Ferencvaros – Ludogorets Razgrad (Liga dos Campeões)
O Ferencváros, atual detentor do título húngaro, mede forças com o Ludogorets Razgrad da Bulgária. O primeiro encontro desta pré-eliminatória da Liga dos Campeões vai ter lugar na Groupama Arena, em Budapeste.
A prestação europeia do Ferencváros na temporada 2018/19 ficou muito aquém das expectativas dado que o clube da capital húngara caiu de forma precoce na fase preliminar da Liga Europa, mas a situação foi diferente nas provas domésticas. O conjunto de Budapeste terminou o campeonato na liderança com 74 pontos, mais 13 que o MOL Vidi e os melhores registos tanto em termos ofensivos (72 golos marcados) – média superior a dois golos marcados/jogo – e 27 tentos encaixados. Para além disso, O italiano Davide Lanzafame, ex-Budapest Honvéd, foi o melhor marcador da competição.
A última experiência do Ferencváros na fase preliminar da Liga dos Campeões remonta à época 2016/17. Nessa ocasião, os húngaros ficaram pelo caminho diante do Partizani Tirana da Albânia, caindo na decisão através da marcação de grandes penalidades.
A primeira mão do duelo com o Ludogorets vai corresponder ao primeiro encontro oficial da temporada para o Ferencvários, conjunto que no final do mês passado saiu derrotado do embate com os brasileiros do Bragantino por duas bolas a uma. De resto, a equipa de Budapeste não vai ter competição entre os dois jogos da eliminatória, dado que o início do campeonato húngaro está agendado apenas para 3 de agosto.
Onze provável: Dibusz, Botka, Leandro, Frimpong, Civic, Kharatin, Skvara, Lovrencsics, Sigér, Rui Pedro, Lanzafame
O Ludogorets Razgrad iniciou a época da melhor forma possível ao vencer o Loko Plovdiv na Supertaça. A formação treinada por Stoycho Stoev foi superior ao Loko ao longo de todo o desafio disputado no Vasil Levski National Stadium, dispôs de várias ocasiões claras para marcar e venceria por duas bolas sem resposta, golos apontados por Mavis Tchibota e Jody Lukoki.
Para marcar presença na Supertaça, o Ludogorets venceu o campeonato local, triunfo que alcançou com apenas um pontoi de avanço em relação ao CSKA Sofia. De resto, o Ludogorets já na época passada tinha disputado a fase preliminar da Liga dos Campeões, acabando por cair na Liga Europa – a prestação terminaria na fase de grupos.
O Ludogorets tem dominado o futebol búlgaro ao longo dos últimos anos, beneficiando da maior capacidade aquisitiva em comparação com a generalidade dos adversários. A participação constante nas provas europeias está naturalmente relacionada com isso, até porque a equipa de Razgrad já chegou mesmo a marcar presença na fase de grupos da Liga dos Campeões nos últimos anos.
Entre os dois embates com o Ferencváros, o Ludogorets terá pela frente o Tsarko Selo, em encontro agendado para o próximo sábado, dia 13.
Onze provável: Iliev, Cicinho, Grigore, Nedyalkov, Ikoko, Dyakov, Goralski, Marcelinho, Lukoki, Tchibota, Keseru
O Ludogorets é o grande favorito ao acesso à próxima fase, mas o Ferencváros poderá ter uma palavra a dizer nesta primeira mão, em Budapeste. Mais do que no mercado de 1×2, o melhor será optar por cenários relacionados com golos e ambas as equipas deverão conseguir marcar nesta primeira mão.