Borussia Dortmund – Borussia Monchengladbach (Bundesliga)
O Westfalenstadion é palco de um dos encontros mais interessantes da jornada inaugural da Bundesliga. Em Dortmund, o Borussia local mede forças com o homónimo Gladbach.
Análise Borussia Dortmund
Segundo colocado da última edição da Bundesliga, o Borussia Dortmund ataca mais uma temporada 2020/21 com a intenção de ser a principal ameaça ao domínio do Bayern de Munique, ainda que a conquista do nono título consecutivo por parte da formação Bávara corresponda ao cenário mais provável. No plano teórico, o Borussia aparenta ser o segundo conjunto mais forte em competição, restando prová-lo dentro das quatro linhas. De uma temporada para outra, pouco mudou no Borussia Dortmund, emblema que continua a ser orientado por Lucien Favre, treinador suíço que chegou a estar na “corda bamba” mas que se mantém ao leme da equipa na nova época. No que ao reforço do plantel diz respeito, olhando para o onze provável deste desafio, nota para as presenças de Meunier, lateral recurtado ao PSG, e Bellingham, jovem promissor contratado ao Birmingham que promete ser um dos destaques da nova edição da liga alemã. A “pérola” Haaland continua em Dortmund após meia temporada de sonho, coadjuvado pelo talentoso Sancho e pelo recuperado Marcos Reus. No que ao sistema diz respeito, Favre deverá continuar a privilegiar um esquema próximo de um 1x3x4x3 com os princípios de jogo que são caraterísticos a este Dortmund, conjunto com processos bem cimentados e que integra agora duas novidades na sua equipa, procurando tirar o melhor proveito das duas o quanto antes.
No primeiro encontro oficial da nova época, válido pela Taça da Alemanha, o Dortmund foi vencer ao reduto do Duisburgo por cinco bolas a zero, golos de Sancho, Belligham, Hazard, Reyna e Reus. O resultado final espelha aquilo que aconteceu ao longo dos 90 minutos: domínio total exercido pela equipa do Westfalen que, diante deste Gladbach, terá uma missão bem mais exigente.
Zagadou e Schmelzer são baixas, ambos por lesão.
Onze provável: Burki, Can, Hummels, Akanji, Meunier, Guerreiro, Witsel, Bellingham, Sancho, Reus, Haaland
Análise Borussia Monchengladbach
O Gladbach, uma das boas equipas da Bundesliga e quarto colocado da última edição da prova, volta a ser um dos mais fortes candidatos aos lugares cimeiros da tabela e consequente acesso à “liga milionária” da próxima época desportiva. Assim como no Dortmund, pouco mudou em Monchengladbach, conjunto que também graças ao acesso à Liga dos Campeões conseguiu segurar as suas peças basilares. Equipa forte do ponto de vista ofensivo em virtude das boas dinâmicas coletivas e do talento individual que possui no último terço, esta equipa do Gladbach volta a aspirar a voos altos, isto se denotar a consistência que caraterizou a sua última campanha.
A campanha oficial do Gladbach na nova época também começou de feição. Sem surpresas, a equipa treinada por Marco Rose foi golear ao reduto do Oberneuland por oito bolas a zero, tentos apontados por Herrmann (2), Hofmann, Bensebaini, Elvedi, Neuhaus (2) e Traoré.
As principais duvidas em relação ao Gladbach à entrada para este jogo prende-se com a disponibilidade de alguns dos seus elementos. Além do reforço Valentino Lazaro, Plea, Bénes, Embolo, Zakaria e Villalba também estão em duvida, sendo que a ausências de alguns destes jogadores, uma vez confirmadas, fragilizarão a equipa nesta visita a Dortmund.
Onze provável: Sommer, Lainer, Elvedi, Ginter, Bensebaini, Hoffman, Stindl, Wolf, Kramer, Herrmann, Thuram
Dica de Prognóstico
O favoritismo no que concerne ao triunfo está todo do lado do Borussia Dortmund. Não obstante, a qualidade que o Gladbach apresenta no ataque poderá ser suficiente para desmontar a organização defensiva local.