Borussia Dortmund – Hertha Berlin (Bundesliga)
No próximo sábado à tarde, as equipas do Borussia Dortmund e do Hertha Berlin têm encontro agendado para o relvado do Signal-Iduna-Park, em Dortmund, pela 25.ª jornada da Bundesliga alemã. A formação orientada por Edin Terzic acabou, na última terça-feira, de confirmar o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões, mas no campeonato procurará retomar o caminho dos triunfos, após a derrota no “clássico” com o Bayern. Já o grupo orientado por Pál Dárdai procura pontuar para se distanciar da zona de descida, numa época onde tudo tem corrido bastante abaixo do que tinha sido delineado à partida para o campeonato.
Análise Borussia Dortmund
O Borussia Dortmund tem ficado bastante aquém das expectativas, numa temporada onde sonhava em lutar pelo título e está, agora, consideravelmente atrasada na luta pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima época. À entrada para a 25.ª jornada, o conjunto orientado por Edin Terzic surge na 6.ª posição da tabela classificativa da Bundesliga, com saldo de 39 pontos, um a menos que o Bayer Leverkusen e a quatro de distância do Eintracht Frankfurt, equipa mais próxima que ocupa o top-4. Em 24 partidas, o Dortmund somou 12 vitórias, três empates e nove derrotas, com saldo de 50 golos marcados e 35 golos sofridos.
Na passada terça-feira, o Dortmund não foi além de um empate, a 2-2, na receção ao Sevilla, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas acabou por confirmar a qualificação para a próxima fase da competição da UEFA, devido ao triunfo forasteiro, na primeira mão, por 3-2. Na última jornada do campeonato alemão, o Borussia desperdiçou o que chegou a ser uma vantagem bem precoce de dois golos, contra o Bayern Munique, e acabou mesmo derrotado, por 2-4, na Allianz Arena. Um desaire que interrompeu um ciclo de três vitórias seguidas nas competições domésticas, duas das quais para a Liga Alemã.
Onze provável: Hitz – Morey, Can, Hummels, Schulz – Delaney, Bellingham – Reus, Dahoud, Hazard – Haaland
Análise Hertha Berlin
A equipa do Hertha Berlin tem feito uma campanha claramente inferior às expectativas e está aflita na luta pela permanência, tal como demonstra o facto de ocupar, nesta altura, o 15.º e primeiro lugar na tabela classificativa acima da zona de despromoção, com registo de 21 pontos, mais dois que o Arminia Bielefeld e mais três que o Mainz 05. Em 24 partidas, a formação atualmente chefiada pelo técnico Pál Dardái somou, ao todo, cinco vitórias, seis empates e 13 derrotas, com registo de 28 golos festejados e 43 golos concedidos.
Na última jornada, o Hertha conseguiu dar um pontapé para canto na crise de resultados que se arrastava praticamente desde o início do novo ano civil. Na receção ao Augsburg, a equipa da capital germânica até começou a perder, mas chegou à reviravolta no segundo tempo e acabou por vencer, por 2-1. O regresso às vitórias teve lugar após uma sequência de nove jogos consecutivos sem vencer, onde o conjunto de Dárdai só somou dois pontos, tendo perdido em sete das nove ocasiões.
Onze provável: Jarstein – Dárdai, Stark, Klünter – Zeefuik, Tousart, Darida, Mittelstädt – Guendouzi – Lukébakio, Córdoba
Dica de Prognóstico
A equipa do Borussia Dortmund procurará arrastar o incremento de motivação conseguido a meio da semana com o apuramento europeu na prova milionária da UEFA para o campeonato, numa altura que bem precisa, por estar atrás de toda a concorrência na luta pelo acesso à Liga dos Campeões. Embora apresente alguns problemas defensivos, o conjunto de Terzic compensa com uma dinâmica ofensiva elevadíssima, que lhe permite criar oportunidades de golo facilmente, até pela qualidade que dispõe na finalização por intermédio do incrível Haaland. Perante um Hertha débil defensivamente e que, em termos ofensivos, tem ficado bem aquém do potencial que se reconhecia à equipa, a previsão é a de um jogo dominado pela equipa do Dortmund, que deverá conseguir criar um número de ocasiões mais elevado que o seu adversário e acabar por justificar o regresso às vitórias. Assim, a melhor aposta será a favor da Vitória do Borussia Dortmund, com uma cotação de 1.50 na casa de apostas Betano.