Eslováquia – Ucrânia (UEFA Nations League)
A Eslováquia e a Ucrânia colocam-se frente a frente esta sexta-feira no Stadion Antona Malatinského, em Trnava, num desafio a contar para o Grupo 1 da Liga das Nações B. O conjunto da casa precisa de pontuar rapidamente ou poderá ser tarde de mais para escapar à despromoção, encontrando-se bem no fundo deste agrupamento. Do outro lado chega uma selecção ucraniana sem qualquer pressão, tendo já assegurado o primeiro lugar, independentemente deste resultado.
A Eslováquia ocupa o último lugar sem nenhum ponto, fruto de duas derrotas, com parciais de 1 golo marcado e 3 golos sofridos. Desde que iniciou o seu trajecto na prova, a selecção eslovaca perdeu contra a Ucrânia (1-0) e contra a República Checa (1-2), empatando depois contra a Suécia (1-1) num jogo amigável. A Eslováquia está em apuros neste Grupo 1 e vê a relegação a aproximar-se bem rápido.
No entanto, ainda é bem possível conseguir a manutenção nesta Liga B, tendo para isso que pontuar aqui e vencer, obrigatoriamente, a República Checa na próxima partida. Esta é uma selecção que conta com alguns nomes bem conhecidos na Europa, como o guarda-redes Dúbravka (Newcastle), os defesas Skrtel (Fenerbahce), Pekarík (Hertha Berlim) e Skriniar (Inter de Milão), e os médios Hamsik (Nápoles), Kuka (ex-AC Milan e actual Trabzonspor) e Duda (Hertha Berlim). Hubocan é baixa confirmada, cumprindo castigo.
Onze Provável: Dubravka – Pekarík, Skrtel, Skriniar e Hancko – Lobotka e Hamsik – Mak, Duda e Weiss – Nemec.
A Ucrânia, por sua vez, ocupa o 1º lugar com 9 pontos, fruto de 3 vitórias, com parciais de 4 golos marcados e 1 golo sofrido. A Ucrânia está 100% vencedora neste Grupo 1, tendo começado a sua campanha na prova com uma vitória em terreno da República Checa (1-2), seguindo-se uma vitória na recepção a esta Eslováquia (1-0) e depois na recepção à República Checa (1-0). Pelo meio destes desafios ainda disputaram um amigável contra Itália, em território transalpino, onde empataram a uma bola. ´
Os ucranianos chegam aqui sem pressão, tendo a qualificação à Liga A já assegurada, e encontram-se num belo momento de forma, não perderam nenhum dos 8 jogos amigáveis disputados desde o início do ano, vencendo 4 dos últimos 5. Butko está de fora, lesionado. Para além de Butko, Yarmolenko é uma baixa de peso na selecção ucraniana, com este lesionado, o que poderá dar oportunidade a Zinchenko de entrar no onze. Com a qualificação já assegurada, fica por saber como irá Andriy Shevchenko comandar a sua equipa neste desafio.
Onze Provável: Pyatov – Karavaev, Burda, Rakitskiy e Matvyenko – Konoplyanka, Marlos, Stepanenko, Malinovskiy e Zinchenko – Yaremchuk.
A Eslováquia luta pela sobrevivência, enquanto que a Ucrânia chega aqui sem pressão, tendo a qualificação no bolso. O conjunto da casa de tudo fará para pontuar, enquanto que os visitantes poderão estar mais relaxados, tornando possível a hipótese da Eslováquia pontuar.












