Borussia Dortmund – RB Leipzig (Bundesliga)
Duelo muito interessante em perspetiva na primeira jornada da Bundesliga 2018/19. No Westfalenstadion, o Borussia Dortmund mede forças com o RB Leipzig. A última temporada não correu de feição ao Borussia Dortmund, emblema que ainda assim conseguiu assegurar o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Insatisfeita com o saldo final de uma época em que o Borussia foi primeiramente orientado por Peter Bosz, posteriormente por Peter Stoger, a direção do clube decidiu apostar na contratação do suíço Lucien Favre, treinador com passagem anterior pelo futebol alemão para orientar o Borussia Monchengladbach que se encontrava ao serviço dos franceses do Nice.
O Borussia já se estreou oficialmente esta temporada ao disputar a primeira eliminatória da Taça alemã. Na deslocação ao terreno do Greuther Furth da 2. Bundesliga, Lucien Favre levou a jogo um onze muito idêntico aquele que deverá apresentar diante do RB Leipzig, mas a equipa nem por isso deixou de passar por imensas dificuldades para seguir em frente na competição. Axel Witsel, reforço para a atual temporada, empatou o jogo já para lá dos 90 e adiou a decisão para o prolongamento, etapa em que Marco Reus faria o 1-2 final. O média belga deverá ser titular nesta ronda inaugural da Bundesliga, tal e qual como o central Diallo, o médio Delaney e o avançado Marius Wolf, todos contratados para o ataque à nova época.
Jacob Brunn Larsen é a única baixa na equipa da casa devido a lesão.
Onze Provável: Burki, Pisczek, Akanji, Diallo, Schmelzer, Delaney, Witsel, Reus, Pulisic, Wolf, Philipp
O RB Leipzig não conseguiu cumprir o objetivo que tinha definido à entrada para a última época e teve que se contentar com o acesso à fase preliminar da Liga Europa. A equipa patrocinada pela marca austríaca de bebidas energéticas vai lutar pelo regresso à “liga milionária” sob as ordens de Ralf Rangnick, diretor desportivo do clube que nesta temporada assumiu as funções de treinador, ainda que “a prazo”: no final da época, Julian Nagelsmann, atualmente ao serviço do Hoffenheim, passará a ser o treinador do RB Leipzig.
Em virtude do envolvimento na fase preliminar de acesso à Liga Europa, os “búfalos” já levam seis jogos oficiais disputados na presente temporada. Na 2ª pré-eliminatória, superiorizaram-se aos suecos do BK Hacken (4-0; 1-1), na terceira bateram os romenos do CS U Craiova (3-1; 1-1) e na primeira mão do “play-off”, em solo ucraniano e a jogar contra um Zorya reduzido a dez unidades durante boa parte do desafio, não conseguiram mais que um empate sem golos. Na primeira eliminatória da Taça da Alemanha, o RB Leipzig venceu o Viktoria Koln por três bolas a uma.
As principais novidades na equipa alemã para esta partida deverão surgir na defesa. Rangnick deverá apostar nos reforços Mukiele e Sarrachi para fazerem parte do quarteto defensivo do seu 1x4x4x2. Marcel Halstenberg ficará de fora deste desafio devido a lesão, enquanto Kevin Kampl e Marcel Sabitzer permanecem em duvida.
Onze Provável: Gulácsi, Laimer, Mukiele, Upamecano, Saracchi, Demme, Ilsanker, Forsberg, Bruma, Werner, Augustin
Na época passada, o Leipzig venceu em Dortmund (2-3) e na Red Bull Arena registou uma igualdade a uma bola. É provável que ambas as equipas consigam chegar ao golo neste desafio.


