Na quinta-feira disputou-se a 3ª jornada da Fase de Grupos da Liga Europa, onde resultaram alguns resultados algo inesperados, como o empate da Roma em casa, a goleada do Manchester United, e um empate do SC Braga que esteve novamente muito adormecido.

Primeira parte adormecida custa pontos ao Braga

Braga em dificuldades na Europa.

Braga em dificuldades na Europa.

Na 3ª jornada do Grupo H, foi a vez do SC Braga viajar à Turquia até ao território do Konyaspor, um jogo que terminou 1-1 garantindo o primeiro ponto na Europa ao Konyaspor. Com uma primeira parte muito fraca, principalmente os primeiros 10 minutos, com a equipa portuguesa a entrar a dormir, o resultado reflectiu-se rapidamente no marcador, com os turcos a chegarem ao 1-0 logo aos 10 minutos de jogo, por intermédio de Deni Milosevic. Depois do golo a equipa de José Peseiro tentou assumir o jogo, mas sem êxito, com uma primeira parte relativamente descansada para o guardião Serkan Kirintili.

No segundo tempo, e sem alterações, apareceu um SC Braga diferente, agressivo e com fome de golo, sempre à procura da baliza turca, justificando a sua qualidade dentro de campo ao reduzirem o Konyaspor ao último terço do terreno. O golo chegou aos 55 minutos, por Hassan, e embora os Guerreiros do Minho tenham controlado toda a segunda parte, os turcos conseguiram segurar a igualdade. O SC Braga ocupa agora o 3º lugar do Grupo H com 2 pontos, 1 a mais que o último Konyaspor, 2 a menos que o 2º Gent, e 7 a menos que o líder Shakhtar.

Noite mágica em Old Trafford

Pogba bisa

Os dois jovens dos Red Devils marcaram na na goleada sobre o Fenerbahce.

Depois de uma decepcionante derrota em Roterdão, e de uma vitória sem brio nenhum sobre o modesto Zorya, foi vez de uma noite especial em Manchester, com o United a receber e a golear o Fenerbahce por 4-1. Foi um jogo onde Paul Pogba bisou, respondendo às críticas de que tem sido alvo pelo seu baixo rendimento, com o seu segundo golo a ser um daqueles de levantar um estádio. Os Red Devils nem começaram muito fortes na partida, mas duas grandes penalidades no espaço de 3 minutos colocaram o jogo nas mãos da equipa da casa. Pogba converteu a primeira, aos 32 minutos, e Martial marcou a segunda, aos 34. Já abalado com estes dois golos, o conjunto turco vê ainda sofrer o 3-0 ao fecho da primeira parte, com um remate estrondoso de Pogba ao ângulo superior direito, ditando o 3-0.

Os Red Devils entraram na segunda parte da mesma forma que saíram da primeira, a marcar, com Jesse Lingard a disparar um bom remate colocado e a ditar o 4-0, aos 48 minutos. Em plena vantagem no marcador, os pupilos de José passaram então a gerir o esforço. Houve ainda tempo para um golo especial em Old Trafford. Robin van Persie, antigo avançado dos Red Devils, fez o golo de honra do Fenerbahce aos 82 minutos, com o holandês a ser aplaudido pelos adeptos ingleses depois deste ter dedicado o golo às bancadas do Teatro dos Sonhos (Old Trafford). Com esta vitória, o Manchester United e o Feyenoord dividem a liderança do Grupo A, ambos com 6 pontos, com o Fenerbahce em 3º lugar com 4 e o modesto Zorya em último, com apenas 1 ponto.

La Maggica empata no Olimpico de Roma

as-roma

Roma deixa escapar vantagem de 3-1, e acaba por empatar por 3-3.

No Grupo E, a AS Roma recebeu o Austria de Viena no Stadio Olimpico de Roma quando se encontravam em igualdade pontual, e assim se manteve no desfecho da partida, com o jogo a terminar 3-3. Foram os austríacos quem chegou primeiro à vantagem, apontando o 0-1 logo aos 16 minutos, por Raphael Holzhauser. Contudo, os italianos rapidamente anularam a desvantagem, com El Shaarawy a bisar com golos aos 19 e 34 minutos, com La Maggica a ir a vencer por 2-1 para o intervalo. No segundo tempo, Alessandro Florenzi fez o 3-1 aos 69 minutos e tudo parecia bem encaminhado para mais uma vitória dos italianos.

