Dijon – Marselha (Ligue 1)
A 17ª jornada da Ligue 1 abre com um encontro entre o Dijon e o Marselha, partida interessante entre duas equipas que esperam conseguir escapar à segunda metade da tabela, ainda que tenham estruturas bastante diferentes. O Marselha está no seu processo de normalização, com o novo dono a preparar mudanças profundas naquilo que tem sido a equipa num passado recente. O Dijon espera poder permanecer mais tempo, neste regresso à Ligue 1, e depois de ter somado dois empates, espera continuar a pontuar perante o seu público.
Mesmo estando sem vencer há seis encontros, o Dijon mostrou na passada semana, quando recebeu o AS Monaco, o tipo de experiência que pode esperar quem visita o seu estádio. Mesmo tendo ficado em desvantagem, a equipa do Dijon nunca perdeu a sua organização e encontrou forças para, na segunda parte, beneficiar de uma certa lentidão de processos do seu adversário para chegar ao golo e roubar um ponto. Em Caen, no fim-de-semana, somou novo empate, desta feita com mais golos. Ao intervalo perdia por 3-1, jogando com menos um elemento, mas uma vez mais, na segunda parte, conseguiu recuperar da desvantagem Será essa experiência recente que o técnico do Dijon quererá fazer perdurar, até para conseguir manter um fluxo de pontos que o mantenha longe dos lugares da despromoção. Bouka Moutou, que viu o cartão vermelho em Caen, estará ausente das contas para este jogo, tal como os lesionados Marvin Martin e Florent Balmont. O Marselha, esse, está avisado.
Onze Provável: Reynet – Lang, Varrault, Loties – Chafik, Marié, Abeid, Lees-Melou, Bernard – Tavares, Diony.
A inconstância do Marselha mantém-se como imagem de marca da equipa, ainda que vá conseguindo, ao mesmo tempo, escapar-se da segunda metade da tabela. É agora o 10º classificado da Ligue 1, olhando e apostando, claro está, em encontrar organização para, compensada com a chegada de alguns reforços, lançar-se a uma posição mais próximo da qualificação europeia. Os últimos resultados vão demonstrando, no entanto, que haverá ainda muito trabalho a realizar por este conjunto. Depois de perder em Montpellier, o Marselha venceu em casa, perante o Caen, para ser goleado na visita ao vizinho Monaco. Depois, um empate em Saint-Étienne, num jogo em que se mediram concorrências europeias, para nova vitória, esta confortável, na receção ao Nancy. Sol e sombra num percurso de alguma incerteza, que vai também pesando como responsabilidade sobre os ombros dos homens de Rudi Garcia, que sabem bem que o seu percurso estará marcado pela necessidade de abrir espaço para reforços. Ou seja, neste momento, para além de se jogar pela equipa, joga-se também pela manutenção da titularidade a nível individual. Abou Diaby, Henri Bedimo e Rémy Cabella, lesionados, não entram nas opções do técnico.
Onze Provável: Pelé – Sakai, Fanni, Rolando, Hubocan – Lopez, Vainqueur, Anguissa – Thauvin, Gomis, N’Jie.
Este será apenas o terceiro encontro da história entre as duas equipas. Quando se cruzaram, na passagem do Dijon pela Ligue 1 em 2011/12, ambas conseguiram vencer fora.
Trata-se de um jogo sem favoritos à vitória. O Marselha verá testada a sua capacidade para conseguir vencer fora de casa, enquanto o Dijon vive um período de qualidade na forma como aborda adversários mais fortes, ainda que também sem conseguir vencer. Um empate em perspetiva?