Croácia – Suécia (Liga das Nações)
As seleções da Croácia e da Suécia têm confronto agendado para a tarde do próximo domingo, a decorrer no Stadion Maksimir, em Zagreb, a propósito da realização da 3.ª jornada da Liga das Nações da UEFA, onde ambas competem no Grupo 3 da Liga A, ao lado de Portugal e França. Os vice-campeões mundiais em título não têm feito uma boa campanha neste início da Liga das Nações, pelo que procurarão aqui somar os primeiros pontos e escapar ao último lugar da classificação. Um objetivo que coincide com o da seleção comandada por Jan Andersson, que, embora com exibições mais equilibradas, também ainda não conseguiu pontuar.
Análise Croácia
A seleção da Croácia chega a esta 3.ª jornada da Liga das Nações à procura de somar os primeiros pontos, depois de duas prestações muito pouco conseguidas nas duas primeiras rondas. Na 4.ª posição do quadro classificativo do Grupo 3 da divisão A, os croatas seguem, assim, com zero vitórias, zero empates e duas derrotas, onde marcaram três golos e sofreram já oito golos. À entrada para este confronto da 3.ª ronda, o objetivo será somar a primeira vitória, não só para sair da última posição da tabela, mas para tentar ainda ir a tempo de sonhar com a qualificação para os play-offs, discussão que, para já, parece confinada a Portugal e França.
Há pouco mais de um mês, a 5 de setembro, a Croácia saiu goleada da visita a Portugal, por 4-1, num jogo onde sentiu muitas dificuldades e onde não pode contar com algumas das suas principais figuras. Na 2.ª jornada, nova derrota, desta feita contra a França e novamente com muitos golos sofridos (4-2). Na passada quarta-feira, a seleção tecnicamente orientada por Zlato Dalic, que levou a Croácia à final do último Mundial, somou, finalmente, a primeira vitória no ano civil de 2020, ao vencer, num jogo de preparação, a Suíça, por 1-2.
Onze provável: Livakovic – Jedvaj, Lovren, Vida, Barisic – Brozovic, Modric – Brekalo, Pasalic, Perisic – Petkovic
Análise Suécia
Com um leque de alguns jogadores de grande qualidade e com um futuro promissor pela frente, a Suécia procura voltar a ganhar alguma força e expressão a nível internacional. Para já, na presente edição da Liga das Nações a seleção nórdica é a 3.ª classificada do Grupo 3 da Liga A, com zero pontos, tal como a Croácia, a seis de distância de Portugal e França. Com zero vitórias, zero empates e duas derrotas, o registo dos comandados pelo selecionador Jan Andersson exibe ainda um score de golos muito pouco conseguido: zero marcados e três sofridos.
No tiro de partida nesta Liga das Nações 2020/21, a Suécia recebeu a campeã mundial França, numa partida onde nem realizou uma má exibição, conseguiu dividir bem as despesas do jogo, mas saiu derrotada, por 0-1, fruto da curta eficácia na hora da finalização. À 2.ª jornada, os suecos voltaram a jogar em casa e tornaram a sair derrotados, agora frente a Portugal (0-2). Na última quinta-feira, a Suécia deslocou-se até Moscovo, onde acabou por bater a Rússia, por 1-2, num jogo de caráter particular, que serviu de preparação para os próximos compromissos oficiais.
Onze provável: Olsen – Lustig, Jansson, Lindelöf, Augustinsson – Forsberg, Olsson, Ekdal, Kulusevski – Berg, Isak
Dica de Prognóstico
Numa partida onde as duas seleções procurarão somar os primeiros três pontos nesta edição da Liga das Nações, não se prevê um claro domínio de nenhuma equipa sobre a outra. A Croácia pretenderá apagar a fraca imagem deixada nos jogos contra Portugal e França e terá aqui o seu primeiro jogo em casa, algo que poderá ajudar a turma de Dalic a ficar mais próxima da sua melhor versão. Ainda assim, defensivamente a Croácia tem sentido muitos problemas, o que deverá garantir à Suécia a criação de algumas oportunidades de golo, até porque a dinâmica ofensiva coletiva da seleção de Andersson – que conta com valores individuais de grande potencial, igualmente – é interessante. Pela expectativa de um jogo onde as duas equipas consigam vir a dispor de várias ocasiões de golo de parte a parte, a melhor aposta será o investimento no mercado de ambas as equipas marcam, cotado a 1.83 na Bet.pt.