A 30ª jornada da Liga BBVA está marcada pela presença de Barcelona, Real Madrid e Málaga na Liga dos Campeões, já que todos os três terão jogos decisivos durante a próxima semana. A forma como essas equipas se comportarão nos respetivos desafios pode, no entanto, vir a mexer com as contas da tabela classificativa.

Depois dos empates, esperar o quê?

Cesc Fabregas Barcelona

Fabregas fará o papel de Messi frente ao Mallorca

Barcelona e Real Madrid permitiram empates, na jornada passada, que acabaram por alimentar duas equipas que estão na luta pela despromoção. Esta semana, será o Mallorca a procurar ter a sorte de somar pontos em Barcelona. A equipa catalã encontra-se fragilizada, com Messi e Mascherano lesionados e Tito Vilanova a promover a rotação do seu plantel, sobretudo depois de o 2-2 em Paris ter deixado tudo por resolver na eliminatória da Liga dos Campeões. Nas Baleares, o Mallorca foi derrotado pelo Deportivo, que está em ascensão, sendo muito provável que uma nova derrota neste fim-de-semana signifique uma caída no último lugar da tabela.

O Real Madrid joga em casa frente ao Levante, que depois de três empates consecutivos logrou regressar às vitórias na passada semana. Com esses três pontos, a equipa valenciana espera poder conseguir voltar a aproximar-se da luta europeia, tentando repetir o sucesso da época passada. Para tal, terá que somar pontos em campos mais difíceis, e com o Real Madrid em gestão para o jogo da Turquia, a oportunidade espreita. Apenas uma vez na sua história, no ano de 2007, o Levante conseguiu sair vencedor do Santiago Bernabéu. Será que este ano repete a façanha?

Das três equipas espanholas que seguem na Liga dos Campeões, o Málaga é quem terá missão mais difícil neste fim-de-semana. A jogar em San Sebastián, frente à Real Sociedad, os malaguenhos confrontam-se com um adversário direto na manutenção de um lugar na principal prova do futebol europeu. No entanto, Manuel Pellegrini não deverá hesitar em fazer descansar algumas das suas principais pedras, tendo em vista o jogo de Dortmund, onde será possível que garanta o apuramento para as meias-finais. O Real Sociedad tentará utilizar estes condicionalismos a seu favor, aproveitando para somar três importantes pontos na corrida por um muito desejado 4º lugar da Liga BBVA.

De olho na Liga Europa

Jonas Valencia

6 golos em 6 jogos tornam Jonas um perigo à solta

Outros importantes jogos centram o foco no apuramento para a Liga Europa. O Valência somou um ponto na passada semana, na viagem ao Vicente Calderón, recebendo agora o Valladolid, equipa que vai fazendo uma Liga sossegada na segunda metade da tabela. Para os valencianos, é essencial um apuramento para as competições europeias e, perante uma malha cada vez mais apertada, estão obrigados a somar os três pontos.

O Bétis arrefeceu a sua candidatura com um empate em casa, com o Getafe, a suceder-se à derrota em Valência. Numa curta deslocação até Granada, os béticos terão que encontrar o caminho de volta para as vitórias. A vida dos granadinos não está fácil, com a proximidade à linha de água, daí que assistiremos a um jogo de nervos a equipas com objetivos diferentes, mas uma necessidade de pontos bem semelhante.

Logo a seguir na tabela, o Getafe vive um momento diametralmente oposto ao dos sevilhanos. O ponto conquistado frente ao Bétis confirmou uma excelente série da equipa dos arredores de Madrid, que agora receberá no seu estádio um dos fortes rivais da capital, o Atlético de Madrid. O conjunto orientado por Luís García tentará aproveitar um momento menos intenso da época do Atlético, que já cumpriu os seus objetivos na Liga BBVA e parece ter entrado em modo de gestão. Será isso que Diego Simeone quererá desmentir nesta deslocação. Se o conseguirá é uma questão já bem diferente.

E ainda…

O Deportivo recebe o Saragoça e pode somar a sua terceira vitória consecutiva frente a adversários diretos pela manutenção. Era a lufada de ar fresco que o conjunto de Fernando Vázquez precisava – encontrar equipas do seu nível para fazer renascer no espírito do seu grupo a esperança da manutenção. O Saragoça, por seu lado, vai em sentido inverso, mas o ponto somado frente ao Real poderá ser uma âncora para regressar às vitórias. Grande partida em perspetiva no Riazor.

Boas apostas!