Freiburg – RB Leipzig (Bundesliga)
O duelo entre Freiburg e RB Leipzig promete ser um dos “pratos fortes” da jornada 9 da Bundesliga 2019/20. O Freiburg iniciou bem a respetiva campanha e promete complicar a vida aos “búfalos”, talhados para competir na Liga dos Campeões.
Os 14 pontos conquistados nas primeiras oito jornadas colocam o Freiburg em lugar de acesso ás competições europeias da próxima temporada, mas os objetivos da equipa são bem mais modestos. O primeiro encontro pós-pausa para compromissos de seleções não terminou da melhor forma para o Freiburg, derrotado em Berlim pelo Union por duas bolas a zero, resultado que pôs fim a uma sequência de quatro jogos sem perder. À procura de responder ao desaire averbado na capital, o Freiburg não terá tarefa fácil atendendo à qualidade do adversário.
Em casa, os desempenhos do Freiburg não têm sido particularmente auspiciosos – dos 14 pontos que soma por esta altura, cinco foram alcançados a jogar em casa, ao vencer o penúltimo Mainz (3-0) e empatar com Augsburg (1-1) e Borussia Dortmund (2-2).
Sem tirar mérito à equipa do Freiburg que já leva inclusive três vitórias fora de portas, a verdade é que, olhando para o calendário da equipa, notamos que, exceção feita ao Dortmund e ao Hoffenheim, todos os adversários do Freiburg ocupam os últimos lugares da tabela.
Schwolow, habitual titular na baliza do Freiburg, é baixa confirmada para este desafio devido a lesão, assim como Kubler.
Onze Provável: Flekken, Lienhart, Heintz, Koch, Frantz, Hofler, Schmid, Gunter, Holer, Haberer, Waldschmidt
Candidato aos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões, foi precisamente em contexto de “liga milionária” que o RB Leipzig conseguiu regressar às vitórias na última semana, ao receber e bater o Zenit de São Petersburgo por duas bolas a uma, resultado que valeu a ascensão à liderança do grupo G com seis pontos, partilhado com Zenit, Lyon e Benfica. A reviravolta frente ao Zenit (2-1) permitiu ao RB Leipzig colocar um ponto final numa série de quatro jogos sem vencer com duas derrotas às mãos de Schalke (1-3) e Lyon (0-2) e outros tantos empates, no caso, frente ao Bayer Leverkusen (1-1) e ao Wolfsburg (1-1). Na antecâmara deste jogo com o Freiburg, apenas três dias depois do desgastante embate com o Zenit, o desgaste acumulado tem que ser um factor colocado na balança. Ainda assim, o técnico Julian Nagelsmann não deverá promover alterações significativas na equipa, optando por levar a jogo os habituais titualres.
O registo de 16 golos marcados em oito jogo que o RB Leizpig apresenta por estes dias é apenas superado pelos de Bayern de Munique o Borussia Dortmund. Os “búfalos” marcaram em todos os jogos que disputaram na Bundesliga até então, situação normal atendendo à imensa qualidade que este Leipzig reúne na frente de ataque.
Onze Provável: Gulácsi, Mukiele, Orban, Upamecano, Klostermann, Laimer, Demme, Nkunku, Sabitzer, Poulsen, Werner
Adivinha-se um encontro com ocasiões de parte a parte. Com o perigo a rondar constantemente ambas as balizas, é expectável que a “linha” de cantos abaixo descrita seja facilmente batida.