Borussia Dortmund – Union (Bundesliga)
Segundo e terceiro colocados desta Bundesliga 2022/23 vão estar frente a frente no Westfalenstadion, em Dortmund. O embate entre Borussia e Union é um dos “pratos fortes” da jornada 27 do principal escalão alemão.
Análise Borussia Dortmund
Semana difícil para o Borussia Dortmund. Depois de no último sábado ter perdido o “Der Klassiker” por quatro bolas a duas, resultado que permitiu ao Bayern de Munique passar para a frente, o conjunto do Westfalen foi perder a Leipzig a meio da semana e despediu-se assim da Taça da Alemanha. Em suma: duas derrotas, um objetivo seriamente comprometido e um outro falhado.
Nesta receção ao Union, o Borussia Dortmund ambiciona regressar aos triunfos e, desse modo, consolidar o segundo lugar que atualmente ocupa, já que uma vitória permitiria aumentar a vantagem em relação ao coletivo da capital para cinco pontos bem como continuar a perseguir o Bayern de Munique, conjunto que nesta jornada viaja até ao reduto do Friburgo, adversário às mãos do qual perdeu a meio da semana, para a Taça da Alemanha.
Derrotado no Westfalen em apenas uma ocasião na presente época, o Borussia Dortmund é favorito e quer impor o seu futebol para vencer e dar mais um passo importante tendo em vista o cumprimento do objetivo “mínimo” para esta temporada: garantir o acesso à Liga dos Campeões da próxima época.
Apesar da proximidade entre jogos, Terzic levará a jogo o onze mais forte à disposição, não se perspetivando que haja lugar a grandes mudanças.
Mateu Morey é a única baixa confirmada para este encontro.
Onze provável: Kobel, Wolf, Hummels, Sule, Ryerson, Can, Ozcan, Bellingham, Reus, Guerreiro, Haller
Análise Union
Tal e qual como o Borussia Dortmund, o Union também se apresenta nesta jornada 27 após ter sido eliminado da Taça da Alemanha, no caso, às mãos do Eintracht Frankfurt. Ainda que chegar longe na prova fizesse parte dos objetivos do coletivo da capital alemã, a realidade é que a eliminação em nada belisca a grande época que o Union tem vindo a rubricar, superando toda e qualquer expectativa. Por esta altura, a equipa da “Floresta Negra” ocupa o terceiro lugar com 51 pontos – cinco de avanço em relação ao quinto colocado RB Leipzig – e tudo leva a crer que o acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada poderá mesmo tornar-se uma realidade.
A oito jornadas do fim e com um calendário um tanto ou quanto “simpático” (exceção feita a esta visita a Dortmund), é o sonho “milionário” que comanda a formação do Union, organizada, consistente e disciplinada em todos os momentos do jogo, tal como tem vindo a evidenciar ao longo da presente época.
Antes da eliminação em Frankfurt, o Union tinha vencido os últimos dois encontros em causa para a Bundesliga, um precisamente ante o Eintracht (2-0) e outra frente ao Estugarda (3-0). Note-se que o Union beneficiou de mais 24 horas de descanso que o Dortmund antes deste desafio.
Andras Schafer é a única baixa no Union, devido a lesão.
Onze provável: Ronnow, Doekhi, Diogo Leite, Knoche, Juranovic, Roussillon, Laidouni, Khedira, Haberer, Becker, Behrens
Dica de Prognóstico
Adivinha-se um encontro equilibrado no Westfalenstadion, ainda que a balança penda para o lado do Borussia Dortmund. A formação que veste de amarelo e preto tem que ganhar “sim ou sim” se quiser continuar com as aspirações no que concerne a uma improvável conquista do título. O Union, por sua vez, também não quer perder terreno na luta pelo acesso à Liga dos Campeões.
Casas de Apostas com os melhores Bónus