo liderado por Andriy Shevchenko conseguiu aproveitar o fator casa e levar a melhor sobre a Suíça. É hora, agora, de tentar surpreender e somar, no mínimo, um ponto no terreno da favorita ‘La Roja’.
Análise Espanha
A seleção de Espanha foi para esta nova edição da Liga das Nações da UEFA à procura de chegar à “final four” da competição, algo que não conseguiu na edição de estreia da mais recente prova internacional de seleções organizada pela UEFA. Depois da 1.ª jornada, o grupo comandado pelo selecionador Luis Enrique ocupa o 2.º lugar da tabela classificativa do Grupo 4 da Liga A, com o mesmo ponto da Alemanha, a dois de distância da líder Ucrânia e com mais um ponto que a Suíça.
Na partida da passada quinta-feira, que decorreu na cidade de Estugarda, a Seleção Espanhola alcançou o seu 12.º jogo consecutivo sem conhecer o sabor da derrota. Num encontro que foi globalmente equilibrado e com várias oportunidades de golo de parte a parte, foi a Alemanha a regressar melhor do intervalo e a chegar à vantagem logo ao minuto 51. Depois de ver os alemães desperdiçar oportunidades para chegar ao 2-0, ‘La Roja’ viria a ser feliz, com um golo polémico marcado para lá do tempo de compensação dado pelo árbitro da partida, por intermédio do ala Gayà.
Onze provável: De Gea – Carvajal, Sergio Ramos, Pau Torres, Gayà – Rodri, Thiago, Fábian Ruiz – Ferran Torres, Moreno, Fati
Análise Ucrânia
A seleção da Ucrânia sabe que não terá grandes chances teóricas de conseguir chegar à “final four” da Liga das Nações da UEFA, sobretudo pela forte concorrência que as seleções de Espanha e da Alemanha prometem oferecer. Não obstante, o conjunto liderado pelo selecionador Andriy Shevchenko atravessa um ótimo momento de forma, que já vem da fase de qualificação para o Euro 2020 (onde acabou como líder do grupo onde Portugal constou). Após a realização da 1.ª jornada do Grupo 4 da Liga A, os ucranianos lideram a classificação geral, com registo de três pontos, mais dois do que Espanha e Alemanha e mais três que a Suíça.
Na partida de estreia na edição de 2020/21 da Liga das Nações, a Ucrânia recebeu a seleção da Suíça, em Lviv, na última quinta-feira, num jogo onde conseguiu somar os três pontos fruto de uma exibição bastante meritória, tanto a atacar como a defender, apesar de ter terminado com menor percentagem de posse de bola, algo que acabou por ser inconsequente para os suíços. Yarmolenko abriu o marcador aos 14 minutos com um toque de classe e Zinchenko (68’) garantiu a vitória aos ucranianos, já depois de Seferovic fazer o golo do empate numa boa finalização, ainda no primeiro tempo.
Onze provável: Pyatov – Tymchyk, Kryvtsov, Matvienko, Mykhaylichenko – Malinovskiy, Stepanenko, Zinchenko – Yarmolenko, Moraes, Konoplyanka
Dica de Prognóstico
Pela superior qualidade técnica individual que tem nas suas fileiras, a Espanha deverá entrar neste jogo a controlar a iniciativa ofensiva e a posse de bola, perante uma Ucrânia mais focada na organização do seu processo defensivo e a tentar explorar a velocidade dos seus extremos para surpreender os espanhóis através de transições ofensivas rápidas. Pelo critério que reúne no meio-campo de criação e na frente de ataque, ‘La Roja’ deverá ter condições para quebrar a organização defensiva do adversário, num jogo onde a Ucrânia também poderá vir a festejar, pelos espaços que previsivelmente terá para explorar em contra-ataque. Somando a isso a superior consistência a nível global da seleção da casa, será uma aposta interessante a dupla possibilidade favorável à vitória da Espanha ou Empate e Mais de 2,5 golos no jogo, um mercado que a Betclic oferece com uma cotação de 1.95.