Aston Villa – Arsenal (Premier League)
O Aston Villa tem a “corda ao pescoço” e só pode pensar no triunfo ante o Arsenal nesta ronda 37 da Premier League. A equipa de Birmingham está três pontos abaixo da linha de perigo e precisa de vencer o Arsenal para tentar apanhar o Watford na tabela, conjunto que tem confronto agendado com o City.
Análise Aston Villa
Há esperança em Birmingham. Os quatro pontos conquistados pelo Aston Villa nas duas últimas jornadas permitiram à equipa ganhar fôlego na luta pela manutenção, com a formação treinada por Dean Smith três pontos abaixo da zona de relegação.
Neste período de retoma, em oito jogos, os “Villans” pontuaram em quatro (uma vitórias e três empates) e saíram derrotados dos demais desafios. Sheffield United (0-0), Newcastle (1-1), Crystal Palace (2-0) e Everton (1-1) foram os adversários diante dos quais o Aston Villa conseguiu pontuar, perdendo no entanto frente ao Chelsea (1-2), Wolves (0-1), Liverpool (2-0) e United (0-3). Frente a adversários teoricamente mais fortes, candidatos à Europa, o Villa sucumbiu sempre, algo que implica alguma preocupação na hora de abordar este confronto com o Arsenal.
A abordagem adotada nalguns dos jogos em causa não terá sido mais apropriada, com o Villa a ceder a iniciativa ao adversário em demasia, sem capacidade em organização defensiva para suster o maior ímpeto e qualidade dos ataques adversários. Ainda assim, Dean Smith deverá apostar numa abordagem mais cautelosa: caso o Watford perca com o City, um ponto já será interessante na ótica do Villa.
Onze provável: Reina, Mohamady, Konsa, Mings, Targett, Douglas Luiz, McGinn, Hourihane, Trézéguet, Grealish, Davis
Análise Arsenal
O Arsenal viaja até ao reduto do Aston Villa com os índices de confiança em alta, três dias depois do embate com o Manchester City nas meias-finais da FA Cup, por duas bolas a zero, carimbando assim o passaporte para a decisão da prova. Antes disso, os “Gunners” já se tinham superiorizado ao campeão Liverpool por duas bolas a uma, respondendo da melhor forma ao desaire no “derby” do norte de Londres frente ao rival Tottenham (2-1). A confiança da talentosa do Arsenal está em altas, a pressão é reduzida e os londrinos têm todos os motivos para encarar as duas últimas rondas com otimismo, mesmo sem objetivos do ponto de vista classificativo. A equipa ainda se está a adaptar aos métodos e estratégia preconizadas por Mikel Arteta, técnico espanhol que orienta a equipa nesta ponta final da época que é de transição, apontado já à temporada vindoura.
Os londrinos deverão apresentar-se a jogo num esquema com três centrais e os flancos entregues a Cédric e Tierney. Saka, Nelson e Lacazette deverão perfilar-se no último terço do terreno.
Onze provável: Martínez, Sokratis, Holding, Kolasinac, Xhaka, Ceballos, Cédric, Tierney, Nelson, Saka, Lacazette
Dica de Prognóstico
O Aston Villa de tudo fará para travar o Arsenal nesta partida, perspetivando-se que adote uma postura mais defensiva e conservadora neste encontro frente ao Arsenal.