Aston Villa – Liverpool (Premier League)
O “Boxing Day” da Premier League 2022/23 passa por Birmingham. O Aston Villa, agora sob a égide do espanhol Unai Emery, mede forças com o Liverpool.
Análise Aston Villa
O Aston Villa iniciou a presente época sob a égide de Steven Gerrard mas está agora às ordens de Unai Emery, técnico espanhol que cumpre a sua segunda experiência no futebol inglês depois de ter estado uma época e meia em Londres, no Arsenal.
Emery chegou a Birmingham pouco antes da pausa motivada pela realização do Mundial 2022 e contabiliza apenas três encontros ao serviço do Aston Villa: venceu os dois encontros que disputou para a Premier League frente a Manchester United (3-1) e Brighton (1-2) mas perdeu com os “Red Devils” (4-2) para a Taça da Liga.
As expetativas em relação a Emery são elevadas pelo currículo mas sobretudo pelo “futebol positivo” que costuma caraterizar as suas equipas. Neste momento, os “Villans” ocupam o 12º posto da pauta classificativa com 18 pontos e querem continuar a “trepar a tabela”. Terminar entre os dez primeiros colocados parece-nos um objetivo ajustado para esta equipa que, no entanto, deverá ter dificuldades em almejar mais que isso e em intrometer-se na luta pelo acesso à Europa, por exemplo.
Emiliano Martínez ainda não regressou a Birmingham após a conquista do Mundial 2022 e não entra nas contas para este jogo. Robin Olsen será o escolhido para assumir a baliza. Diego Carlos e Philippe Coutinho estão lesionados.
Onze provável: Olsen, Cash, Konsa, Mings, Digne, Douglas Luiz, Kamara, McGinn, Ramsey, Buendía, Ings
Análise Liverpool
O regresso do Liverpool à ação após a paragem para a realização do Mundial 2022 não correu de feição, já que os “Reds” perderam no Etihad por três bolas a dua se viram o seu percurso na Taça da Liga chegar ao fim. Após o encontro, Jurgen Klopp lamentou a quantidade de erros defensivos cometidos ao longo do desafio que acabaram por sair caros ao conjunto sob sua tutela.
Na Premier League, o Liverpool é sexto colocado com 22 pontos conquistados ao cabo de 14 desafios e urge melhorar a situação classificativa, já que um não apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada desportiva corresponderia a um tremendo insucesso para os pupilos de Jurgen Klopp. É certo que a visita ao Villa, ainda para mais com treinador novo, não corresponde ao mais “simpático” dos desafios neste contexto de regresso à ação, mas o Liverpool não tem motivos de queixa relativamente às semanas que se seguem já que terá alguns compromissos com um nível de exigência aceitável, embora na Premier League não existam jogos fáceis.
Diogo Jota, Luis Díaz, Roberto Firmino e Arthur são baixas por lesão, ao passo que van Dijk e Arnold estão em dúvida. Ibrahima Konaté, finalista do Mundial 2022 com a seleção francesa, ainda não está de regresso a Anfield.
Onze provável: Alisson, Arnold, Matip, van Dijk, Robertson, Fabinho, Henderson, Thiago, Salah, Fábio Carvalho, Darwin
Dica de Prognóstico
O Liverpool levou a melhor diante do Aston Villa nas últimas quatro ocasiões em que estes dois emblemas mediram forças. Os “Villans” subiram de produção com a chegada de Unai Emery, ao passo que os “Reds” se viram privados de vários jogadores durante o Mundial 2022 e têm alguns elementos importantes de fora. Perspetiva-se um desafio equilibrado em Villa Park.
Faça as suas Apostas com os melhores Bónus
[betclic]