Borussia M’gladbach – Celtic (Liga dos Campeões)
A constituição do grupo C não dá azo a segundas leituras: Barcelona e Manchester City surgem como favoritos a garantir o acesso aos “oitavos” da Liga dos Campeões, reservando a luta pela Liga Europa para Borussia Monchengladbach e Celtic. Os dois “outsiders” do grupo C encontram-se no Borussia Park nesta terceira ronda.
Jornada importante para o Borussia Monchengladbach. Em caso de vitória no embate com o Celtic de Glasgow, o conjunto alemão ficará com a presença na Liga Europa praticamente assegurada, uma vez que alcançará uma vantagem de cinco pontos em relação à formação escocesa.
Garantir o acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões a partir de um grupo em que também estão Barcelona e Manchester City parece ser um objetivo demasiado ambicioso para o Borussia de Andre Schubert, tal como sustentam as duas derrotas já averbadas diante dos emblemas em causa. A equipa alemã só tem um ponto de desvantagem em relação à equipa inglesa, mas a goleada sofrida no Etihad espelha a diferença qualitativa que vigora entre as duas formações. Na sequência de uma importante vitória por duas bolas a zero em Celtic Park, o Borussia quer repetir o sucesso para encaminhar a possibilidade de disputar a Liga Europa e (potencialmente) causar desconforto ao Manchester City.
O Borussia disputou três jogos no interregno entre os dois desafios com o Celtic e provou três sensações distintas. Venceu o Estugarda (2-0) em encontro da Taça da Alemanha, perdeu com o Bayern de Munique (2-0) e empatou sem golos diante do Eintracht Frankfurt (0-0). A quantidade de baixas na equipa obrigou Andre Schubert a promover uma alteração táctica no desafio com o Frankfurt, escalonando a equipa num 1x4x3x3 clássico. Josip Drmic, Álvaro Dominguez, Mamadou Doucouré e Marvin Schulz são baixas confirmas devido a lesão, enquanto Andreas Christensen, Thorgan Hazard, Raffael e Ibrahima Traroé continuam em duvida.
Onze Provável: Sommer, Korb, Elvedi, Vestergaard, Wendt, Jantschke, Kramer, Dahoud, Stindl, Johnson, Hahn
O Celtic domina o futebol escocês a seu “bel-prazer” e caminha firmemente para a revalidação do título. Na Liga dos Campeões, a situação é bem diferente. A sorte não quis nada com o conjunto escocês e encarregou-se de condená-lo à “tirania” imposta pelos colossos Barcelona e Manchester City. Na primeira jornada do grupo C, o Celtic teve uma traumática visita a Camp Nou, terreno em que averbou uma goleada “à antiga”: Sete bolas a zero. Conquistou um ponto na segunda jornada, na receção ao Manchester City de Pep Guardiola (3-3), mas o desfecho do encontro da terceira ronda foi um duro golpe nas respetivas aspirações quanto ao acesso à próxima fase. Dois erros defensivos do “veterano” Kolo Touré permitiram que Lars Stindl e André Hahn batessem o guarda-redes Craig Gordon e dessem a vitória ao Borussia Monchengldbach, principal rival na luta pelo terceiro posto e consequente acesso à Liga Europa. No Borussia-Park, os escocesses jogarão pela continuidade nas provas europeias e precisam de lutar pelos três pontos. Os comandados de Brendan Rodgers querem surpreender uma equipa do Borussia Monchengladbach que se encontra privada de algumas unidades importantes.
Onze Provável: Gordon, Lustig, Touté, Sviatchenko, Tierney, Brown, Bitton, Rogic, Forrest, Sinclair, Dembélé
É o “tudo ou nada” para o Celtic de Glasgow no que concerne à continuidade nas competições europeias. Derrotados em casa por este Borussia Monchengladbach, os “Católicos” têm que dar uma resposta positiva num momento determinante.