Brescia – Nápoles (Serie A)
O Brescia e o Nápoles abrem a 25ª jornada da Serie A nesta sexta-feira à noite, com as duas equipas a medirem forças no Mario Rigamonti. Os homens da casa não estão a conseguir o regresso desejado ao campeonato italiano, encontrando-se em posição de descida e já com vários pontos abaixo da linha de água. Do outro lado chega um Nápoles capaz do melhor e do pior, mas com Gattuso agora a conseguir proporcionar uma maior regularidade de resultados, tendo mesmo vencido o Inter de Milão no Giuseppe Meazza an Taça de Itália.
O Brescia ocupa o 19º lugar com 16 pontos, fruto de 4 vitórias, 4 empates e 21 derrotas, com parciais de 21 golos marcados e 44 golos sofridos. O Brescia regressou este ano ao principal escalão futebolístico italiano, mas não está a conseguir cumprir os objectivos e caminha em direcção à descida de divisão, chegando mesmo aqui sem nenhuma vitória nos últimos 9 jogos disputados para o campeonato. Os mais recentes resultados da equipa passam por derrotas contra o AC Milan (0-1) e Bologna (2-1), um empate na recepção à Udinese (1-1) e, na última jornada, uma derrota contra a Juventus (2-0).
O Brescia soma apenas duas vitórias nos últimos 20 jogos que disputou na Serie A. Curiosamente, a equipa soma menos pontos a jogar em casa do que fora, e venceu apenas 1 dos 12 jogos aqui disputados para o campeonato, perdendo 8 em resposta, e regista 12 golos marcados e 23 golos sofridos. Torregrossa, Andrea Cistana, Rômulo e Gastaldello, todos lesionados, e Florian Aye, castigado, são baixas confirmadas.
Onze Provável: Joronen – Sabelli, Chancellor, Mateju e Martella – Dessema, Bisoli, Tonali e Zmrhal – Balotelli e Donnarumma.
O Nápoles ocupa o 10º lugar com 33 pontos, fruto de 9 vitórias, 6 empates e 9 derrotas, com parciais de 37 golos marcados e 34 golos sofridos. Os napolitanos estão finalmente a conseguir alguma regularidade sob os comandos de Gennaro Gattuso, chegando aqui com cinco vitórias nos últimos seis jogos que disputou, resultados esses que passam por vitórias contra a Lazio (1-0) na Taça de Itália, Juventus (2-1) e Sampdoria (2-4), derrota diante do Lecce (2-3) e vitórias sobre o Inter de Milão (0-1) na Taça de Itália, e Cagliari (0-1). Contudo, se contarmos apenas os resultados para o campeonato italiano, o Nápoles soma 5 derrotas nos últimos 9 jogos que disputou, vencendo os restantes 4, isto desde que Gattuso assumiu o leme da equipa.
Fora de portas, os Azzurri venceram 3 das últimas 4 deslocações para a Serie A, perdendo a restante, e registam 7 golos marcados e 4 golos sofridos. Esta tem sido uma época muito aquém das expectativas para o Nápoles, embora os problemas internos no clube não tenham ajudado, e a equipa encontra-se exatamente a meio da tabela, ainda a poder sonhar com um lugar de acesso à Europa, visto que o AC Milan está apenas 2 pontos à sua frente, na 6ª posição, e a AS Roma em 5º lugar com apenas 6 pontos a mais. A equipa tem um jogo complicado a meio da próxima semana contra o Barcelona, para a Liga dos Campeões, e fica por ver se Gattuso irá optar por fazer alguma alteração aqui, ou procurar conquistar um bom resultado desde cedo na partida, e gerir o ritmo de jogo desde então. Malcuit, Ghoulam, Hysaj, Koulibaly e Allan estão de fora, todos lesionados.
Onze Provável: Ospina – Lorenzo, Manolas, Maksimovic e Rui – Ruiz, Demme e Zielinski – Callejón, Mertens e Insigne.
O Nápoles chega aqui depois de duas vitórias pela margem mínima, e fica por ver como Gattuso irá gerir a equipa em relação ao jogo contra o Barcelona na próxima semana. Ainda assim, a equipa napolitana apresenta maior qualidade e encontra-se numa forma bem mais positiva que os homens da casa, não sendo surpresa nenhuma caso os visitantes saiam vencedores.