Cagliari – AC Milan (Serie A)
A equipa de André Silva vai a casa do Cagliari esperando recolher os três pontos que a podem recolocar na metade superior da Serie A. Gennaro Gattuso teve alguma tempo mais para trabalhar com os jogadores e o AC Milan está sem perder há três jogos. Os Rosoblu têm três derrotas nos últimos quatro jogos mas depois de terem limitado o estrago da Juve à margem mínima podem sentir uma confiança renovada.
O Cagliari tem apenas um resultado positivo nos últimos quatro compromissos – foi vencer ao terreno da Atalanta (1-2) no final do ano – mas um ponto em doze possíveis empurrou a formação treinada por Diego López para o décimo sexto lugar da classificação, com vinte pontos em outras tantas jornadas, a cinco da zona de despromoção. Não é uma posição confortável e os Rossoblu querem começar a distanciar-se dela o quanto antes.
Mas nem tudo são más notícias, se olharmos com mais detalhe. Afinal de contas, ao defrontar a AS Roma (1-0), Fiorentina (0-1) e Juventus (0-1) os desaires seriam compreensíveis. Conseguir limitar os estragos a um golo por adversário, considerando a valia dos mesmos, não é feito menor. Revela solidez defensiva.
Para a receção aos Rossoneri, López não pode contar com João Pedro, que cumpre castigo, nem com Senna Miangue, lesionado.
Onze Provável: Cragno – Romagna, Ceppitelli, Pisacane – Farago, Ionita, Cigarini, Barella, Padoin – Farias, Pavoletti.
Já se sabe que o AC Milan não está a ter a temporada que ambicionava e o projeto Montella não resistiu à crise de resultados. Recorreu-se à prata da casa mas Gennaro Gattuso não tinha uma varinha de condão para solucionar os problemas da equipa de um momento para o outro, partindo do princípio que tem competência para o fazer. De qualquer forma, o histórico internacional teve um pouco mais de tempo para trabalhar com os jogadores e de algum modo os resultados melhoraram. Depois de duas derrotas consecutivas em dezembro – Hellas Verona (3-0) e Atalanta (0-2) – os Rossoneri levam agora três partidas sem derrotas. Eliminaram o rival Inter da Taça de Itália (1-0 no prolongamento) e foram empatar a um ao terreno da Fiorentina (1-1) ainda antes da pausa natalícia. No regresso à competição recebeu e venceu o Crotone (1-0), com um golo solitário de Leonardo Bonnucci, no início da segunda parte. Os visitantes, apesar de estarem em posição de descida, venderam bem cara a derrota. O AC Milan fez o que lhe competia e procurou o golo de forma aguerrida mas as fileiras estavam cerradas do outro lado. Bonnucci estava no lugar certo para aproveitar o erro do guarda-redes adversário, que socou a bola para a frente. Nos minutos finais Gigi Donnarumma ainda teve que se aplicar para segurar os três pontos.
O AC Milan está na décima primeira posição, em igualdade pontual com Fiorentina, Torino e Udinese, que o antecedem. Uma vitória mais pode inverter posições neste grupo de concorrentes diretos.
Andrea Conti e José Mauri estão indisponíveis por lesão.
Onze Provável: Donnarumma – Abate, Bonucci, Romagnoli, Rodriguez – Kessie, Biglia, Bonaventura – Suso, Kalinic, Calhanoglu.
AC Milan | 2-1 | Cagliari |
Serie A 2017/18
|
Cagliari | 2-1 | AC Milan |
Serie A 2016/17
|
AC Milan | 1-0 | Cagliari |
Serie A 2016/17
|
O AC Milan venceu três dos últimos cinco confrontos com o Cagliari, incluindo o jogo da primeira volta deste campeonato, em agosto passado. Patrick Cutrone e Suso marcaram para os Rossoneri, José Pedro reduziu para os Rossoblu. Mas na partida equivalente da época transata foi o Cagliari a ficar com os três pontos.