Após uma offseason mais animada para uns do que para outros, iremos fazer o lançamento da nova temporada da NBA com a análise Equipa a Equipa de tudo aquilo que você precisa de saber.  Todos os dias, durante o próximo mês, começando na que teve o pior recorde da época 2015-16 e acabando nos Golden State Warriors de Stephen Curry e companhia, o melhor conjunto da fase regular, mas que ainda assim acabaria por perder o título, de forma dramática, para os Cleveland Cavaliers de LeBron James e Kyrie Irving, naquela que foi uma conquista inédita para a franquia do estado de Ohio.

philadelphia 76ers

Os Philadelphia 76ers entram na nova season com o objectivo de limpar a pálida imagem deixada não só no último ano, como também nos anos anteriores. Longe vão os tempos das conquistas dos seus três campeonatos (em 1955, ainda com o nome Syracuse Nationals, e em 1967 e 1983, já com o nome actual) e das formações com grandes estrelas da história do jogo como Allen Iverson, Moses Malone, Julios Erving, Wilt Chamberlain, entre outros. Agora, com um roster bem mais frágil, foi à procura de soluções para juntar a Ben Simmons, escolha número 1 do Draft, a “prenda” destinada à franquia com pior recorde.

Registo em 2015/2016

 10-72

A equipa de Philadelphia somou a sua terceira temporada consecutiva sem conseguir atingir as 20 vitórias na fase regular e voltou a falhar o acesso aos playoffs onde não está presente desde 2011-2012. Conseguir ganhar 20 partidas não dará com toda a certeza o passaporte para estar entre os grandes, mas significaria um crescimento importante para o franchise que ano após ano não tem capacidade para manter os hot prospects a que tem direito fruto dos maus resultados que averba.

Saídas

 Ish Smith e Isaiah Canaan

Poucos foram os jogadores que deixaram o estado da Pensilvânia para trás, mas podemos considerá-las saídas significativas. Ish Smith, que rumou para os Detroit Pistons, tinha realizado 30 jogos (todos no 5 inicial) com números que o colocavam entre os melhores da equipa, enquanto Isaiah Canaan também foi dando o seu contributo, embora mais intermitente, antes de se mudar para Chicago onde irá representar os Bulls.

Entradas

Ben Simmons, Timothe Luwawu, Furkan Korkmaz, Dario Saric, Jerryd Bayless, Gerald Henderson, Brandon Paul e Sergio Rodriguez

O extremo Ben Simmons é o jogador que todos querem ver estrear na NBA. Não interessa se na posição que mais vezes desempenha ou se “inventado” como um base, possibilidade que vai dando conta a imprensa norte-americana. É, sem dúvida, a next big thing e é possível que passe a ser também o one man show dos Philadelphia 76ers. O croata Dario Saric também desperta curiosidade entre os fãs da competição, mas é Sergio Rodriguez, que tão bem conhecemos, que proveniente do Real Madrid volta à maior liga de basquetebol do mundo para tentar replicar a qualidade, aumentando a assiduidade, que mostrou nos New York Knicks.

A Figura

 Joel Embiid

Joel Embiid

Esta é das poucas fotografias do poste com a camisola do Sixers. Vestida numa sessão fotográfica quando chegou à franquia em 2014, nunca a chegou a usar oficialmente na NBA. Será a única figura do Equipa a Equipa sem provas dadas na competição que o justifiquem, mas a certeza de que sem lesões (finalmente, dois anos depois) tem todas as condições para dominar a área pintada como poucos e prova disso é a expectativa que vai gerando entre os apoiantes dos Philadelphia que já olham para ele (a par de Simmons) como o grande reforço do roster… mesmo que não o seja. A sua disponibilidade (ou falta dela) será decisiva para as aspirações do treinador Brett Brown.

Veredicto 

Os Sixers deverão melhorar o seu registo em 2016-2017.

A seguir: Los Angeles Lakers

Iremos traçar o perfil a um dos históricos da NBA, após a saída de Kobe Bryant.