Tottenham – Manchester City e Liverpool – Chelsea compõem o programa de domingo na Premier League, dois jogos entre equipas bastante fortes e que poderão ser decisivos para definir melhor os lugares disponíveis para a Liga dos Campeões do próximo ano. Todas as equipas terão algo a ganhar, para lá dos três pontos.

O lado negro de Villas-Boas

A viver a sua segunda fase negra da época, o Tottenham de André Villas-Boas terá um decisivo teste este fim-de-semana, ao receber o Manchester City em White Hart Lane. A recuperação do Arsenal colocou em perigo a classificação dos Spurs para a Liga dos Campeões, podendo até cair para 6º lugar, caso perca frente aos ainda campeões nacionais. Isso poderá justificar a tomada de riscos por parte do técnico português. É óbvio que a falta de Bale, Defoe e Lennon fragilizou brutalmente a performance da sua equipa, pelo que haverá, no clube, uma corrida à recuperação destes atletas. Mesmo que não apareçam a 100%, a possibilidade de colocar em campo um fator de imprevisibilidade, logo aumentará as probabilidades de vitória do conjunto londrino.

roberto mancini

Roberto Mancini procura 5ª vitória seguida

Por outro lado, o Manchester City viveu uma semana de alegrias. Juntando ao apuramento para a final da Taça de Inglaterra, ainda viu o seu rival, United, perder pontos, pelo que a corrida pelo título ganha um inesperado interesse. Mesmo que pareça impossível que o City ainda venha a alcançar o primeiro lugar, o simples facto de atrasar a festa rival alivia a desilusão dos Citizens. Depois de ter batido o Wigan a meio da semana, não se espera que Roberto Mancini tire o pé do acelerador. Com uma série de quatro vitórias nas últimas semanas, a viagem a Londres pretende-se também vencedora.

O encontro de quem podia dar mais

É ideia comum pensar-se que Liverpool e Chelsea poderiam dar mais do que aquilo que vêm conseguindo na presente temporada. Isto torna-se especialmente evidente na equipa da cidade dos Beatles. Num conjunto onde brilham vários jogadores internacionais, atletas muito experientes e outros que prometem ainda ser estrelas de futuro, o 7º lugar sabe a pouco. Para além disso, o mais que provável afastamento das competições europeias do próximo ano cria uma enorme pressão sobre uma equipa técnica que não beneficiará de mais espaço para dúvidas. Sturridge, Suárez e Coutinho terão a missão de dar uma ideia daquilo que podem prometer já a pensar no próximo ano. Mas vencer o Chelsea é também a única forma de manter alguma ambição na presente temporada.

david luiz chelsea

David Luiz marcou um dos golos do ano

Rafael Benítez regressa a um lugar onde foi feliz, provavelmente o único onde pode voltar com a certeza de uma boa receção. Fá-lo depois de uma difícil derrota para a Taça de Inglaterra, onde ficou a apenas um jogo da final. Felizmente, para o Chelsea, o jogo em atraso disputado meio da semana serviu para recuperar dessa desilusão, recuperando o seu 3º lugar na Premier League. David Luiz e John Terry transformaram-se em goleadores e, perante a possibilidade de poder voltar a contar com Ashley Cole e Gary Cahill, o Chelsea apresentar-se forte para o que falta na temporada, onde para além de garantir um lugar no pódio da liga, esperará ainda alcançar o sucesso na Europa. Em Liverpool, a equipa tentará somar três pontos muito importantes, frente a um adversário que pode tornar bem difícil esse objetivo. Em caso de vitória, no entanto, a confiança dos Blues sairá bastante recompensada.

E ainda…

O Everton mostrou as suas capacidades alcançando um empate frente ao Arsenal e visita agora o Sunderland com a possibilidade de apanhar o Tottenham na classificação. Para o conjunto de Liverpool, contra todas as expetativas, a Liga dos Campeões ainda é uma possibilidade.

O Manchester United só jogará na segunda-feira à noite, sabendo já do resultado do seu perseguidor. Frente ao Aston Villa, só resta uma opção para o conjunto de Alex Ferguson. Continuar a ganhar para confirmar o título o mais depressa possível. Para a equipa de Birmingham, continua a luta semanal por pontos que os façam fugir da despromoção.

Na questão da manutenção, o jogo mais importante é o que opõe o Queens Park Rangers ao Stoke City. Se para os londrinos a sobrevivência já depende de um quase milagre, para o Stoke, vencer este fim-de-semana surge como essencial para não ficar ao alcance dos seus perseguidores. O Wigan também viaja até Londres, para defrontar o West Ham, e tudo fará para juntar pontos à sua mala de viagem.

Boas apostas!