Bayer Leverkusen – Werder Bremen (Bundesliga)
Urgência em regressar às vitórias. O Bayer Leverkusen recebe o Werder Bremen na sequência de dois desaires consecutivos e não tem margem para facilitar.
Análise Bayer Leverkusen
No último duelo disputado no ano civil de 2020, o Bayer Leverkusen averbou o seu primeiro desaire na Bundesliga 2020/21. Em noite de receção ao campeão Bayern de Munique, o Bayer até entrou a vencer, mas dois golos da autoria de Robert Lewandowski, um deles já para lá dos 90 minutos, ditou o primeiro desaire da temporada para os “farmacêuticos”. Os adeptos da formação de Leverkusen tiveram que viver o período festivo com a primeira derrota “atravessada” e a verdade é que o primeiro encontro no novo ano também não correu nada bem: na visita a Frankfurt para medir forças com o Eintracht, os comandados do holandês Peter Bosz até entraram a vencer graças a um lance de bela execução protagonizado por Nadiem Amiri, mas permitiram que os donos da casa dessem a volta ao placard e vencessem por duas bolas a uma. Exceção feito ao golo de Amiri, o Bayer não protagonizou uma exibição feliz tanto do ponto de vista ofensivo quanto defensivo e a realidade é que o Eintracht Frankfurt esteve mais perto de vencer por uma diferença superior que o Bayer de pontuar – Daichi Kamada ainda se estará a perguntar como pôde falhar a clamorosa oportunidade da qual dispôs já para lá da hora de jogo.
Neste momento, o Bayer Leverkusen segue no terceiro posto com 28 pontos conquistados em 14 desafios, a três do segundo colocado RB Leipzig e a cinco do líder Bayern de Munique. O conjunto liderado por Bosz é o segundo que mais golos faz na Bundesliga com 29 tentos apontados até então (a par do Union) e possui a segunda melhor defesa, com 14 tentos encaixados. Apesar das duas mais recentes derrotas, as únicas em contexto doméstico até então, este Bayer é das equipas que melhor futebol pratica na Bundesliga e na Europa, entrando em cena neste desafio com estatuto de favorito à vitória.
Palacios, Paulinho, Aránguiz, Santiago Arias, Bellarabi e Weiser falham a partida, todos a contas com lesões. Alario e Sven Bender estão em duvida.
Onze provável: Hrádecky, Bender, Tapsoba, Tah, Sinkgraven, Amiri, Wirtz, Baumgartlinger, Diaby, Bailey, Schick
Análise Werder Bremen
O Werder Bremen iniciou a temproada de forma positiva. Apesar de ter sido goleado no encontro inaugural, frente ao Hertha (1-4), venceu os dois duelos seguintes diante de Schalke 04 (1-3) e Arminia Bielefeld (1-0) – formações que por esta altura estão em zona de despromoção – e empatou os cinco encontros seguintes, todos a uma bola, diante de Friburgo, Hoffenheim, Eintracht, Colónia e Bayern de Munique. Por esta altura, a formação de Bremen segue quatro pontos acima da linha de perigo, mas venceu apenas um dos últimos cinco encontros que disputou para a Bundesliga, tendo saído vergado dos quatro restantes. A vitória no reduto do atual penúltimo colocado Mainz, por uma bola a zero, foi a única nos últimos 11 encontros para o campeonato alemão e também a única ocasião em que o Bremen impediu que o adversário chegasse ao golo (a segunda nesta Bundesliga). A abrir o novo ano, o Bremen recebeu e perdeu com o Union por duas bolas a zero. A falta de consistência defensiva continua a ser um problema para esta equipa que leva 23 tentos consentidos em 13 desafios.
Milot Rashica é baixa por lesão. Gross está em duvida.
Onze provável: Pavlenka, Selassie, Toprak, Veljkovic, Augustinsson, Eggestein, Mbom, Mohwald, Osako, Bittencourt, Selke
Dica de Prognóstico
O Bayer está obrigado a dar um “murro na mesa” após os dois primeiros desaires da época. A qualidade que os comandados de Peter Bosz possuem no processo ofensivo, aliada à vulnerabilidade defensiva do Bremen, levam-nos a crer que os donos da casa consigam vencer este desafio.