Albânia – Itália (Mundial 2018)
Contas fechadas no grupo G de apuramento para o Mundial 2018. A uma jornada do fim, a seleção espanhola já garantiu o acesso direto à fase final ao vencer o grupo, enquanto a congénere italiana vai ter que disputar o “play-off”. Nesta derradeira ronda, a equipa transalpina desloca-se à Albânia meramente para cumprir calendário.
Depois da histórica presença na fase de grupos do Euro 2016, a seleção albanesa falhou o apuramento para o Mundial 2018, situação perfeitamente normal atendendo ao facto de ter integrado um grupo que também reunia as “super favoritas” seleções de Espanha e Itália. Ainda assim, os albaneses têm conseguido cumprir com as suas obrigações, chegando a esta última jornada à frente das restantes seleções que integram este grupo G: Israel, Macedónia e Liechtenstein.
Ao olharmos para o percurso da seleção albanesa nesta fase de qualificação, há apenas uma ocasião em que poderia ter feito mais: a receção a Israel, ocasião em que perdeu por três bolas a zero, resultado que também se justifica pelo facto de ter ficado reduzida a dez antes dos 20 minutos de jogo e mais tarde, antes da hora de jogo, a nove. Na segunda volta, o resultado foi corrigido com uma vitória precisamente pelos mesmos números em solo israelita. Antes de receber a equipa italiana, a seleção albanesa perdeu em Alicante com a Espanha por três bolas a zero.
Embora já não tenha nenhuma hipótese de apuramento para a fase final do Mundial 2018, a seleção albanesa defende o terceiro lugar do grupo nesta última jornada, sendo que tem apenas um ponto de vantagem face a Israel, seleção que recebe a já apurada Espanha.
Onze Provável: Berisha, Hysaj, Ajeti, Memolla, Balliu, Veseli, Tualant Xhaka, Memushaj, Kaçe, Grezda, Sadiku
Em jornada de confirmações, a seleção de Itália assegurou o apuramento para o “play-off” ao terminar o grupo G no segundo lugar. Conformada com esse mesmo destino desde a derrota por três bolas a zero em Espanha, a “squadra azzurra” nem sequer “perdeu o sono” na luta pelo segundo lugar, tal a diferença face à concorrência. À entrada para esta última jornada, apresenta uma vantagem de sete pontos em relação à Albânia, adversária mais próxima em termos classificativos.
O seleccionador Giampiero Ventura está a aproveitar esta dupla jornada para testar novas soluções e levar a jogo atletas que não tiveram tantos minutos ao longo da fase de qualificação. É natural que a tendência se mantenha nesta deslocação à Albânia, até porque o jogo serve para pouco mais que cumprir calendário. A equipa italiana voltará à máxima força na próxima ocasião em que se reunir, no caso para a disputar do derradeiro “play-off” de acesso ao Mundial 2018. Ainda assim, jogue quem jogar, a Itália tem condições para vencer na Albânia.
Onze Provável: Buffon, Darmian, Bonucci, Barzagli, Chiellini, Zappacosta, Gagliardini, Parolo, Verdi, Insigne, Immobile
Albaneses e italianos entram em cena sem pressão. Esta última jornada é a ocasião ideal para a seleção da Albânia conseguir tirar pontos a uma das duas primeiras colocados do grupo.