Chelsea – West Bromwich Albion (Premier League)
O duelo com o Porto já está no horizonte, mas antes de viajar para Sevilha, o Chelsea de Tomas Tuchel mede forças com o West Bromwich Albion no encontro que inaugura a jornada 30 da Premier League 2020/21.
Análise Chelsea
A quatro dias de viajar com destino a Sevilha para enfrentar o Porto na primeira mão dos “quartos” da Liga dos Campeões 2020/21, o Chelsea de Thomas Tuchel participa no encontro que inaugura a ronda 30 da atual edição do campeonato inglês. Atualmente na quarta posição da pauta classificativa com 51 pontos conquistados em 29 jogos, a equipa londrina entra em cena enquanto grande favorita à conquista dos três pontos e empenhada em evitar um percalço idêntico ao da primeira volta diante deste mesmo adversário, altura em que ainda estava sob as ordens de Frank Lampard. Sob alçada de Thomas Tuchel, o Chelsea ainda não sabe o que é perder e seria surpreendente que a primeira derrota surgisse nesta receção ao West Brom. A expectativa é a de que os “Blues” conquistem os três pontos e somem a sua terceira vitória consecutiva, depois dos sucessos ante Atlético de Madrid (2-0) e Sheffield Unied (2-0). Ainda assim, há uma tendência que Tuchel procura contrariar: nos dois encontros da Premier League que antecederam os dois duelos com o Atlético, o Chelsea “deixou” pontos, primeiro ante o Southampton (1-1), depois diante do Leeds United (0-0). O treinador alemão poderá promover uma ou outra alteração, mas o Chelsea não deixa de ser amplamente favorito, sendo que falamos de uma equipa que não sofre golos há sete (!) encontros oficiais entre Premier League, FA Cup e Liga dos Campeões, registo verdadeiramente impressionante.
Jorginho, Hudson-Odoi, Thiago Silva, Abarham e Kanté estão a recuperar de lesões e poderão não ir a jogo aqui.
Onze provável: Mendy, Azpilicueta, Christensen, Rudiger, Hudson-Odoi, Alonso, Jorginho, Kovacic, Mount, Ziyech, Havertz
Análise West Bromwich
O West Bromwich Albion tem uma “montanha para escalar” nesta reta final da Premier League 2020/21. Os “Baggies” ocupam a penúltima posição da pauta classificativa com apenas 18 pontos conquistados em 29 jogos e estão dez pontos abaixo da linha de perigo. A cada ronda que passa, as esperanças relativas à permanência vão-se desvanecendo no The Hawthorns, até porque os baixos são mais que os altos e a equipa está longe de dar as melhores indicações. Com apenas uma vitória conquistada nos últimos dez encontros oficiais, o West Bromwich Albion possui o segundo ataque menos concretizador da Premier League com 20 golos marcados – não marca há três encontros oficiais – e apresenta a defesa mais batida da prova com 57 tentos consentidos.
Todos os pontos contam para os “Baggies” nesta luta pela permanência e é verdade que o encontro da primeira volta frente a este Chelsea terminou com um empate, mas custa a crer que esse cenário se repita. Ambas as equipas mudaram de treinador desde então, mas o Chelsea está claramente melhor e, pese embora a proximidade em relação ao jogo do Porto, também sabe que não pode perder terreno na luta pelas vagas que dão acesso à Liga dos Campeões da próxima época desportiva.
Gibbs não vai a jogo por estar a contas com uma lesão, Gallagher é baixa por estar contratualmente ligado ao Chelsea.
Onze provável: Johnstone, Furlong, Ajayi, Bartley, Towsend, Snodgrass, Phillips, Yokuslu, Maitland-Niles, Matheus Pereira, Diagne
Dica de Prognóstico
O Chelsea é indiscutivelmente favorito à conquista dos três pontos, mesmo que Tuchel opte por promover algumas alterações na equipa. Se mantiverem o nível exibicional apresentado antes da pausa para compromissos de seleções, os “Blues” têm tudo para levar a melhor sem problemas de maior.