Fluminense – Flamengo (Campeonato Carioca)
A quinta jornada do campeonato Carioca brinda-nos com um dos principais clássicos do futebol brasileiro. Fluminense e Flamengo, eternos rivais e candidatos à conquista do estadual, defrontam-se este domingo. O encontro realizar-se-á no Mané Garrincha, em Brasília, dado que o Maracanã está indisponível. O facto de não poderem jogar no principal palco do futebol carioca tem feito com que a equipa se prestem a viagens desgastantes. Ainda que um “clássico” inserido na primeira fase do estadual não tenha tanto impacto quanto no Brasileirão, um “Fla-Flu” é sempre um “Fla-Flu”.
O Fluminense está na quarta posição do grupo A do campeonato Carioca. Conquistou sete pontos em 12 possíveis até à data – perdeu na jornada inaugural com o Volta Redonda e cedeu um ponto frente ao Madureira na terceira. O último encontro disputado pelo “Flu” insere-se na Primeira Liga Brasil, competição que decorre em paralelo com os campeonatos estaduais. Defrontou a equipa do Cruzeiro, em Belo Horizonte, com vitórias por quatro bolas a três. Diego Souza brilhou ao apontar um “hat-trick”.
A principal novidade em relação ao último encontro disputado pelo Fluminense prende-se com a possibilidade de Fred regressar ao onze titular. Eduardo Baptista deverá optar por colocar o internacional brasileiro no centro do ataque do Fluminense. É uma equipa que privilegia um estilo de jogo ofensivo e deverá conseguir marcar neste encontro.
O “Flu” tem sido uma equipa bastante produtiva do ponto de vista ofensivo, tanto que conseguiu apontar oito golos nos dois últimos jogos que disputou. A última partida para o estadual teve lugar diante do Tigre-RJ, formação que o Fluminense venceu por um placard esclarecedor: 4-0.
Onze Provável: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Marlon e Giovanni; Cícero, Pierre e Diego Souza; Marcos Junior, Gustavo Scarpa e Fred.
O Flamengo não menospreza a participação neste “clássico” do futebol carioca e, ao que tudo indica, Muricy Ramalho prepara-se para levar a jogo as principais unidades. O técnico deixou claro que fará alinhar a equipa principal na partida mas fará uma gestão do esforço no encontro diante do Cabofriense. Juan e Emerson Sheik, atletas que estavam em duvida para a partida, treinaram sem limitações.
Em jogos oficiais, o “Fla” venceu quatro jogos oficiais, empatou um e perdeu outro. Triunfo frente a Atlético Mineiro (0-2) e América Mineiro (1-0) para a Primeira Liga Brasil e derrotou Macaé (0-2) e Portuguesa RJ (0-5) para o campeonato Carioca. Empatou com o Boavista-RJ (1-1) e cedeu na deslocação a casa do Vasco da Gama (1-0). Curioso verificar que o Flamengo não sofreu qualquer golo nos jogos que venceu e só consentiu dois ao cabo de seis encontros. Em relação ao Fluminense, adversário neste encontro, o “Mengão” tem sido mais eficiente e consistente do ponto de vista defensivo, tal como os números expressam.
Onze Provável: Paulo Victor, Rodinei, Wallace, Juan, Jorge, Márcio Araújo, Willian Arão Mancuello, Cirino, Emerson, Paolo Guerrero
Encontro equilibrado em perspetiva. Como bom “clássico” que é, o desfecho do “Fla-Flu” é imprevisível, ainda para mais tendo em conta que estamos numa fase prematura da temporada. É difícil definir uma favorito à conquista dos três pontos, tendo em conta que são duas equipas com valor semelhante que se apresentarão na máxima força.