Atalanta – Nápoles (Serie A TIM)
Numa das partidas de maior cartaz da ronda 29 da Serie A TIM, o cada vez mais entusiasmante campeonato da primeira divisão italiana, a Atalanta fará as honras da receção ao Nápoles, num jogo agendado para a próxima quinta-feira, no Stadio Atleti Azzurri d’Italia, em Bérgamo. Com vantagem de 12 pontos em relação ao seu adversário, a formação de Gian Piero Gasperini vai a jogo numa série de oito vitórias consecutivas em jogos oficiais, mas terá de encarar o vencedor da Taça de Itália, que somou por vitórias os últimos cinco jogos realizados na Serie A.
Análise Atalanta
A equipa da Atalanta é, de há muito a esta parte, uma certeza no campeonato italiano, no que se refere a lutar por uma das quatro primeiras posições, que garantem a qualificação direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Atualmente a ocupar o 4.º lugar da tabela classificativa, o conjunto de Bérgamo soma um total de 57 pontos, quatro a menos que o Inter e nove a mais que a Roma. Nos 28 jogos realizados para o campeonato italiano, a Atalanta segue com um registo global de 17 vitórias, seis empates e cinco derrotas, somando incríveis 80 golos marcados (é, destacado, o melhor ataque da liga) e 39 golos sofridos.
A atravessar um excelente momento de forma, a paragem competitiva forçada pela pandemia parece não ter afetado minimamente esta equipa da Atalanta. Num ciclo de oito vitórias consecutivas, que se arrasta desde o passado dia 8 de fevereiro, a equipa de Gian Piero Gasperini vai a jogo na sequência do terceiro triunfo seguido, no que se refere aos jogos realizados “pós-retoma”. Na última jornada, a Atalanta venceu, por 2-3, na deslocação ao terreno da Udinese, já depois de ter vencido, pelos mesmos números, na receção à Lazio, onde protagonizou uma reviravolta incrível (de 0-2 para 3-2).
Onze provável: Gollini – Tolói, Djimsiti, Palomino – Castagne, de Roon, Freuler, Gosens – Gómez – Zapata, Ilicic
Análise Nápoles
Numa temporada que fica marcada por um desempenho muito abaixo daquele que protagonizou ao longo dos últimos anos, o Nápoles chega a esta fase do campeonato italiano na corrida por um lugar que lhe garanta a presença direta na fase de grupos da Liga Europa, mas sem deixar de continuar a sonhar com a qualificação para a Liga dos Campeões, sendo, para tal, fundamental vencer este jogo com a Atalanta, que ocupa a primeira vaga com mais 12 pontos, neste momento. Na 6.ª posição da classificação geral, os napolitanos seguem com registo total de 13 vitórias, seis empates e nove derrotas, 46 golos marcados e 37 golos sofridos em 28 jornadas.
No reatamento da atividade, o Nápoles conquistou o direito a participar na final da Taça de Itália, depois do empate (1-1) na segunda-mão das meias-finais, contra o Inter. Na final, diante da Juventus, o conjunto orientado por Gennaro Gattuso deixou boa imagem, mas precisou das grandes penalidades para poder levar o troféu. No regresso ao campeonato, o Nápoles venceu, por 0-2, na deslocação ao terreno do Hellas Verona, acabando por somar o quinto triunfo seguido na Serie A, no passado fim-de-semana, aquando da receção, no San Paolo, à SPAL (3-1).
Onze provável: Ospina – Di Lorenzo, Maksimovic, Koulibaly, Mário Rui – Demme, Zielinski, Fábian Ruiz – Politan, Mertens, Insigne
Dica de Prognóstico
A par da líder Juventus, que voltou de uma forma muito positiva ao campeonato, as equipas da Atalanta e do Nápoles são os conjuntos italianos a atravessar um melhor momento de forma, por estes dias. Depois de ter aumentado para nove os pontos de vantagem em relação à AS Roma, na luta por um lugar de apuramento para a Liga dos Campeões, a formação orientada pelo técnico Gian Piero Gasperini tentará dar sequência ao ciclo de vitórias perante um Nápoles em clara subida de rendimento e que não deixa cair a crença de que poderá chegar um lugar que, no mínimo, dê entrada direta para a fase de grupos da Liga Europa (a AS Roma segue em 5.º, com mais três pontos). Certo é que ambas as equipas deverão lutar aqui pelos três pontos com todas as suas forças e não é descurado referir que é no ataque que Atalanta e Nápoles têm os seus principais argumentos. Neste sentido, será uma aposta bastante segura a de ambas as equipas marcam, um mercado disponibilizado pela Betclic com cotação de 1.42.