A pergunta não é apenas retórica, até porque na noite passada, começou a acontecer. Os Oklahoma City Thunder venceram no primeiro encontro da final da Conferência Oeste da NBA e, depois de terem deixado os San Antonio Spurs para trás, sonham com a possibilidade de voltar a uma final onde ninguém os esperava.
Uma noite de menor acerto de Stephen Curry, ainda que Draymond Green e Klay Thompson se mostrassem à altura dos acontecimentos, abriu a porta para a possibilidade de vitória dos Thunder. Mas foi no ressalto que a equipa de Oklahoma escreveu a sua história, dominando totalmente o adversário e partindo daí para uma noite que, para já, virou a decisão no factor casa. Com Steven Adams e Serge Ibaka fortíssimos, a equipa dos Oklahoma Thunder voltou a ter em Russell Westbrook e Kevin Durant os seus decisores a nível ofensivo. Esta dupla não parece disposta a sair de Oklahoma sem conseguir um título e, talvez no ano em que menos esperavam isso, acredita agora consegui-lo.
Essa força surgiu durante a eliminatória frente aos San Antonio Spurs. Já tínhamos dito que o recorde histórico dos Golden State Warriors escondiam uma excelente temporada dos Spurs e a grande recuperação dos Thunder, mas nem nós antecipámos a vitória da equipa de Oklahoma City. A maior experiência e profundidade de plantel dos Spurs foi ultrapassada por um conjunto que se conhece muito bem, nas suas forças e nas suas fraquezas, focando-se no essencial a cada partida.
Os Golden State Warriors terão agora como preocupação não permitir nova vitória no seu pavilhão, que poderia deixá-los em posição muito complicada. Em busca de recuperar a vantagem inicial, Curry e companhia já sabem que terão que vencer, pelo menos uma vez, também no pavilhão do adversário. Os dados estão lançados para uma grande final.
A Este, tudo como esperado
Com os Cleveland Cavaliers a fecharem o assunto em apenas quatro jogos, foi mais de uma semana de descanso para LeBron e companhia até que os Toronto Raptors lhes fizessem companhia.
A qualidade e superioridade da equipa de Cleveland em mais uma eliminatória ficou bem vincada, mesmo que o último jogo tenha sido fechado com uma vitória por apenas um ponto. Foi rápido e indolor, lançando todas as suas atenções para uma final de Conferência onde os Cavaliers voltam a entrar como principais favoritos.
Os Toronto Raptors conseguiram resistir aos Miami Heat, que depois de quase ficarem de fora perante os Charlotte Hornets, acabaram por obrigar a equipa canadiana a horas extra. Mesmo que já tenham acontecido algumas surpresas nesta caminhada até à final da NBA 2016, a verdade é que não se vê grande espaço para que os Raptors consigam parar LeBron James e companhia.
O primeiro jogo da série disputa-se esta madrugada, em Cleveland, que beneficiará do factor casa para tentar começar a impor, desde já, o seu favoritismo. A dúvida parece ficar apenas em quem será o seu adversário. Se os esperados Golden State Warriors, se os surpreendentes Oklahoma City Thunder.