Monaco – Reims (Ligue 1)
Numa partida integrada na calendarização da 1.ª jornada da Ligue 1 francesa, a equipa do Monaco recebe, no Stade Louis II, na manhã do próximo domingo, a visita do Stade de Reims. Depois de ter sido orientado por Roberto Moreno durante pouco mais que metade da última temporada, o conjunto monegasco é agora liderado pelo croata Niko Kovac, que aponta a uma campanha positiva, que permita sonhar com a qualificação para as competições europeias. Já o conjunto liderado por David Guion vem de uma época onde estava a fazer uma ótima campanha, até à interrupção, pelo que aponta novamente a um trajeto consistente na luta pela manutenção entre a elite do futebol francês em 2020/21.
Análise Monaco
Afetado por vários problemas dentro e fora de campo, o Monaco tem vindo a passar por uma situação complicada depois da época 2016/17, onde conseguiu superar todas as expectativas e sagrar-se campeão nacional, interrompendo a hegemonia do PSG que se arrasta pela última década. Na última edição da Ligue 1, que acabou por ser cancelada devido à pandemia do novo coronavírus, a equipa monegasca ocupava a 9.ª posição, com os mesmos 40 pontos do Montpellier, na altura da interrupção, em março passado. No defeso, o clube decidiu prescindir dos serviços do espanhol Roberto Moreno e apostar em Niko Kovac, que estava sem clube depois da experiência no comando do Bayern Munique.
Num mercado de transferências que tem sido marcado por poucas movimentações até ao momento, até pela situação pandémica que o mundo atravessa, o Monaco esteve pouco ativo. De registo, há apenas a destacar a saída de Glik para o Benevento, tendo a equipa do Monaco garantido a contratação de Axel Disasi, ao Reims, para o reforço do eixo da defesa. Em quatro jogos amigáveis realizados na última pré-época, o Monaco somou duas vitórias, um empate e uma derrota. Por esta ordem, venceu o Cercle Brugge (2-0), perdeu com o Standard Liège (2-1), empatou com o Eintracht Frankfurt (1-1) e bateu o AZ Alkmaar (2-0).
Onze provável: Lecomte – Aguilar, Disasi, Mukinanyi, Ballo-Toure, Fofana, Tchouameni, Golovin – Gelson Martins, Ben Yedder, Onyekuru
Análise Reims
A cumprir a terceira época consecutiva entre a elite do futebol francês, ou seja, a marcar presença na Ligue 1, a equipa do Stade de Reims aponta a uma campanha tranquila na luta pela manutenção, mas não deixa de sonhar com o acesso às competições europeias, até pelas prestações que conseguiu nas últimas duas épocas. Em 2019/20, o campeonato francês foi interrompido numa altura em que o conjunto liderado pelo técnico David Guion ocupava o 6.º lugar da classificação, com os mesmos 41 pontos do Nice (5.º), a oito da zona de apuramento para a Liga Europa.
Em relação a alterações ao plantel principal da equipa do Reims na última época, há três saídas importantes a registar: Hassane Kamara (23 jogos na época passada), Axel Disasi (utilizado em 27 partidas na última época) e o veterano Jacques-Alaixys Romao (21 utilizações em 19/20). Em sentido inverso, o clube garantiu o seu reforço por intermédio das contratações de Valon Berisha (ex-Lazio), Thibault De Smet (ex-Sint-Truiden) e Wout Faes (ex-Oostende). Em nove jogos realizados na pré-temporada 20/21, o Reims começou bem, com três vitórias e um empate, mas terminou mal, com registo de dois triunfos e três derrotas nos últimos cinco desafios. Fechou a pré-temporada com triunfo, por 3-1, contra os dinarmaqueses do Midtjylland.
Onze provável: Rajkovic – Foket, Faes, Abdelhamid, Konan – Chavalerin, Cassamã, Berisha – Cafaro, Dia, Zeneli
Dica de Prognóstico
A jogar em casa e numa altura em que as expectativas dos seus adeptos obrigam sempre a olhar para objetivos elevados, o Monaco procurará certamente estrear-se com uma vitória na nova edição da Ligue 1, depois de uma pré-época com resultados pouco convincentes, mas onde, diga-se em abono da verdade, esses pouco importam. A expectativa é, portanto, a de um jogo com ascendente do Monaco, perante um Reims mais expectante e a ver o que poderá fazer em transição ofensiva, aspeto onde foi bastante perigoso na última época. Desta forma, prevê-se um jogo disputado, ainda que cada equipa tenha o seu estilo e as suas armas, com várias oportunidades de golo para os dois lados. Perfila-se, portanto, como aposta de valor o investimento no mercado de ambas as equipas, cotado a 1.91 na Bet.pt.