Enquanto os Cleveland Cavaliers e os San Antonio Spurs passaram, sem problemas, na primeira ronda do playoff da NBA, os Golden State Warriors tiveram um enorme susto com a lesão de Stephen Curry – que não foi situação única neste capítulo. No entanto, ainda há eliminatórias por resolver, com os Charlotte Hornets a evidenciarem-se como a grande surpresa até ao momento.

O caminho mais fácil

LeBron a dominar

LeBron a dominar

A primeira ronda ajuda-nos a perceber duas coisas: quem se preparou melhor para a fase decisiva da prova e quem está em melhores condições para atacar o título. Duas equipas tornaram a sua vida fácil, por cumprirem com estes dois pontos e terem, também, uma clara vantagem de qualidade em relação ao seu adversário. Cleveland Cavaliers não encontrou qualquer dificuldade para ultrapassar os Detroit Pistons, enquanto os San Antonio Spurs também não permitiram veleidades aos Memphis Grizzlies.

Mas também os Oklahoma City Thunder mostraram superioridade ao bater os Dallas Mavericks por 4-1, sendo que a única vitória texana surgiu apenas por um ponto. Confirmou-se então a tendência da fase regular, de ter estes três conjuntos entre os favoritos à vitória. Os Golden State Warriors também venceram a sua série por 4-1, mas foram afetados por uma lesão que deixa muitos apreensivos.

A notícia que ninguém quer receber

Stephen Curry estará ausente duas semanas

Stephen Curry estará ausente duas semanas

O seu melhor jogador está lesionado. Para os Golden State Warriors, a ausência de Stephen Curry pode ser um fardo bem pesado. No entanto, nesta primeira ronda, o problema resolveu-se com um assumir da situação por Klay Thompson e companhia, mas também pelo facto dos Houston Rockets serem, defensivamente, uma equipa totalmente ausente do jogo.

Outra lesão que terá um peso, provavelmente maior, nesta fase da temporada, é a de Chris Paul, que deixa os LA Clippers sem a sua principal referência. A eliminatória está muito complicada, a pender para o lado dos Portland Trail Blazers, que precisam só mais de uma vitória para seguirem para a ronda seguinte.

Curiosamente, em caso de vitória, a equipa de Portland irá defrontar os Golden State Warriors, podendo acabar por ser a grande beneficiada das duas lesões que fizeram tremer a NBA até este momento.

Surpresa em Charlotte

Os Hornets levam, para já, o destaque de serem a grande surpresa, tendo vantagem na eliminatória frente aos Miami Heat. Se, por um lado, trata-se de um sexto classificado a bater o terceiro, por outro, devemos entender que as duas equipas terminaram a fase regular com o mesmo número de vitórias e derrotas, pelo que esse equilíbrio acaba por se prolongar no playoff, ainda que o conjunto de Miami entrasse com a vantagem de decidir em casa. Vantagem essa que pode ter desbaratado, entretanto. Ainda no Este, os Atlanta Hawks levam uma vantagem de 3-2 sobre os Boston Celtics, com a equipa verde a ter que vencer em casa para levar a eliminatória à negra.

Quem foi surpreendido mas consegui recuperar foram os Toronto Raptors, que perderam o primeiro jogo, em casa, frente a uns Indiana Pacers que confirmam a sua capacidade de serem uma equipa de playoff, brilhando nos momento de decisão, apesar de nem sempre serem um conjunto constante. Neste encontro e no dos Portland Trail Blazers – LA Clippers, residem em aberto duas outras possibilidades de surpresa já nesta primeira ronda.