Contudo, nos últimos 10 minutos de jogo, um golo de Dominik Prokop e outro de Kayode Olarenwaju restabeleceram o empate e a Roma não conseguiu anular a igualdade até ao desfecho da partida. Destaque ainda para Francesco Totti, que assistiu para o 2º golo de El Shaarawy e para o golo de Florenzi. Com este resultado, as duas equipas mantêm-se na liderança do agrupamento, ambas com 5 pontos, ficando o Astra Giurgiu em 3º com 3 pontos, e o Plzen em último lugar com apenas 2.

Italianos pontuam no Grupo J e K

Candreva garante os primeiros pontos ao Inter de Milão.

Candreva garante os primeiros pontos ao Inter de Milão.

No Grupo J o destaque vai para a Fiorentina, que depois de vencer por 1-3 em terreno do Slovan Liberec, na República Checa. A Viola entrou bem em jogo, com Nikola Kalinic a bisar ainda na primeira parte, com golos aos 8 e 23 minutos. Os italianos foram em vantagem para o intervalo e, no começo da segunda parte, os checos reduziram a desvantagem para 1-2 por intermédio de Petr Sevcik. Contudo, aos 70 minutos Khouma Babacar faz o 1-3 para a Fiorentina, com o resultado a não sofrer mais alterações, mesmo depois do Slovan Liberec ficar reduzido a 10 unidades.

A Fiorentina lidera agora o Grupo J com 7 pontos, 3 a mais que o Karabakh e o PAOK, 2º e 3º classificados, com os checos em último lugar com apenas 1 ponto.

Já no Grupo K foi a vez do Inter de Milão somar os primeiros pontos com a recepção ao Southampton. Num jogo pouco animado no Giuseppe Meazza, os italianos venceram pela vantagem mínima de 1-0, com um golo de Antonio Candreva depois de um cruzamento de Santon, com o Southmapton, sem José Fonte e Cédric Soares, a não conseguir responder. Os Nerazzurri estiveram ainda reduzidos a 10 unidades desde os 77 minutos, com a expulsão de Brozovic.

O Inter de Milão soma assim os primeiros pontos, ficando ainda em último lugar do Grupo K com 3 pontos, enquanto que o Southampton discute o 2º e 3º lugar com o Hapoel Be’er Sheva, ambos com 4 pontos, deixando o Sparta Praga na liderança com 6 pontos.

Outras curtas da jornada

  • O Astra Giurgiu somou os primeiros pontos da prova ao vencer em casa do Plzen, por 1-2, subindo até à 3ª posição do Grupo E, ficando a 2 pontos dos líderes AS Roma e Austria Viena.
  • O Maccabi Tel Aviv também somou os primeiros pontos em casa do AZ Alkmaar, por 1-2, subindo também até ao 3º lugar, ficando a 1 ponto do 2º Dundalk, e a 6 do líder Zenit.
  • No Grupo F o Genk venceu na recepção ao Athletic Bilbao e passou para a liderança do agrupamento com 6 pontos, 2 a mais que o Sassuolo e Rapid Viena que empataram por 1-1, e deixando os espanhóis em último lugar.
  • Contas complicadas no Grupo C com o Anderlecht a empatar em casa do Mainz por 1-1, ficando em igualdade com o Saint-Étienne nos 3 primeiros lugares, todos com 5 pontos, com o FK Gabala.
  • O Feyenoord bateu o modesto Zorya em Roterdão por 1-0, dividindo a liderança com o Manchester United, ambos com 6 pontos, deixando o Fenerbahce em 3º lugar com 4 pontos, e os ucranianos em último com apenas 1 ponto.
  • No Grupo B o Young Boys venceu na recepção ao APOEL por 3-1, enquanto que o Olympiakos triunfou em casa sobre o Astana por 4-1, ficando assim os gregos com os mesmos 6 pontos que o APOEL, com os suíços em 3º lugar com 4 pontos, ficando o Astana em último lugar com 1 ponto.
  • No Grupo L o Villarreal foi empatar 2-2 em casa do Osmanlispor, depois de se encontrar a perder por 2-0, enquanto o Steaua Bucareste empatou por 1-1 com o FC Zurich, com os espanhóis a permanecerem então na liderança do agrupamento com 5 pontos, com o Zurich e o Osmanlispor em 2º e 3º ambos com 4 pontos, e os romenos em último, com 2 pontos.
  • Já no Grupo G houveram apenas empates, com o Standard Liège a empatar 2-2 na recepção ao Panathinaikos, e o Celta de Vigo a empatar 2-2 contra o Ajax. O Ajax mantém então líder com 7 pontos, com o Celta de Vigo em 2º com 5 pontos, deixando os belgas em 3º com apenas 2 pontos, e os gregos em último lugar, com 1 ponto.

Boas Apostas!