Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
1.58
Betano
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
60% Sucesso
Próg. realizados
4367
Média Odds usadas
1.64
Próg. certos
2547
Próg. errados
1714

Benfica – Marselha (Liga Europa)

O sorteio dos “quartos” da Liga Europa 2023/24 ditou um duplo embate entre Benfica e Marselha. A primeira mão da eliminatória joga-se na Luz.

Análise Benfica

Último “resistente” nacional nas competições europeias nesta temporada 2023/24, o Benfica medirá forças com o Marselha na luta por um lugar entre os quatro finalistas da Liga Europa.

Se, no início da temporada, o acesso aos “oitavos” da Liga dos Campeões era tido como absolutamente prioritário e a queda para a Liga Europa acabou por ser encarada como um “mal menor”, neste momento, a perspetiva pode ser diferente. O Benfica falhou o acesso à final da Taça de Portugal, dificilmente chegará ao título após a derrota em Alvalade (2-1) no último fim-de-semana e, dadas as circunstâncias, a participação na Liga Europa ganha maior relevo. Atendendo ao elevado nível das equipas que permanecem a concurso, a conquista da segunda competição europeia mais importante não será fácil, mas para já, o foco está no Marselha.

Após duplo compromisso com o Sporting com saldo negativo (2-2, 2-1), as “águias” ambicionam responder a atuar perante o seu público e querem viajar até ao Velódrome em vantagem. Apesar do insuficiente empate para a Taça de Portugal (2-2) e do desaire nos últimos instantes na visita a Alvalade (2-1), tanto numa quanto noutra ocasião, o Benfica esteve longe de fazer maus jogos, pecando pelos erros defensivos superiormente aproveitados pelo Sporting e, simultaneamente, por falta de eficácia no ataque, sobretudo no encontro da Luz.

Apesar da proximidade em relação ao encontro com o Moreirense, agendado para domingo, não se perspetivam mudanças em função disso na equipa do Benfica. Roger Schmidt levará a jogo aquela que, na sua perspetiva, é a equipa melhor preparada para encarar o desafio neste momento.

Na véspera do embate, Juan Bernat foi o único atleta do plantel “encarnado” que não integrou os trabalhos.

Onze provável: Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Rafa, Neres, Di María, Arthur Cabral

Análise Marselha

O Marselha está longe de atravessar um bom momento. A equipa do sul de França chega à Luz na sequência de quatro derrotas consecutivas e, após a mais recente, diante do Lille (3-1), o treinador Jean-Louis Gasset não poupou nas críticas à equipa. Em declarações à imprensa gaulesa, Gasset afirmou que a equipa sob sua tutela “esteve muito mal” e usou mesmo a palavra “vergonha” para descrever o seu estado de espírito em virtude do desempenho dos seus jogadores.

Villarreal (3-1), Rennes (2-0), PSG (0-2) – o coletivo parisiense jogou reduzido a dez unidades durante toda a segunda parte – e Lille (3-1) foram os conjuntos que se impuseram ao Marselha nesta sequência negativa, sendo que o coletivo do Velódrome ocupa, de momento, o oitavo lugar da Ligue 1 com 39 pontos, situando-se a quatro dos postos que dão acesso às provas europeias na próxima época.

A atual temporada não tem corrido nada bem para os marselheses que, não obstante, olham com entusiasmo para esta participação na Liga Europa. Apesar de se tratar de um histórico do futebol gaulês e europeu, exceção feita à participação positiva na Conference League 2021/22 com chegada às “meias” da competição, a verdade é que o Marselha não chegava tão longe numa das duas principais provas europeias desde 2018, quando foi finalista vencido da Liga Europa. O objetivo do Marselha passa, naturalmente, por levar a decisão da eliminatória para o fervor do Velódrome.

A lista de ausências do lado marselhês é considerável: Amir Murillo, Bilal Nadir, Valentin Rongier, Jonathan Clauss, Jean Onana, Ismaila Sarr e Bamo Meite são ausências confirmadas, ao passo que Chancel Mbemba, ex-Porto, permanece em dúvida.

Onze provável: Pau López, Mbemba, Gigot, Balerdi, Leron, Kondogbia, Veretout, Hartir, Ndiaye, Aubameyang, Moumbagna

Dica de Prognóstico

Perspetiva-se um encontro nivelado no relvado da Luz. O Benfica, a atuar na sua zona de conforto, deverá assumir as rédeas do desafio perante um Marselha mais expectante. A decisão da eliminatória deverá seguir para o Velódrome.

Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
1.58
Betano
Resultado
Sucesso
Afonso Canavilhas
60% Sucesso
Próg. realizados
4367
Média Odds usadas
1.64
Próg. certos
2547
Próg. errados
1714