Belenenses – Sporting (Liga NOS)
No encerramento da jornada 28 da Liga NOS, as equipas do Belenenses e do Sporting vão defrontar-se, na próxima sexta-feira, num dos campos da Cidade do Futebol, casa emprestada aos “azúis” até final da época, em Oeiras, em virtude das condicionantes impostas para a retoma do futebol em Portugal. A formação orientada por Petit entra em campo com seis pontos de vantagem para a zona de despromoção e à procura de dilatar essa margem de segurança, perante os “leões”, que procurarão três pontos que lhes permitam recuperar o 3.º lugar (caso o Braga vença o seu jogo, no dia anterior) ou aumentar a vantagem sob os minhotos.
Análise Belenenses
Na luta por escapar à despromoção ao segundo escalão, a equipa do Belenenses chega a esta 28.ª jornada no 14.º lugar da tabela classificativa, com os mesmos 30 pontos do Vitória de Setúbal, que tem mais um jogo realizado. Com vantagem de seis pontos para o Portimonense, o primeiro conjunto abaixo da linha de água, os “azúis” chegam a esta fase do campeonato português com um registo global de oito vitórias, seis empates e 13 derrotas, onde marcaram 23 golos e sofreram 41.
Desde que a Liga retomou a sua atividade, o Belenenses já conheceu as três tendências de resultados possíveis. Na retoma, conseguiu somar três pontos, fora de casa, diante do Desportivo das Aves (0-2), tornando a pontuar, na jornada seguinte, na receção, na Cidade do Futebol, ao Vitória Sport Clube (1-1). Na última jornada, a equipa orientada pelo treinador Petit quebrou uma invencibilidade que durava há seis jogos e saiu derrotada do terreno do Paços de Ferreira, por 2-1, onde permitiu a reviravolta ao adversário depois de entrar praticamente no jogo a ganhar, fruto do golo de Tiago Esgaio, logo à passagem dos 6 minutos.
Onze provável: Koffi – Esgaio, Phete, Nuno Coelho, Gonçalo Silva, Rúben Lima – Licá, Show, Danny Henriques, Marco Matias – Cassierra
Análise Sporting
A equipa do Sporting chega a esta altura na 3.ª posição da tabela classificativa, com 49 pontos, que dão uma vantagem de dois relativamente ao Braga, o mais direto perseguidor na luta pelo lugar de apuramento direto para a fase de grupos da próxima edição da Liga Europa. O registo global da formação atualmente orientada pelo técnico Rúben Amorim é de 15 vitórias, quatro empates e oito derrotas, num ciclo geral onde o Sporting apontou 42 golos e foi buscar a bola ao fundo das suas próprias redes em 28 ocasiões. A distância para o Benfica (2.º) é de 15 pontos, mas poderá ser encurtada, visto que as “águias” já jogaram e perderam nesta ronda 28 do campeonato.
Sem conhecer o sabor da derrota desde que Amorim assumiu o comando técnico, os “leões” vão para este jogo após duas vitórias consecutivas, obtidas em Alvalade, à porta fechada, contra as equipas do Paços de Ferreira, por 1-0, e do Tondela, por 2-0. Dois jogos onde o destaque terá de ir para o jovem Jovane Cabral, que se apresenta em ótima forma, depois de um período em que deixou de ser aposta. São quatro os jogos consecutivos sem perder por parte dos “leões”, que, na jornada da retoma, dividiram os pontos em disputa com o Vitória Sport Clube, em Guimarães, ao empatar a 2-2. Isto já depois do triunfo (2-0) ao Aves, em março passado, antes da paragem, na estreia de Amorim.
Onze provável: Maximiano – Quaresma, Coates, Borja – Camacho, Matheus Nunes, Wendel, Nuno Mendes – Gonzalo Plata, Sporar, Jovane Cabral
Dica de Prognóstico
Pela situação relativamente confortável que atravessa na corrida pela permanência na Liga NOS, o Belenenses não deverá virar a cara perante a possibilidade de somar um ponto contra o 3.º classificado. Assim, espera-se uma postura mais defensiva por parte do conjunto de Petit, na maior parte do tempo, ainda que, com a qualidade que já mostraram na transição ofensiva, os “azúis” possam vir a criar uma ou outra boa situação de finalização. No entanto, o Sporting atravessa um bom momento anímico, depois das duas vitórias obtidas em casa e, pelo que tem exibido em termos coletivos com Amorim no comando, dificilmente não somará qualquer ponto nesta deslocação. Pela dinâmica ofensiva interessante que os “leões” têm exibido, com destaque para os contributos individuais de Jovane e Sporar, será uma boa opção a aposta em Sporting ou Empate e mais de 1,5 golos no jogo, um mercado que a Betclic disponibiliza com uma cotação de 1.58.