Itália – Albânia (Mundial 2018)
Em jogo a contar para o Grupo G da corrida europeia para o Mundial de 2018, o Estádio Renzo Barbera, em Palermo, receberá o encontro entre Itália e Albânia. Este grupo estará sempre bastante inclinado para os dois grandes favoritos a ocuparem os lugares de topo, Espanha e Itália, mas também com a responsabilidade de não poderem perder pontos em qualquer circunstância frente a equipas que apresentam qualidades para lhes disputar os encontros, como será o caso de Israel e Albânia. Por isso mesmo, a Squadra Azzurra tem aqui um jogo de enorme exigência, frente a uma equipa que deu boa conta de si no passado Euro 2016.
A derrota da Itália nos quartos-de-final do Euro 2016 pareceu, no momento, uma perde de oportunidade de aproveitar o fantástico trabalho de Antonio Conte à frente do conjunto transalpino. Seria difícil imaginar que, depois de um técnico que coloca tanta intensidade na sua dedicação ao trabalho, fosse possível chegar mais longe. Mas, esse é o desafio que tem em mãos Gian Piero Ventura e, até ao momento, vai conseguindo cumprir em termos exibicionais e, ao mesmo tempo, ultrapassando os desafios em termos de resultados. O grupo da Fase de Qualificação para o Mundial 2018 é uma enorme armadilha, porque coloca os italianos perante a todo-poderosa Espanha, mas também frente a equipas com ambições de crescimento como a Albânia. Depois de vencer em Israel e empatar, em casa, com a Espanha, é obrigatório não ceder pontos frente aos albaneses. Bernardeschi e Gabbiadini, lesionados, são ausências, tais como Marchisio e Zaza, que também ficaram de fora da chamada do treinador italiano.
Onze Provável: Buffon – Barzagli, Bonucci, Romagnoli – Candreva, Verratti, De Rossi, Parolo, De Sciglio – Belotti, Immobile.
A Albânia tocou a glória ao chegar ao Euro 2016, mas já viveu um dia muito mau, na ressaca dessa competição, que deixa esta equipa com um pé de fora do próximo Mundial. Sendo óbvio que este grupo apresentava dificuldades quase insuperáveis, depois de vitórias perante Macedónia e Liechstenstein, naturais e esperadas, a derrota com a Espanha, por 0-2, em casa, também veio sem surpresa. No entanto, a recepção a Israel borrou, por completo, a pintura, com os albaneses a saírem goleados por 0-3. Esse resultado retira praticamente todas as esperanças da Albânia ainda sonhar com o Mundial, restando-lhe o papel de passageiro inconveniente na luta que deverá incluir pouco mais de Espanha e Itália (com Israel a correr por fora). Gianni De Biasi, agora com dupla nacionalidade, volta a defrontar a equipa do seu país natal, não podendo contar com os suspensos Etrit Berisha e Berat Djimsiti, bem como o lesionado Mergim Mavraj. Por opção, Ermir Lenjani, Shkelzen Gashi e Edgar Çani também serão ausências.
Onze Provável: Alban Hoxha – Hysaj, Ajeti, Veseli, Agolli – Memushaj, Kukeli, Xhaqa – Roshi, Balaj, Llullaku.
As duas seleções apenas se encontraram por uma vez, numa partida amigável disputada em 2014, com a Itália a vencer por 1-0.
Com a pressão por inteiro do lado dos italianos, a Albânia terá aqui uma boa oportunidade que não foi acaso a sua presença no último Europeu.