Bournemouth – Liverpool (Premier League)
O Bournemouth e o Liverpool colocam-se frente a frente este sábado no Vitality Stadium, num desafio a contar para a 16ª jornada da Premier League. Os homens da casa chegam aqui em muito má forma, tendo perdido os últimos quatro jogos do campeonato, somando apenas uma vitória nos últimos 9 jogos consecutivos. Já o Liverpool continua como líder invencível do campeonato e chega aqui com 8 pontos de vantagem sobre a equipa mais próxima, e assim pretende continuar depois de ter goleado o vizinho Everton na última jornada.
O Bournemouth ocupa o 14º lugar com 16 pontos, fruto de 4 vitórias, 4 empates e 7 derrotas, com parciais de 18 golos marcados e 21 golos sofridos. Depois de surpreenderem com uma vitória diante do Manchester United (1-0), o Bournemouth mostrou-se incapaz de vencer qualquer um dos seguintes quatro jogos, perdendo-os todos, contra o Newcastle (2-1), Wolverhampton (1-2), Tottenham (3-2) e, na última jornada, contra o Crystal Palace (1-0).
As coisas não estão fáceis para os Cherries, que com apenas uma vitória nos últimos 9 jogos consecutivos da Premier League, dá por si com apenas 2 pontos acima da linha de água, existindo assim uma necessidade muito grande para que estes comecem novamente a somar o máximo de pontos possíveis. A jogar em casa a equipa tem conseguido resultados aceitáveis, venceu 2 dos 7 jogos aqui disputados na Premier League, perdendo outros 2, registando 9 golos marcados e 9 golos sofridos. Roubar pontos ao líder invicto do campeonato daria uma boa dose de confiança aos Cherries, embora estes cheguem com pouca esperança, visto que estiveram em vantagem numérica na última jornada durante 90 minutos e não conseguiram levar a melhor sobre o Crystal Palace.
Onze Provável: Ramsdale – Smith, Mepham, Aké e Rico – Cook, Lerma, Billing, Fraser e Groeneveld – Wilson.
O Liverpool, por sua vez, ocupa o 1º lugar com 43 pontos, fruto de 14 vitórias e 1 empate, com parciais de 37 golos marcados e 14 golos sofridos. Depois de um empate na recepção ao Nápoles (1-1) para a Liga dos Campeões, o Liverpool conseguiu regressar ao campeonato e venceu o Brighton (2-1) e Everton (5-2). Para o campeonato, que é a maior prioridade dos Reds, a equipa chega aqui num momento de forma fantástico e especialmente motivada depois da grande vitória no derby a meio da semana, encontrando-se agora numa onda de 6 vitórias consecutivas, e invicto nos últimos 32 jogos consecutivos da Premier League.
Conquistar o título de campeão inglês é o maior objectivo dos Reds, e estes caminham a passos largos para essa conquista, encontrando-se 8 pontos acima do 2º classificado Leicester City, e 11 pontos acima do rival, e actual campeão em título, Manchester City. A jogar na condição de visitante para o campeonato, o Liverpool soma 6 vitórias e 1 empate nas 7 deslocações. registando13 golos marcados e 5 golos sofridos. Jorgen Klopp optou por dar descanso a Firmino, Oxlade Chamberlain, Jordan Henderson e Salah no fim-de-semana, e agora é de esperar que todos estes sejam opções logo de início. Já Divock Origi esteve em grande destaque no jogo contra o Everton e, caso Klopp opte por descansar Mané, sem dúvida que Origi será a primeira escolha.
Onze Provável: Alisson – Alexander-Arnold, Gomez, Dijk e Robertson – Henderson, Chamberlain e Wijnaldum – Salah, Firmino e Mané.
O Liverpool tem estado em grande forma na Premier League, é a única equipa ainda por ser derrotada na prova e está invicta há 32 jogos consecutivos da Premier League. A diferença de qualidade entre as duas equipas é grande, e o momento de forma que atravessam é muito diferente, sendo de acreditar numa vitória forasteira. Ainda assim, e tendo em conta que a organização defensiva dos Reds não tem sido a melhor, o Bournemouth poderá conseguir causar algum dano.