Basel – Eintracht Frankfurt (Liga Europa)
O St. Jakobs Park, em Basileia, acolhe o embate entre a formação local e o Eintracht Frankfurt, relativo à segunda mão dos “16 avos” da Liga Europa 2019/20. O conjunto helvético está em ótima posição para garantir o acesso à próxima fase da prova depois de ter vencido por três bolas a zero na Alemanha, há quase cinco meses.
Análise Basel
O avanço da pandemia não impediu que a primeira mão da eliminatória entre Basel e Eintracht Frankfurt se realizasse, embora o desafio tenha sido disputado à porte fechada. Sem o “handicap” que constituem as bancadas da Commerzbank Arena quando estão lotadas, o Basel contrariou o favoritismo da equipa local e venceu por três bolas a zero, resultado que coloca a equipa suíça com “pé e meio” na próxima fase da competição. Antes de pensar no próximo embate com o vencedor da eliminatória entre Shakhtar e Wolfsburgo, o Basel precisa de se focar na defesa da vantagem que atualmente ostenta no encontro agendado para esta quinta-feira (6).
A Superliga helvética foi uma das ligas europeias que terminou mais tarde, dado que o Basel entrou em cena pela última vez no dia 3 de agosto para defrontar o Luzern, encontro que culminou com um empate sem golos. Terceiro colocado da pauta classificativa, o Basel terminou a prova a 14 pontos de distância do Young Boys, pelo que as derradeiras jornadas serviram essencialmente para testar novas soluções e nuances a pensar na Liga Europa, gerindo a equipa em função disso mesmo. Em 14 encontros disputados no período de retoma, o Basel venceu sete vezes (uma delas, frente ao Lausanne, no prolongamento), empatou quatro e perdeu três. Invicto nos sete encontros que antecederam este “mano a mano” com o Eintracht, note-se que o Basel empatou os últimos três encontros, os dois mais recentes sem golos.
O Basel entrará em cena diante deste Eintracht na máxima força e com uma disponibilidade totalmente diferente em termos psicológicos daquela com que encarou os últimos desafios. Sem derrotas em casa nos jogos pós-interrupção, note-se que o Basel ainda não perdeu em casa na atual edição da Liga Europa, não obstante o facto de se preparar para encarar o primeiro encontro em contexto europeu sem adeptos nas bancadas.
Os donos da casa preparam-se para entrar em cena na máxima força.
Onze provável: Omlin, Widmer, Comert, Alderete, Riveros, Frei, Xhaka, Campo, Stocker, Petretta, Cabral
Análise Eintracht
O Eintracht Frankfurt terminou a Bundesliga na oitava posição da pauta classificativa e já sabe que não vai disputar as competições europeias na próxima época desportiva. Na atual edição da Liga Europa 2019/20, o quadro também é tudo menos animador, dado que as “águias” precisam de anular uma desvantagem de três golos na visita à Suíça. O Frankfurt precisa de um jogo perfeito para orquestrar uma reviravolta histórica e, atendendo também aquilo que é a sua identidade habitual, perspetiva-se que adote uma abordagem vertical desde os primeiros instantes do desafio, na procura incessante pelo(s) golo(s) que possam criar alguma instabilidade no seio da equipa do Basel e potenciar o crescimento da formação alemã no encontro. A expectativa é a de que o Eintracht tenha mais iniciativa ao longo da partida, à semelhança do que aconteceu na primeira mão, precisando no entanto acertar vários aspetos na transição defensiva para evitar passar pelos mesmos problemas que se verificaram na primeira mão.
O técnico austríaco Adi Hutter deverá apostar no habitual 1x3x4x3 com Kamada próximo no apoio aos avançados André Silva e Bas Dost, dupla presumivelmente titular.
Em 11 jogos disputados no período de retoma, o Eintracht venceu cinco jogos, empatou dois e perdeu quatro. Na sequência considerada, o Eintracht só ficou em branco por uma vez, nomeadamente na receção ao Mainz (0-2). A formação de Frankfurt marcou nos últimos cinco jogos que disputou e não entra em campo desde dia 27 de junho, data marcada pela vitória (3-2) às mãos do Paderborn. Contas feitas, há mais de um mês que a equipa não compete a título oficial, segunda grande paragem num curto espaço de tempo que levou a um profundo reajustar do trabalho.
Djibril Sow está castigado e é baixa no Eintracht.
Onze provável: Trapp, Abraham, Hasebe, Hinteregger, Danny da Costa, Kostic, Rode, Ilsanker, Kamada, André Silva, Bas Dost
Dica de Prognóstico
O Eintracht Frankfurt está obrigado a assumir o jogo, ter iniciativa e maior ascendente ofensivo para anular a desvantagem que traz da primeira mão. À semelhança do que aconteceu no primeiro desafio, essa tentativa de chegar à frente poderá abrir espaços no setor mais recuado passíveis de aproveitamento por parte do Basel. A possibilidade de ambas as equipas chegarem ao golo parece-nos plausível.