Aston Villa – Newcastle (Premier League)
Separados por quatro pontos com vantagem para o lado dos “Magpies”, Aston Villa e Newcastle medem forças no encontro que encerra a jornada 13 da Premier League 2019/20. Os “Villans” estão apenas um ponto acima da linha de perigo e sabem que urge pontuar.
O Aston Villa perdeu os últimos três compromissos que disputou para a Premier League, mas importa atentar na exigência dos encontros em causa: o conjunto de Birmingham perdeu no Etihad com o Manchester City (3-0), em casa com o Liverpool (1-2) no “último suspiro” e de seguida sucumbiu às mãos do Wolves (2-1) fora de portas, adversário que, cerca de 11 dias antes, tinha vencido em casa para a Taça da Liga.
Em ano de regresso ao escalão máximo do futebol inglês, o conjunto comandado por Dean Smith tem estado em bom plano no Villa Park. Ao cabo de sete partidas oficiais no seu terreno, o Aston Villa leva três vitórias, dois empates e perdeu em duas ocasiões, ante Bournemouth (1-2) e Liverpool (1-2). Só não marcou por uma vez, no nulo diante do West Ham, uma das duas únicas ocasiões em que não sofreu golos.
Jack Grealish e Wesley Moraes, com quatro golos cada, são os principais responsáveis pelo bom desempenho da equipa do ponto de vista ofensivo, sem esquecer a importância de atletas como El-Ghazi ou McGinn. Cada um dos últimos sete encontros disputados pelo Villa tiveram três ou mais golos.
Jota, Keinan David e Jed Steer ficam de fora por lesão. Grealish, Engels e Targett estão em duvida e, antes de apostar neste encontro, será importante conferir o onze inicial, dado que falamos de três potenciais titulares.
Onze provável: Nyland, Guilbert, Engels, Mings, Targett, Nakamba, McGinn, El Ghazi, Grealish, Trézéguet, Wesley
O Newcastle está cinco pontos acima da linha de perigo, situação muito influenciada pela produção verificada nas últimas três jornadas. Ao cabo de 12 jogos, os “Magpies” somam 15 pontos e quase metade (7) foram conquistados na sequência descrita, graças às vitórias frente a West Ham (2-3) e Bournemouth (2-1) e à igualdade ante o Wolves (1-1). Estamos, portanto, perante a melhor sequência de resultados da época deste Newcastle.
Em St James Park, a nova época não foi encarada por otimismo, atendendo à determinação dos proprietários do clube em vendê-lo e, claro está, ao menor investimento apesar da contratação de Joelinton. Para já, o saldo é positivo.
Em seis jogos fora de portas, o Newcastle perdeu quatro e venceu dois, ainda que três dessas derrotas tenham acontecido frente a equipa que estão em bom plano nesta Premier League: Liverpool (3-1), Leicester (5-0) e Chelsea (1-0). Os triunfos aconteceram ante Tottenham (0-1) e West Ham (2-3).
Lascelles (lesionado) e Longstaff (suspenso) são ausências confirmadas. Schar e Ritchie permanecem em duvida.
Apesar da linha defensiva com cinco elementos, o registo defensivo do Newcastle não é propriamente admirável, sendo que a equipa encaixou 18 golos em 12 jogos e sofreu pelo menos um tento em quatro dos últimos cinco desafios.
Onze provável: Dubravka, Yedlin, Fernández, Clark, Dummet, Willmens, Hayden, Shelvey, Almirón, Saint-Maximin, Joelinton
Frente a frente vão estar duas equipas do “mesmo campeonato”: ou seja, que lutam pela permanência no escalão máximo do futebol inglês. A expectativa é a de uma partida equilibrada entre Villa e Newcastle, sem que a questão pontual obrigue as equipas a adotarem precauções excessivas.