Eintracht Frankfurt – Basel (Liga Europa)
A eliminatória entre Eintracht Frankfurt e Basel, respeitante aos quartos de final da Liga Europa 2019/20, começa na Commerzbank Arena, em solo alemão. Os donos da casa que contam com os préstimos de Gonçalo Paciência e André Silva querem chegar longe na competição pela segunda época consecutiva e medem forças com um adversário que não entra em cena desde o dia 27 de fevereiro.
Semifinalista da última edição da Liga Europa, o Eintracht Frankfurt acredita que é possível voltar a chegar longe na segunda competição de clubes mais importante da Europa. Depois de ter terminado na segunda posição do grupo F, partilhado com Arsenal, Standard Liège e Vitória Sport Clube, o conjunto germânico superiorizou-se ao Red Bull Salzburg nos “16 avos” sem passar por grandes sobressaltos: a um triunfo por quatro bolas a uma na primeira mão, disputada na Alemanha, seguiu-se um empate a dois golos na Áustria. Nesta eliminatória diante do Basel, o Eintracht volta a entrar em cena enquanto favorito, estatuto reforçado tendo em conta que o adversário carece de ritmo competitivo depois de ter visto os seus últimos três desafios serem adiados devido à epidemia COVID-19.
O Eintracht não tem conseguido ser tão consistente quanto na temporada passada, de resto, tal como refletem os resultados. O desafio do último fim-de-semana não correu de feição às “águias” de Frankfurt, dado que foram perder ao reduto do Bayer Leverkusen por quatro bolas a zero. Apesar do sucesso na eliminatória europeia e da vitória ante o frágil Werder Bremen (2-0) em jogo da Taça da Alemanha, a verdade é que o Eintracht não venceu nenhum dos últimos três desafios que disputou para o campeonato germânico. O facto de ter sofrido 13 golos nos últimos cinco desafios é outro aspecto que deve suscitar preocupação no seio da equipa técnica liderada por Adi Hutter.
O Frankfurt tem compromisso agendado para domingo frente ao Gladbach, mas perspetiva-se que Hutter leve as principais unidades a jogo neste primeiro duelo com o Basel, com o português André Silva presumivelmente titular no ataque, dado que Bas Dost está em duvida, assim como Russ e Torró. Kostic e Kamada atuarão nas alas, potenciando a capacidade da equipa em transição ofensiva.
Onze Provável: Trapp, Touré, Abraham, Hinteregger, Ndicka, Ilsanker, Sow, Rode, Kamada, Kostic, André Silva
O Basel inicia a eliminatória sem saber se a poderá terminar no seu reduto, dada a relutância exibida pelas autoridades helvéticas no que diz respeito à realização da segunda mão no St. Jakobs Park. Os últimos três desafios do Basel (dois para o campeonato e um para a Taça) não foram disputados e, como tal, a equipa treinada por Marcel Koller não entra em cena desde o dia 27 de fevereiro. Quase duas semanas depois, o conjunto helvético voltará ao ativo e, analisando a situação de forma mais pormenorizada, note-se que no último duelo disputado pelo Basel, frente ao APOEL Nicósia (1-0), Marcel Koller abdicou de vários habituais titular uma vez que a primeira mão tinha terminado com um triunfo em solo cipriota por quatro bolas a zero. Em rigor, alguns habituais titulares do Basel não entram em cena desde dia 23, no empate a dois com o Servette. Nesta altura, a paragem não terá sido propriamente benéfica, ainda para mais considerando que o campeonato suíço esteve parado entre 15 de dezembro e 26 de janeiro.
Olhando para o percurso do Basel nesta Liga Europa, note-se que venceu o grupo C, partilhado com Getafe, FK Krasnodar e Trabzonspor com 13 pontos, resultados de quatro vitórias, um empate e uma derrota. O único desaire aconteceu em Krasnodar, na penúltima jornada, já com o apuramento garantido. Em casa venceu os três encontros e, nos “16 avos”, bateu o APOEL por duas vezes (0-3, 1-0). O Eintracht vai colocar ao Basel, terceiro colocado do campeonato suíço, os dois desafios de maior exigência na presente época. Apesar de ter mantido a sua baliza inviolável nos últimos três jogos para a Liga Europa, a capacidade ofensiva do Eintracht é bem superior à dos adversários que mediram forças com o Basel, ou não estivéssemos a falar de um conjunto que fez pelo menos dois golos em cada um dos últimos quatro jogos que disputou enquadrados na prova.
Bua, Zufi, van Wolfswinkel, Kuzmanovic e van der Werff ficam fora deste desafio, todos devido a lesão.
Onze Provável: Omlin, Widmer, Comert, Alderete, Riveros, Xhaka, Frei, Campo, Stocker, Petretta, Cabral
O Eintracht atua em casa e tudo indica que vá a jogo com a sua primeira linha. Por outro lado, o Basel viu os seus últimos três jogos adiados e alguns elementos presumivelmente titulares não entram em competição há cerca de 20 dias. O favoritismo está do lado dos donos da casa e há valor na odd que contempla uma vitória alemã.