À passagem da 10ª jornada da Bundesliga, a monotonia habitual que o Bayern de Munique ofereceu à Bundesliga nos últimos, ao correr praticamente sem oposição na luta pelo título, parece ter chegado ao fim este fim-de-semana por um intruso improvável, o recém-promovido Leipzig.

Leipzig iguala Bayern de Munique no topo

Na sua estreia na Bundesliga, Leipzig alcança o primeiro lugar.

Na sua estreia na Bundesliga, Leipzig alcança o primeiro lugar.

Criado em 2009, ano em que se estreou no 5º escalão de futebol alemão, esta equipa patrocinada pela famosa marca de bebidas energéticas, Red Bull, falhou apenas em subir de divisão em três épocas, tendo assim se estreado este ano no mais alto nível competitivo alemão, a Bundesliga. Este fim-de-semana, os Touros venceram na recepção ao Mainz, aproveitando o empate do Bayern de Munique e igualando-o no 1º lugar, os dois com 24 pontos, com o actual campeão em título a apenas estar em 1º lugar graças à diferença de golos. Esta equipa às ordens de Ralf Rangnick reacendeu então o interesse pelo título alemão, tornando-se, neste momento, um candidato que evidencia mais favoritismo à sucessão do Bayern que os habituais candidatos, Borussia Dortmund, Schalke ou Bayer Leverkusen.

E claro que Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, investiu muito dinheiro na equipa, embora tenha adoptado uma estratégia diferente em relação a outros clubes, noutros países, patrocinados pela marca. Desta vez, esta equipa do Leste da Alemanha não gastou fortunas em craques de renome, contratando em primeiro lugar um director técnico com vasta experiência no futebol alemão, Ralf Rangnick, e apostaram em jovens talentos, com a média de idades da equipa a ser ligeiramente abaixo dos 24 anos.

Os Touros contam então com 24 pontos, graças a 7 vitórias e 3 empates, com parciais de 20 golos marcados e 7 golos sofridos, apenas 4 golos marcados a menos, e 1 golo sofrido a mais, que o Bayern de Munique, contando ambos com 4 pontos de vantagem sobre o 3º e 4º classificados, Hoffenheim e Hertha Berlim, respectivamente. Começa então a ser criada uma certa ansiedade pelo dia 21 de Dezembro, onde o Bayern de Munique e este Leipzig irão finalmente medir forças, na Allianz Arena, para a 16ª jornada da Bundesliga.

Bávaros voltam a escorregar

Infelicidade de Zuber

Infelicidade de Steven Zuber dá o único golo da partida ao Bayern de Munique.

A 10ª jornada fez o Bayern de Munique voltar a tropeçar, desta vez em casa, diante do Hoffenheim, com o jogo a terminar em igualdade por 1-1. Este não é de todo o mesmo Gigante da Baviera que vimos a dominar a Bundesliga nos últimos anos, que corria na liderança da prova sem oposição. Ainda assim, demonstra uma grande superioridade sobre as outras equipas que disputam o campeonato alemão. É um facto que os Bávaros têm que lidar com a Liga dos Campeões para além dos respectivos compromissos caseiros, daí ser compreensível que cometam alguns deslizes na Bundesliga.

Contudo, e sem querer tirar mérito às outras equipas, o que não é normal é o facto da equipa da Baviera chegar ao fim dos 90 minutos sem conseguir marcar um único golo. O golo da igualdade diante do Hoffenheim deve-se a uma infelicidade de Steven Zuber, que quando tentava cortar um cruzamento de Douglas Costa, acabou por colocar a bola dentro da sua própria baliza. O Bayern de Munique tem assim companhia na liderança do campeonato alemão, com o Leipzig bem ao seu lado na corrida pelo título, ambos com 24 pontos.

Hoffenheim e Hertha Berlim discutem 3º lugar

sdfsdf

Salomon Kalou faz hat-trick na vitória do Hertha Berlim, que alcança o 4º lugar na tabela.

A Bundesliga está mais equilibrada que o habitual, havendo agora uma diferença de apenas 4 pontos entre o líder Bayern de Munique e o 3º e 4º classificados, Hoffenheim e Hertha Berlim. Nesta 10ª jornada do campeonato alemão, os pupilos de Julian Nagelsmann, já apelidado por muitos de Baby Mourinho, com apenas 29 anos, conseguiu travar o poderoso Bayern de Munique na Allianz Arena com um empate por 1-1, chegando mesmo a estar em vantagem no marcador logo aos 16 minutos, com Kerem Demirbay a responder de forma perfeita ao passe de Nadiem Amiri, colocando a bola no canto superior esquerdo da baliza de Manuel Neuer, não deixando hipótese ao guardião alemão.

Contudo, o Hoffe teve a infelicidade de empatar com um auto-golo de Steven Zuber, deixando o jogo chegar ao fim sem conseguir marcar mais nenhum golo. Apesar deste empate ter permitido que o Hertha Berlim, que derrotou na 9ª jornada, se colocasse em 4º lugar com os mesmos 20 pontos, este é um grande resultado para o Hoffenheim, que vê agora o 1º lugar apenas a 4 pontos.

Já o Hertha Berlim recuperou da derrota sofrida às mãos do Hoffenheim na última jornada da Bundesliga e venceu na recepção ao Borussia M’Gladbach. Este foi mais um jogo onde o Hertha Berlim voltou a demonstrar a sua ambição no campeonato alemão, continuando a lutar para chegar ao primeiro lugar, embora seja um pouco impossível conseguir tal feito, e garantir presença nas competições europeias. O encontro contra os Potros terminou 3-0, uma vitória com um sabor especial para o avançado Salomon Kalou, que marcou os três tentos da partida, naquele que foi apenas o 3º jogo que disputou esta temporada na Bundesliga.

Com este triunfo, a Velha Senhora subiu para 4º lugar, igualando o 3º classificado Hoffenheim com 20 pontos, e mantendo uma vantagem de 2 pontos sobre o Borussia Dortmund, FC Koln e Frankfurt, 5º, 6º e 7º classificados, respectivamente.

Outras curtas da jornada

  • Bayer Leverkusen volta a vencer, triunfando na recepção ao Darmstadt por 3-2. As duas últimas vitórias na Bundesliga, e a vitória sobre o Tottenham na Liga dos Campeões, fazem-no alcançar assim a sua melhor forma esta temporada.
  • Borussia Dortmund goleia em casa do Hamburgo por 2-5, com Poker do ponta de lança Aubameyang, que agora é o melhor marcador da prova, com os mesmos 11 golos que Modeste, do FC Koln.
  • Wolfsburg soma a segunda vitória do campeonato, escapando à zona de relegação, triunfando por 0-3 em casa do Friburgo.
  • Schalke mantém registo de invencibilidade ao triunfar por 3-1 na recepção ao Werder Bremen.

Boas Apostas!