O Benfica estará presente na final da Liga Europa, onde defrontará o Chelsea. Num jogo de nervos e muita emoção, os encarnados bateram o Fenerbahce por 3-1. Para que a época continue a ser perfeita, falta agora vencer o Estoril para ficar, ainda mais, perto de conquistar o título da Liga ZON Sagres.
Cardozo indicou o caminho
Que jogo no Estádio da Luz. Não pela qualidade demonstrada em campo por ambas as equipas, mas pela emoção que rodeou um embate entre dois conjuntos que tudo fizeram para chegar à final de Amesterdão. A eliminatória ficou empatada logo aos 9 minutos, quando Gaitán finalizou uma jogada de envolvimento na direita. Estádio ao rubro mas, ao passar dos vinte minutos, Garay toca a bola com a mão e Kuyt marca para o Fenerbahce. Um balde de água fria para os encarnados, oferecendo aos turcos alguns minutos de ânimo, tentando encontrar espaço para voltar a marcar. Mas, aos 35 minutos, foi Cardozo quem começou o seu show. Sozinho, perante a defesa do Fenerbahce, afastou a bola dos adversários encontrando-lhe caminho para o fundo das redes. Ficava a faltar apenas um golo para o apuramento.
Jorge Jesus injetou calma e confiança à sua equipa, para a segunda parte. O Benfica geria melhor o domínio de bola, controlava as ações do jogo e ia-se aproximando do golo conforme queria. Esse golo surgiu aos 66 minutos, quando num canto Luisão ajeitou a bola dentro da área, passou-a a Cardozo e o paraguaio voltou a marcar. Faltava ainda meia-hora para terminar o encontro. O Fenerbahce aproximou-se da baliza encarnada, com Jesus a fechar os caminhos com trocas que visavam controlar a disposição das equipas no relvado. Uma opção de risco, quando um golo podia mudar tudo, mas de sucesso. O Benfica vai defrontar o Chelsea de David Luiz e Ramires, depois dos ingleses terem confirmado o seu lugar ao bater o Basileia por 3-1 na outra meia-final.
E agora, o Estoril
O Benfica pode fazer a festa, mas os seus jogadores precisam de recuperar rapidamente para que, na próxima segunda-feira, voltem a estar neste Estádio para bater o Estoril. A equipa da Linha não é um adversário fácil, tendo pontos a conquistar para continuar a segurar o lugar na Liga Europa. Os encarnados aproveitarão o balanço da jornada europeia para tentar marcar cedo, tentando cortar o ímpeto estorilista no contra-ataque. A vitória do Benfica poderá significar que a festa do título no Estádio do Dragão. Uma cereja no topo do bolo para o orgulho encarnado.
Mais Europa em Paços de Ferreira
A luta pelo 3º lugar poderá também ficar resolvida este fim-de-semana, isto se o SC Braga não vencer em Moreira de Cónegos e o Paços de Ferreira bater o Sporting, domingo à noite. Desafio exigente mas com prémio aliciante para os castores. O Sporting tem crescido nas últimas jornadas, parecendo agora uma equipa capaz de lutar pelo resultado em qualquer campo. Ao mesmo tempo, o Paços sente-se bem perto de um objetivo histórico e, jogando em casa, não tem como não acreditar na possibilidade de vencer.
As duas equipas deverão encaixar na intermediária, ficando a decisão do jogo dependente do que ambos os conjuntos consigam sacar das suas individualidades. Josué e Vítor, como pensadores do jogo do Paços, procurarão os espaços ínfimos para alimentar Cícero, entre os centrais dos leões. Diego Capel e Bruma voltarão a ser fundamentais para que o Sporting consiga alcançar o sucesso. Um jogo a não perder nesta jornada de decisões.
E ainda…
O FC Porto volta a entrar mais cedo em campo, com o dever de vencer para manter a pressão sobre os encarnados. Frente ao Nacional, na Madeira, os Dragões terão que estar ao seu melhor nível, perante um conjunto que sabe como causar perigo, sobretudo a jogar no seu Estádio. Prova de fogo para Vítor Pereira, que se tem mostrado mais preocupado com arbitragens na última semana.
O Olhanense mudou de técnico, contratando Bruno Saraiva, um jovem técnico da casa, para o lugar do experiente Manuel Cajuda. Uma decisão difícil de entender a três jornadas do fim, com a equipa a precisar de vencer para sossegar acima da linha de água. Frente ao Rio Ave, os nervos poderão falar mais alto. Quando entrarem em campo até já saberão o resultado do Moreirense – SC Braga. Caso a equipa verde e branca pontue, o Olhanense começará o jogo debaixo de água.
O Marítimo quase perdeu as esperanças europeias com a derrota frente ao Benfica, mas não deverá desistir de somar pontos na deslocação a Aveiro. Pela frente, o Beira-Mar, último classificado, sedento de pontos e vitórias para conseguir a salvação. Costinha tem uma missão espinhosa para a reta final da Liga. Será que vai conseguir safar-se com sucesso?
Boas apostas!